Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, José Vieira de | - |
dc.contributor.author | Batista, Michelle Espíndola | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T17:19:51Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T17:19:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Michelle Espíndola. Possibilidades de (des) articulações entre autoavaliação e avaliação institucional externa no marco do Sinaes. 2020. 381 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38947 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese trata da avaliação institucional da educação superior brasileira, e teve como
objetivo analisar como se estabelecem as articulações entre a autoavaliação e a avaliação
institucional externa, preconizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
(Sinaes) em instituições públicas e privadas de educação superior, selecionadas para a
pesquisa. O estudo buscou compreender o Sinaes e as articulações entre as avaliações da
Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) a partir das contradições, tensões e
disputas pela hegemonia da concepção e modalidade de avaliação adotada, com elementos
exteriores, mas também inerentes ao próprio fenômeno. Para tanto, foi adotada a abordagem
qualitativa em um pesquisa do tipo exploratória, valendo-se, para a obtenção de dados, da
análise documental e de entrevistas semiestruturadas com os seguintes sujeitos: coordenadores
da Comissão Própria de Avaliação (CPA) de 16 (dezesseis) instituições de educação superior,
sendo 5 (cinco) públicas e 11 (onze) privadas das diversas regiões brasileiras; quatro
representantes de órgãos, conselho e comissão governamental, um representante de uma
associação representativa de instituições privadas de educação superior e um especialista em
avaliação da educação superior, que já compôs a Secretaria de Educação Superior (SESu) do
MEC e foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Com o
materialismo histórico dialético como método de pesquisa, foi possível compreender a realidade
na sua totalidade e as mediações entre a qualidade, regulação e autoavaliação institucional,
assim como as articulações feitas entre as avaliações institucionais interna e externa com suas
contradições, tensões e embates, na disputa pela hegemonia. Apoiando-se nas categorias
analíticas totalidade, mediação, contradição e práxis e nas categorias empíricas (qualidade,
regulação e articulação entre a avaliação institucional interna e externa, formação e informação
sobre autoavaliação institucional para as comissões próprias de avaliação, performatividade e
fabricações) foi possível constatar que a regulação passou a assumir a hegemonia do sistema
avaliação e, em consonância a esse fato, a avaliação institucional externa passou a ser
hegemônica em detrimento da autoavaliação institucional, contrariando a essência filosófica do
Sinaes. As articulações entre as duas modalidades de avaliação foram analisadas sob a
perspectiva dos sujeitos da pesquisa, constatando-se que ela ocorre em diferentes níveis de
complexidade ou simplesmente não ocorrem. Os resultados mostraram a incipiência na
articulação entre as duas avaliações institucionais propostas pelo sistema investigado,
decorrente da avaliação com fins regulatórios, da falta de informação e formação adequada e
suficiente dos membros da CPA e do desconhecimento de sua função e do potencial
transformador da autoavaliação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Possibilidades de (des) articulações entre autoavaliação e avaliação institucional externa no marco do Sinaes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação da qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis had as its object the institutional evaluation of Brazilian higher
education, with the objective to analyze how to establish the links between the institutional self-
assessment and external institutional evaluation, recommended by the National Higher Education
Evaluation System (Sinaes) in public and private higher education institutions, selected for
research. The study aimed to understand the Sinaes and the joints between the evaluations of
the Evaluation of Higher Education Institutions (Avalies) from the contradictions, tensions and
disputes for hegemony of the design and mode of adopted evaluation with outside elements, but
also inherent to the phenomenon. Therefore, the qualitative approach was adopted in a
exploratory research, taking advantage to obtain data, documentary analysis and semi-structured
interviews with the following subjects: coordinators committee for assessment (CPA) to sixteen
(16) higher education institutions, and five (5) public and eleven (11) private from different
Brazilian regions; four representatives of government agencies, councils and commissions, a
representative of a representative association of private institutions of higher education and a
specialist in higher education evaluation, who was already part of the MEC Secretariat of Higher
Education (SESu) and was a member of National Commission for Higher Education Assessment
(Conaes). Using dialectical historical materialism as a research method it was possible to
understand the reality in its entirety and mediations between quality, regulatory and institutional
self-assessment, as well as the articulations between the internal and external institutional
evaluations with its contradictions, tensions and clashes in struggle for hegemony. Relying on the
analytical categories totality, mediation, contradiction, and praxis and the empirical categories
(quality control and coordination between the internal and external institutional review, training
and information on institutional self-assessment to his own commissions evaluation Performativity
and fabrications) was established that the regulation has to assume the hegemony of the
evaluation system and in line with this fact, the external institutional evaluation became
hegemonic at the expense of institutional self-evaluation, contrary to the philosophical essence
of Sinaes. The joints between the two types of evaluation were analyzed from the perspective of
the research subjects, noting that if it occurs at different levels of complexity or simply do not
occur. The results showed the incipient in the joint between the two evaluations institutional
proposals for the investigated system, resulting from the evaluation with regulatory purposes, the
lack of information and adequate and sufficient training of the members of the CPA and the
ignorance of its function and the transformative potential of self-assessment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|