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Título: Síndrome do intestino irritável : um exercício em análise funcional do comportamento.
Autor(es): Bohm, Carlos Henrique
Orientador(es): Gimenes, Lincoln da Silva
Assunto: Comportamento - avaliação
Intestinos - doenças
Data de publicação: 2009
Referência: BOHM, Carlos Henrique. Síndrome do intestino irritável: um exercício em análise funcional do comportamento. 2009. 70 f., il Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Na Síndrome do Intestino Irritável (SII) há uma alteração na freqüência das evacuações intestinais e do aspecto das fezes associados a um quadro de desconforto abdominal que é reduzido com a evacuação. Evidências experimentais indicam que a motilidade intestinal e suas conseqüências podem estar relacionadas com contingências de reforçamento e com a organização temporal de atividades gerais. Neste estudo foi realizado um exercício em análise funcional do comportamento com três portadoras de SII por meio de entrevistas e automonitoramento (AM) prolongado dos sintomas e das atividades diárias para verificar a existência dessas relações funcionais. Para uma participante com constipação, foi observado um aumento na porcentagem de evacuações quando a mesma teve mais tempo livre no período da tarde, em função das férias escolares dos seus filhos. Para outra participante com constipação, ocorreu uma melhora não programada nos sintomas como um efeito de reatividade ao AM. Suas atividades aconteciam de forma ininterrupta, e com a interrupção dessas atividades a freqüência de evacuação intestinal aumentou. Uma terceira participante apresentava um quadro de diarréia que apresentou uma remissão durante um período de férias, em função de alteração das demandas acadêmicas. Discussões em termos de organização temporal de atividades, reforçamento e comportamento adjuntivo são apresentadas para a compreensão dos padrões de motilidade intestinal. Este estudo demonstrou a possibilidade de se utilizar a análise funcional como um instrumento capaz de ajudar na compreensão da SII e no planejamento de intervenções com pacientes portadores dessa síndrome. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Irritable Bowel Syndrome (IBS) is characterized by an alteration of the frequency of evacuations and of the aspect of the fecal boli, which are associated with abdominal discomfort which, in turn, is reduced with the evacuation. The etiology of this health problem is not very well known yet. Experimental results suggest a relation between bowel motility and contingencies of reinforcement and temporal organization of general activities. These evidences from basic research suggest an analysis in IBS patients based on relations between daily activities and the complaint symptoms. This study was an exercise in functional analysis of behavior with three women, IBS patients, through interviews and prolonged selfmonitoring (SM) of daily activities. For one participant with constipation, there was an increase in the percentage of evacuations when she had more free time in the afternoon period, in function of her children’s school vacations. For another participant with constipation, there was a no programmed symptoms improvement as a reactivity effect to SM. Her activities used to occur in an uninterrupted way, and with the interruption of theses activities, evacuation frequency increased. A third participant showed a diarrhea symptom which had a consistent remission during a period of vacation, as a function of changes in the academic demands. Discussions in terms of temporal organization of activities, contingencies of reinforcement and adjunctive behavior are presented for the understanding of patterns of bowel motility. This study demonstrated the possibility of using functional analysis as an instrument capable of helping in SII comprehension and in the design of interventions for patients carrying of this syndrome.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2009.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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