Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida Filho, José Carlos Paes de | - |
dc.contributor.author | Araújo, Keila dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T19:59:14Z | - |
dc.date.available | 2020-07-03T19:59:14Z | - |
dc.date.submitted | 2020-02-12 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Keila dos Santos. Quando terceiros adquirem status de primeiros : pais na formação de seus filhos aprendendo línguas. 2020. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38977 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação de pais no âmbito dos estudos de línguas de seus filhos é o tema maior que
norteia esta pesquisa, de caráter qualitativo (descritivo e interpretativo), baseada em um estudo
de caso com característica interventiva (estudo de caso instrumental). Ela tem por objetivo
compreender o que pensam e fazem pais e responsáveis na tentativa de apoiar e aconselhar
seus filhos quando esses aprendem uma língua estrangeira (LE) na escola. Sua base teórica
traz à luz os ensinamentos de Almeida Filho (2011, 2013, 2014, 2015, 2018) acerca dos estudos
na área de Formação, Aquisição e Ensino de Línguas (FAElin), bem como o Modelo OGEL —
Operação Global de Ensino de Línguas e OGF — Modelo da Operação Global da Formação de
Agentes, além de discussões acerca dos temas relativos à abordagem, bem como às
competências, ambas voltadas para o caso dos pais no contexto específico dos responsáveis
cujos filhos aprendem uma língua estrangeira. Igualmente presentes neste processo, encontram-
se os temas referentes a atitudes e motivação de pais que podem influenciar na aprendizagem
de idiomas de seus filhos. Trazemos autores como Dörnyei (2003), Ortega (2013), Gardner
(2007), Gass, Behney e Plonsky (2013), que discorrem sobre esse tema no âmbito da Aquisição
de Segunda Língua (ASL). Como mola propulsora da FAELin, trazemos a reflexão, discutida a
partir dos preceitos de autores como Prabhu (1990), Schön (1997) e Almeida Filho (2016, 2018).
Além disso, o envolvimento dos pais (parental involvement) (no que tange à língua estudada
pelos filhos) é explicado por meio das investigações trazidas por Castillo e Camelo (2013), Forey,
Besser e Sampson (2015) e Kalayci e Öz (2018).Os dados foram obtidos a partir da observação
de reuniões de pais em um centro de línguas, escola pertencente à rede pública de ensino do
Distrito Federal / DF. Contudo, a coleta de registros estendeu-se, também, a visitas às casas dos
familiares convidados a partir de tais reuniões, conduzidas (em moldes reflexivos) por um
professor participante. Afora tal educador, participaram deste estudo pais de adolescentes da
referida instituição, que contribuíram na obtenção de dados para compor um roteiro (no formato
de uma brochura), produto desta investigação. Os resultados alcançados sugerem que não é
necessário que os responsáveis dominem o idioma para terem condições de auxiliar seus filhos
na aprendizagem da língua estrangeira, mas ter a devida orientação, o que desemboca na área
de formação destes terceiros agentes do ensino de línguas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Quando terceiros adquirem status de primeiros : pais na formação de seus filhos aprendendo línguas. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de terceiros agentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Envolvimento dos pais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem de terceiros agentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências no ensino de línguas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The formation of parents in the context of their children's language studies is the theme
that guides this qualitative research, which is a descriptive and interpretative one, based upon a
case study (with interventional characteristics, an instrumental case study). It aims to describe
and interpret practices developed by parents, in order to assist students with regard to the
experience and experimentation of the language learnt in school. Its theoretical basis brings to
light the teachings of Almeida Filho (2011, 2013, 2014, 2015, 2018) on studies in the area of
Language Development, Acquisition and Teaching, as well as the OGEL Model — Global
Language Teaching, besides the OGF Model: Model of the Global Operation of Agent
Development. Moreover, there are discussions upon topics related to the approach, as well as
skills, both focused on the case of parents in the specific context of those whose children learn a
foreign language. In addition, there are themes related to attitudes and motivation of parents that
can influence the learning of their children's languages study. Authors such as Dörnyei (2003),
Ortega (2013), Gardner (2007), Gass, Behney and Plonsky (2013) are considered, who discuss
this theme under the rubric of Second Language Acquisition (SLA). As a driving spring of FAELin,
reflection is brought into discussion, based upon the precepts of authors such as Prabhu (1990),
Schön (1997) and Almeida Filho (2016, 2018). Not to mention, studies related to the involvement
of parents (parental involvement) are used, with regard to the language learnt by their children,
explained through the investigations conducted by Castillo and Camelo (2013), Forey, Besser
and Sampson (2015) and Kalayci and Öz (2018). Data were obtained not only from the
observation of parent meetings in a language centre, a school belonging to the public education
network of the Federal District of Brazil, but also from visits aimed to the meeting parents. Related
to these meeting, they were conducted on reflexive way by the participant teacher. Apart from
this educator, the parents of students from that institution have taken part in this study, and also
contributed to obtaining data to compose a script (in the form of a brochure), product of this
investigation. The results achieved suggest that it is not necessary for parents to dominate the
language in order to be able to assist their children in learning a foreign language. On the other
hand, it is, therefore, necessary to properly guide those parents, which leads to the training area
of these third agents. | pt_BR |
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