Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alfinito, Solange | - |
dc.contributor.author | Bastos, Leandro Rito | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T19:32:31Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T19:32:31Z | - |
dc.date.submitted | 2020-03-19 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Leandro Rito. Adequabilidade de produtos financeiros aos consumidores de baixa renda : o desafio da inclusão financeira. 2020. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38975 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão financeira é pauta dos principais organismos internacionais e governos na atualidade,
possuindo metas explícitas em sete dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.
A adequabilidade dos produtos financeiros às populações incluídas – expressa pelas características
dos produtos e das condições de comercialização, mostra-se como elemento determinante da
atenuação da vulnerabilidade das famílias ou de seu agravamento. Bem como, revela a orientação
pró-social ou pró-lucratividade dos processos de inclusão financeira. O presente estudo concebeu um
modelo conceitual inicial a partir das literaturas sobre inclusão financeira, ethical banking, mercados
BoP (base da pirâmide), percepção de valor do consumidor, consumidores de baixa renda no Brasil,
cultura, escassez e antropologia do consumo. O método consistiu em dois Estudos. No primeiro
utilizou-se a teoria meios-fim para investigar as cadeias hierárquicas de valor dos consumidores de
baixa renda, através de grupos focais e entrevistas em profundidade. O Estudo 2 investigou as
características e condições de comercialização dos produtos financeiros mais utilizados, através de
observações participantes e não participantes. Os resultados do Estudo 1 revelam as principais
situações de consumo, necessidades, motivações, preferências e estruturas de valor dos
pesquisados, bem como as características e papeis simbólicos dos arranjos informais mais usuais.
Resultando na proposição de um modelo teórico de antecedentes e influenciadores da percepção de
valor dos consumidores de baixa renda na utilização de produtos financeiros. Os resultados do
Estudo 2 revelam condições de comercialização extremamente prejudiciais aos pesquisados e em
oposição aos fatores de maior importância revelados pelo Estudo 1. Assim, os achados da pesquisa
indicam a acentuada inadequabilidade dos produtos financeiros aos consumidores de baixa renda e a
existência de um cenário de inclusão financeira adversa, marcado pelos efeitos colaterais negativos
apontados pela literatura. O presente estudo amplia o conhecimento sobre comportamento do
consumidor de baixa renda e contribui para redução de importantes lacunas de pesquisa sobre
percepção de valor e inclusão financeira. No aspecto gerencial, os resultados podem contribuir para
o aprimoramento regulatório, das ações de supervisão e das políticas públicas voltadas à defesa do
consumidor, à educação e à inclusão financeira. No âmbito técnico, provê subsídios para o
surgimento e aprimoramento de produtos financeiros mais adequados aos consumidores de baixa
renda. Assim, contribuindo para a obtenção dos benefícios sociais preconizados pela literatura de
inclusão financeira. Notadamente, para a suavização dos efeitos da pobreza e para a melhoria do
acesso a bens e serviços por parte das populações mais pobres. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adequabilidade de produtos financeiros aos consumidores de baixa renda : o desafio da inclusão financeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adequabilidade de produtos financeiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores de baixa renda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção de valor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtos financeiros | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Nowadays, financial inclusion has been on the agenda of major international organizations and
governments, with explicit goals in seven of the UN's seventeen sustainable development
objectives (SDGs). The suitability of financial products to the included populations - expressed
by the characteristics of the products, market and commercial conditions, emerges as a
determining element in either mitigating the vulnerability of the families or worsening it. Also,
as an element capable of revealing the pro-social or pro-profit orientation of the financial
inclusion processes. The present study conceived an initial theoretical model from the
literature of financial inclusion, ethical banking, BoP markets (bottom of the pyramid),
consumer perceived value, low-income consumers in Brazil, culture, scarcity and anthropology
of consumption. The method consisted of two studies. The first study used means-end theory
to investigate the hierarchical value chains of low-income consumers, through focus groups
and in-depth interviews. In Study 2, the characteristics and market conditions of the most used
financial products were investigated, through participant and non-participant observations.
The results of Study 1 reveal the main consumption situations, needs, motivations, preferences
and value structures of the low-income consumers surveyed, as well as the characteristics and
symbolic roles of the most common informal arrangements. Thus, resulting in the proposition
of a theoretical model of antecedents/influencers of the perception of value of the low income
consumers in the use of financial products. The results of Study 2 reveal extremely harmful
market conditions, that stand in opposition to the most important suitability factors revealed
by Study 1. Thus, the research findings indicate a strong unsuitability of the financial products
to low-income consumers and the existence of an adverse financial inclusion scenario, marked
by the negative consequences pointed out by the literature. The study expands the knowledge
about low-income consumer behavior and contributes to reduce important gaps of perceived
value and financial inclusion studies. In a managerial perspective, the results can contribute to
the improvement of regulations, supervision and public policies for consumer protection,
financial education and financial inclusion. Technically, it provides subsidies for the
improvement and emergence of more suitable financial products. Thus, contributing to the
achievement of the social benefits proposed by the financial inclusion literature. Notably, to
the alleviation of poverty effects and to improve the access to goods and services by the
poorest populations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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