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Título: Licenciatura em educação do campo e território ribeirinho : desafios e potencialidades na formação de educadores para a resistência na Amazônia
Autor(es): Santos, Jenijunio dos
Orientador(es): Molina, Mônica Castagna
Assunto: Licenciatura em Educação do Campo
Ribeirinhos
Professores - formação
Amazônia - Brasil
Data de publicação: 3-Jul-2020
Referência: SANTOS, Jenijunio dos. Licenciatura em educação do campo e território ribeirinho: desafios e potencialidades na formação de educadores para a resistência na Amazônia. 2020. 236 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente tese, que tem como tema a Licenciatura em Educação do Campo no território ribeirinho, coloca em pauta um importante debate no contexto da Amazônia: a formação de educadores para trabalhar no território ribeirinho. O objetivo geral da pesquisa foi investigar os desafios e as potencialidades da Licenciatura em Educação do Campo na formação de educadores que atuam com educação de populações ribeirinhas, tendo como parâmetro a docência e a gestão dos processos educativos escolares e a gestão dos processos educativos comunitários. Para alcançar esse objetivo geral, foi necessário averiguar as práticas dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará, campus Abaetetuba, diretamente nos seus locais de atuação e os rebatimentos da formação em suas práticas educativas, sobretudo no que tange ao fortalecimento da organização comunitária das populações ribeirinhas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi norteada epistemologicamente pelo Materialismo Histórico Dialético, teve como método a Pesquisa Participante e como técnicas o: Estado da Arte, Pesquisa e Análise Documental, Roda de Conversa, aplicação de formulários e realização de entrevistas. Concluiu-se que o Curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado no Campus de Abaetetuba apresenta desafios inerentes a própria realidade histórica de exploração dos recursos naturais da Amazônia e ao processo de resistência dos povos que conseguiram se firmar nas suas identidades e nos seus territórios. Esses desafios são motivações para que dialeticamente no movimento da história o curso se transforme em referência para a formação dos educadores ribeirinhos, mesmo diante das fortes contradições no âmbito da inserção desses egressos no mundo do trabalho. Este estudo mostra que o curso é um forte aliado para o fortalecimento do território ribeirinho.
Abstract: This thesis, which has as its main subject the bachelor’s degree in Field Education in the riverside territory, highlights an important debate in the Amazon context: the training of educators to work in the riverside territory. The general objective of the research was to investigate the challenges and the potentialities of the bachelor’s degree in Field Education in the training of educators who work with education of the riverside populations, having as parameter the teaching and the management of school educational processes and the management of community educational processes. In order to achieve this general objective, it was necessary to investigate the practices of the graduates of the course in Field Education of the Federal University of Pará, Abaetetuba campus, directly on their places of operation and the reflection of the training in their educational practices, especially in what concerns to the strengthening of the community organization of the riverside populations. The qualitative research was guided, epistemologically, by the Dialectical Historical Materialism, using as its method the Participating Research and the following techniques: State of Art, Documentary Research and Analysis, Conversation, application of forms and interviews. It was concluded that the Bachelor’s Degree in Field Education offered in Abaetetuba campus, presents challenges inherent to the historical reality of exploitation of the Amazonian natural resources and to the process of resistance of the peoples who managed to stablish themselves in their identities and territories. These challenges are motivations so, dialectically, in the course of history, this course becomes a reference for the formation of the riverside educators, even in the face of strong contradictions in the context of the insertion of these graduates in the world of work. This study presents that the course is a strong ally for the strengthening of the riverside territory.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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