Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38968
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RaqueldaSilvaRibeiro.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Política de assistência estudantil : limites e possibilidades para formação de uma rede de atendimento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade de Brasília
Autor(es): Ribeiro, Raquel da Silva
Orientador(es): Carvalho, Olgamir Francisco de -
Assunto: Assistência estudantil
Políticas públicas educacionais
Ensino superior
Permanência escolar
Data de publicação: 3-Jul-2020
Referência: RIBEIRO, Raquel da Silva. Política de assistência estudantil: limites e possibilidades para formação de uma rede de atendimento dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade de Brasília. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso por Publicação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Modalidade Profissional - PPGE/MP da Faculdade de Educação - FE da Universidade de Brasília – UnB, teve a finalidade de investigar a possibilidade de articulação em rede do atendimento ao estudante participante da política de assistência estudantil na Universidade. O pressuposto da referida política é de que este estudante está inserido em um contexto de desigualdade e de exclusão social, e que traz consigo demandas de diversas naturezas que impactam diretamente na sua permanência e diplomação. Para se chegar aos resultados pretendidos, optou-se por uma abordagem metodológica baseada na pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados alcançados permitiram captar, na percepção dos gestores, a dinâmica das relações que se estabelecem entre eles, identificando alguns limites e possibilidades para a formação de uma rede de atendimento ao estudante da assistência estudantil. Como materialização dos achados da pesquisa foi apresentada uma proposta baseada na integralização das ações já existentes, buscando a formação de uma rede. Desse modo, o estudo analisou a política de assistência estudantil na universidade e propôs melhorias na qualidade do atendimento que é oferecido ao estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica dentro do contexto universitário, mediante uma proposta de articulação em rede.
Abstract: The present course conclusion work, linked to the Postgraduate Program in Education in Professional Modality - PPGE / MP of the Faculty of Education - FE of the University of Brasilia - UnB, had the purpose of investigating the possibility of articulation in the service network to the student participating in the student assistance policy at the University. The assumption of said policy is that this student is inserted in a context of inequality and social exclusion, and that it brings with it demands of different natures that directly impact on his permanence and diplomacy. To arrive at the intended results, a methodological approach based on qualitative research was chosen, using semi- structured interviews as a data collection instrument. The results achieved allowed to capture, in the perception of the managers, the dynamics of the relationships that are established between them, identifying some limits and possibilities for the formation of a student assistance network for student assistance. As materialization of the research findings, a proposal was presented based on the integration of existing actions, seeking to form a network. Thus, the study analyzed the policy of student assistance at the university and proposed improvements in the quality of care that is offered to students in situations of socioeconomic vulnerability within the university context, through a proposal for networking.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.