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dc.contributor.advisorCoelho Junior, Francisco Antonio-
dc.contributor.authorAquino, Gabriela Madrid-
dc.date.accessioned2020-07-03T14:19:52Z-
dc.date.available2020-07-03T14:19:52Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.date.submitted2020-01-28-
dc.identifier.citationAQUINO, Gabriela Madrid. Percepção de justiça organizacional e de efetividade da gestão por competências por policiais federais. 2020. xiii, 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38910-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEm razão das constantes transformações pelas quais passa a humanidade, as organizações são obrigadas a rapidamente adaptarem-se e a incorporar melhorias nos processos organizacionais. Nesse contexto, emerge a importância das ações direcionadas para o aprimoramento dos resultados, colocando em primeiro plano os colaboradores. A literatura aponta que o capital humano, tido como recurso, está significativamente relacionado ao desempenho e ao resultado na organização. Assim, a importância da discussão sobre a efetividade da gestão pela ótica dos atores sociais nela envolvidos se torna ponto central. Os indivíduos assumem protagonismo no ambiente de trabalho, eis que sua percepção deve fomentar o desenho, ou alinhamento, das práticas orientadas a gestão de pessoas e gestão por competências. Percebendo as práticas organizacionais associadas a gestão por competências como justas, provavelmente os indivíduos tenderão a percebe-la como mais efetiva. Parte-se nesta dissertação do pressuposto de que a percepção de justiça organizacional pode ser entendida como estimuladora de uma percepção mais favorável, ou positiva, de efetividade das práticas de gestão por competências. Diante disto, o objetivo geral da presente pesquisa consiste em testar, empiricamente, quais são os efeitos preditivos entre as variáveis ‘percepção de justiça organizacional’ (considerada em suas três dimensões, distributiva, interacional e processual) e ‘percepção de efetividade da gestão por competências’, por policiais federais. A amostra final foi composta por 1041 participantes, servidores policiais da Polícia Federal, em todos os cargos policiais (agentes, delegados, escrivães, papiloscopistas e peritos) lotados nas 27 Unidades Federativas e no Distrito Federal. Para a elaboração dos questionários adotados foram utilizados dois instrumentos: Escala de Percepção de Justiça Organizacional (EPJO) e Escala de Percepção de Efetividade da Gestão por Competências (EPEGCO). A escala EPEGCO foi construída e validada para o presente estudo. Os resultados encontrados no modelo de regressão demonstraram que a justiça organizacional é importante preditora da percepção da efetividade das práticas de gestão por competências. Após as discussões desenvolvidas, depreende-se que as duas principais contribuições desta pesquisa foram: 1) a proposição de uma nova medida na literatura do comportamento organizacional, sobre a percepção de efetividade das práticas de gestão por competências, e; 2) identificação da influência empírica do construto justiça organizacional como preditor de percepção de efetividade da gestão por competências.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção de justiça organizacional e de efetividade da gestão por competências por policiais federaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão por competênciaspt_BR
dc.subject.keywordJustiça organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordPolícia Federalpt_BR
dc.subject.keywordServidores policiaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Because of the constant upgrades humanity is undergoing, organizations are forced to quickly adapt and incorporate improvements in organizational processes. In this context, emerges the importance of actions aimed at improving results, putting employees in the foreground. The literature points out that human capital, as a resource, is significantly related to performance and results in the organization. Thus, the importance of the discussion on the effectiveness of management from the perspective of the social actors involved in it becomes a central point. Individuals take a leading role in the workplace, as their perception should foster the design, or alignment, of practices oriented to people management and competency management. Perceiving the organizational practices associated with competency management as fair, individuals will probably tend to perceive it as more effective. This dissertation is based on the assumption that the perception of organizational justice can be understood as stimulating a more favorable or positive perception of the effectiveness of competency management practices. Given this, the general objective of this research is to test, empirically, what are the predictive effects between the variables' perception of organizational justice '(considered in its three dimensions, distributive, interactional and procedural) and' perception of management effectiveness by competencies' by federal police officers. The final sample consisted of 1041 participants, Federal Police police officers, in all police positions (agents, delegates, clerks, papiloscopists and experts) assigned to the 27 Federal Units and the Federal District. For the elaboration of the adopted questionnaires, two instruments were used: Organizational Justice Perception Scale (EPJO) and Competence Management Effectiveness Perception Scale (EPEGCO). The EPEGCO scale was constructed and validated for the present study. The results found in the regression model demonstrated that organizational justice is an important predictor of the perception of the effectiveness of competency management practices. After the discussions developed, it appears that the two main contributions of this research were: 1) the proposition of a new measure in the organizational behavior literature, on the perception of effectiveness of management practices by competencies, and; 2) identification of the empirical influence of the organizational justice construct as a predictor of perceived effectiveness of competency management.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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