Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Aquino, Gabriela Madrid | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T14:19:52Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T14:19:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-01-28 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, Gabriela Madrid. Percepção de justiça organizacional e de efetividade da gestão por competências por policiais federais. 2020. xiii, 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38910 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em razão das constantes transformações pelas quais passa a humanidade, as
organizações são obrigadas a rapidamente adaptarem-se e a incorporar melhorias nos
processos organizacionais. Nesse contexto, emerge a importância das ações
direcionadas para o aprimoramento dos resultados, colocando em primeiro plano os
colaboradores. A literatura aponta que o capital humano, tido como recurso, está
significativamente relacionado ao desempenho e ao resultado na organização. Assim, a
importância da discussão sobre a efetividade da gestão pela ótica dos atores sociais nela
envolvidos se torna ponto central. Os indivíduos assumem protagonismo no ambiente
de trabalho, eis que sua percepção deve fomentar o desenho, ou alinhamento, das
práticas orientadas a gestão de pessoas e gestão por competências. Percebendo as
práticas organizacionais associadas a gestão por competências como justas,
provavelmente os indivíduos tenderão a percebe-la como mais efetiva. Parte-se nesta
dissertação do pressuposto de que a percepção de justiça organizacional pode ser
entendida como estimuladora de uma percepção mais favorável, ou positiva, de
efetividade das práticas de gestão por competências. Diante disto, o objetivo geral da
presente pesquisa consiste em testar, empiricamente, quais são os efeitos preditivos
entre as variáveis ‘percepção de justiça organizacional’ (considerada em suas três
dimensões, distributiva, interacional e processual) e ‘percepção de efetividade da gestão
por competências’, por policiais federais. A amostra final foi composta por 1041
participantes, servidores policiais da Polícia Federal, em todos os cargos policiais
(agentes, delegados, escrivães, papiloscopistas e peritos) lotados nas 27 Unidades
Federativas e no Distrito Federal. Para a elaboração dos questionários adotados foram
utilizados dois instrumentos: Escala de Percepção de Justiça Organizacional (EPJO) e
Escala de Percepção de Efetividade da Gestão por Competências (EPEGCO). A escala
EPEGCO foi construída e validada para o presente estudo. Os resultados encontrados
no modelo de regressão demonstraram que a justiça organizacional é importante
preditora da percepção da efetividade das práticas de gestão por competências. Após as
discussões desenvolvidas, depreende-se que as duas principais contribuições desta
pesquisa foram: 1) a proposição de uma nova medida na literatura do comportamento
organizacional, sobre a percepção de efetividade das práticas de gestão por
competências, e; 2) identificação da influência empírica do construto justiça
organizacional como preditor de percepção de efetividade da gestão por competências. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepção de justiça organizacional e de efetividade da gestão por competências por policiais federais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão por competências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Justiça organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polícia Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores policiais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Because of the constant upgrades humanity is undergoing, organizations are forced to
quickly adapt and incorporate improvements in organizational processes. In this context,
emerges the importance of actions aimed at improving results, putting employees in the
foreground. The literature points out that human capital, as a resource, is significantly
related to performance and results in the organization. Thus, the importance of the
discussion on the effectiveness of management from the perspective of the social actors
involved in it becomes a central point. Individuals take a leading role in the workplace,
as their perception should foster the design, or alignment, of practices oriented to people
management and competency management. Perceiving the organizational practices
associated with competency management as fair, individuals will probably tend to
perceive it as more effective. This dissertation is based on the assumption that the
perception of organizational justice can be understood as stimulating a more favorable
or positive perception of the effectiveness of competency management practices. Given
this, the general objective of this research is to test, empirically, what are the predictive
effects between the variables' perception of organizational justice '(considered in its
three dimensions, distributive, interactional and procedural) and' perception of
management effectiveness by competencies' by federal police officers. The final sample
consisted of 1041 participants, Federal Police police officers, in all police positions
(agents, delegates, clerks, papiloscopists and experts) assigned to the 27 Federal Units
and the Federal District. For the elaboration of the adopted questionnaires, two
instruments were used: Organizational Justice Perception Scale (EPJO) and
Competence Management Effectiveness Perception Scale (EPEGCO). The EPEGCO
scale was constructed and validated for the present study. The results found in the
regression model demonstrated that organizational justice is an important predictor of
the perception of the effectiveness of competency management practices. After the
discussions developed, it appears that the two main contributions of this research were:
1) the proposition of a new measure in the organizational behavior literature, on the
perception of effectiveness of management practices by competencies, and; 2)
identification of the empirical influence of the organizational justice construct as a
predictor of perceived effectiveness of competency management. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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