Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38853
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_WallaceOliveiraLopes.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorLopes, Wallace Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-03T00:27:27Z-
dc.date.available2020-07-03T00:27:27Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2020-03-20-
dc.identifier.citationLOPES, Wallace Oliveira. Eficácia e eficiência de vendas em agências de banco com base em modelo de análise envoltória de dados. 2020. 163 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38853-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA eficácia mede o que foi produzido em relação ao que foi planejado para ser produzido. Já a eficiência envolve o máximo que pode ser produzido com os insumos e os fatores de produção disponíveis. Este estudo consiste na utilização de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) para avaliar o desempenho de vendas de unidades de negócio. São avaliadas 987 agências bancárias de um grande banco brasileiro, com base em dados do primeiro semestre de 2019. As variáveis críticas de sucesso como inputs são as Despesas Administrativas e de Pessoal divididas pela quantidade de atendimentos realizados no período. A Receita de Vendas dividida pela quantidade de atendimentos no período é a dimensão de output. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa junto à instituição bancária, porém os nomes das agências foram modificados e todos os valores apresentados encontram-se relativizados por quantidade de atendimentos realizados, impedindo que informações inerentes à instituição sejam identificadas. Foi utilizado para realização deste estudo o software DEA- DEAP. Os resultados mostraram que apenas duas unidades se encontram alocadas no quadrante de maior eficácia e maior eficiência, servindo assim de benchmark para as demais. Além disso, observamos um grande número de unidades alocadas no quadrante cujo eficácia e eficiência são muito baixas, demonstrando assim um grande potencial de melhorias no resultado das vendas para um grande grupo de agências.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEficácia e eficiência de vendas em agências de banco com base em modelo de análise envoltória de dados.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesempenhopt_BR
dc.subject.keywordEficiênciapt_BR
dc.subject.keywordEficáciapt_BR
dc.subject.keywordBenchmarkingpt_BR
dc.subject.keywordBancospt_BR
dc.subject.keywordData envelopment analysispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Effectiveness measures what was produced in relation to what was planned to be produced. Efficiency involves the maximum that can be produced with the available inputs and factors of production. This study consists of using Data Envelopment Analysis to evaluate the sales performance of business units. 987 bank branches of a large Brazilian bank are evaluated, based on data from the first half of 2019. The critical success variables as inputs are Administrative and Personnel Expenses divided by the number of services performed in the period. Sales Revenue divided by the number of services in the period is the output dimension. The data were obtained through research with the banking institution, but the names of the branches have been modified and all the values presented are relative to the number of services performed, preventing information inherent to the institution from being identified. The DEA-DEAP software was used for this study. The results showed that only two units are allocated in the quadrant of greater effectiveness and greater efficiency, thus serving as a benchmark for the others. In addition, we observed a large number of units allocated in the quadrant whose effectiveness and efficiency are very low, thus demonstrating a great potential for improvements in sales results for a large group of branches.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.