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Título: A imaginação e seu lugar no currículo, nas narrativas e na prática docente
Autor(es): Paixão, Gleice Aline Miranda da
Orientador(es): Borges, Fabrícia Teixeira
Assunto: Desenvolvimento humano
Imaginação
Práticas pedagógicas
Docência
Currículo educacional
Aprendizagem
Referência: PAIXÃO, Gleice Aline Miranda da. A imaginação e seu lugar no currículo, nas narrativas e na prática docente. 2020. 204 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Entendemos a imaginação como um processo psicológico que amplia as experiências e aprendizagens e, portanto, impulsiona o desenvolvimento humano. Em se tratando de educação, defendemos a tese de que o currículo escolar materializado na prática de professores/as pode desenvolver a imaginação dos/as estudantes se houver apropriação do mesmo em um sentido que ultrapasse a prescrição. Para tanto, embasamo-nos teórica e metodologicamente nas recentes discussões da Psicologia Sociocultural e partimos das primeiras ideias vigotskianas sobre imaginação ampliando a discussão com os estudos mais recentes, sobretudo os realizados por Tania Zittoun. A pesquisa empírica se configurou em um estudo de caso no qual analisamos como a instituição escolar pode desenvolver a imaginação dos/as estudantes. De início, foi realizada a análise documental do Currículo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e, logo após, foram realizadas entrevistas com três professoras de turmas de 1º ano do ensino fundamental. Além das entrevistas, foram feitas observações para verificar como as questões de cunho imaginativo são trabalhadas em sala de aula. Os dados produzidos com as entrevistas e observações foram analisados pela ótica da Análise Temática Dialógica, já os documentos foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que o currículo do Distrito Federal apresenta elementos para se desenvolver uma educação pautada nos processos imaginativos em alguns de seus componentes; as narrativas mostraram que as professoras têm ideias contraditórias sobre imaginação e currículo; e as práticas docentes demonstraram que nem sempre estão articuladas a uma educação imaginativa. Esperamos com esse trabalho contribuir para a discussão sobre a necessidade de uma prática pedagógica que entenda a imaginação como um processo basilar para o desenvolvimento humano. Além disso, almejamos ajudar no fomento da elaboração de currículos escolares que considerem a relevância da imaginação para as aprendizagens em todos os componentes curriculares, bem como para o desenvolvimento da pessoa de forma geral.
Abstract: We understand imagination as a psychological process that expands experiences and learning and, therefore, fosters human development. When it comes to education, we defend the thesis that the school curriculum materialized in the practice of teachers can develop students' imagination if there is appropriation of it in a sense that exceeds the prescription. To this end, we based our research theoretically and methodologically on the recent discussions of Sociocultural Psychology starting from the first vigotskian ideas about imagination and expanding the discussion with the most recent studies, especially those carried out by Tania Zittoun. The empirical research was designed as a case study in which we analyzed how the school institution can develop the students' imagination. At first, the document analysis of the curriculum of the State Education Department of the Federal District was carried out and, shortly afterwards, interviews were carried out with three first years teachers of elementary school. In addition to the interviews, observations were conducted to verify how imaginative issues are handled with in the classroom. The data produced with the interviews and observations were analyzed from the perspective of Thematic Dialogic Analysis, whereas the documents were submitted to Content Analysis. The results revealed that the Federal District’s curriculum has elements to develop an education based on imaginative processes in some of its components; the narratives showed that the teachers have ambiguous ideas about imagination and curriculum; and teaching practices have shown that they are not always linked to imaginative education. We hope with this work to contribute to the discussion about the need for a pedagogical practice that understands imagination as a basic process for human development. In addition, we aim to support to the development of school curricula that consider the relevance of imagination for learning in all curriculum components, as well as for the development of the person in general.
Résumé: Nous comprenons l'imagination comme un processus psychologique qui élargit les expériences et l'apprentissage et, par conséquent, stimule le développement humain. En matière d'éducation, nous défendons la thèse selon laquelle le curriculum scolaire utilisé dans la pratique des enseignant-es peut développer l'imagination des élèves s'il y a une adhésion qui dépasse la prescription initiale. Enfin, nous nous basons théoriquement et méthodologiquement sur les discussions récentes de la psychologie socioculturelle et nous partons des premières idées vigotskianes sur l'imagination, en élargissant la discussion avec les études les plus récentes, en particulier celles menées par Tania Zittoun. La recherche empirique a été configurée dans une étude de cas dans laquelle nous avons analysé comment l'institution scolaire peut développer l'imagination des élèves. Dans un premier temps, l'analyse documentaire du curriculum du Secrétariat d'État à l'Éducation du District Fédéral a été effectuée et, peu de temps après, des entretiens ont été menés avec trois enseignantes de classes de 1ère année du primaire. En plus de ces derniers, des observations ont été faites en classe pour vérifier comment les questions imaginatives sont traitées. Les données produites lors de ces les entretiens et les observations ont été analysées du point de vue de l'Analyse Thématique Dialogique, tandis que les documents ont été soumis à l'Analyse de Contenu. Les résultats ont révélé que le curriculum du District Fédéral a des éléments pour développer une éducation basée sur des processus imaginatifs dans certaines de ses composantes; les récits ont montré que les enseignantes ont des idées contradictoires sur l'imagination et le curriculum; et les pratiques pédagogiques ont montré qu’elles ne sont pas toujours liées à une éducation imaginative. Nous espérons que ce travail contribuera à la discussion sur la nécessité d'une pratique pédagogique qui comprend l'imagination comme un processus de base pour le développement humain. En outre, nous visons à aider au développement de programmes scolaires qui tiennent compte de la pertinence de l'imagination pour l'apprentissage dans toutes les composantes du curriculum, ainsi que pour le développement de la personne en général.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: CAPES
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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