Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.author | Cheibub, Theocrito Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T10:53:36Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T10:53:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2003 | - |
dc.identifier.citation | CHEIBUB, Theocrito Pereira. Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis: Uma análise de grades curriculares recentes. 2003. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38993 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003. | pt_BR |
dc.description.abstract | Há muito, já havia sido constatado que o ensino da Contabilidade não mais atendia
às exigências decorrentes da evolução do seu ambiente de atuação. Muitos esforços
foram desenvolvidos visando equacionar o problema e indicar soluções. Aqui são
mencionados alguns desses esforços que, também, foram utilizados para orientar os
propósitos desta dissertação. Em síntese, tais propósitos consistem em evidenciar
aspectos significativos relacionados com grades curriculares dos cursos nacionais
de Ciências Contábeis e emitir inferências a respeito. Assim, a seqüência
bibliográfica deste trabalho consistiu em: evidenciar a defasagem entre o ensino e a
prática profissional da Contabilidade; identificar aspectos pertinentes do mercado de
trabalho e o que esse mercado requer do contador; delinear o perfil desejável para o
contador; e identificar metodologias/práticas de ensino e estruturas (grades)
curriculares adequadas à formação de contadores com o perfil requerido pelo atual
ambiente profissional. Diante da impossibilidade de concentrar a pesquisa sobre
projetos pedagógicos em poder do Ministério da Educação, recorreu-se aos meios
eletrônicos a fim de coletar grades curriculares, indispensáveis à execução deste
trabalho. A partir dessas grades curriculares, foi estruturado um banco de dados e,
deste, foram derivadas três composições a serem investigadas. Quanto à primeira
composição, foram investigadas diferenças e semelhanças, por grupos de
disciplinas, em relação a três segmentos distintos (região geográfica, localização e
tipo de administração/propriedade) e segundo três óticas diferentes (carga horária,
quantidade e período), relativamente às disciplinas oferecidas. No que concerne à
segunda composição (“ENFASES”), investigou-se possível importância (carga
horária) conferida a diversas áreas de formação do contador. Finalmente, com base
numa visão da International Federation of Accountants - IFAC, estruturou-se uma
terceira composição segundo a qual foi investigado, ao nível daqueles segmentos,
como os contadores estão sendo capacitados, no que concerne aos ATRIBUTOS
necessários à sua qualificação profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Currículos plenos dos cursos de graduação em ciências contábeis : uma análise de grades curriculares recentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contabilidade - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perfil profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atuação profissional | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since long ago, it had already been evidenced that the Accounting teaching does not
meet any more the current requirements from the evolution of its activity area. Many
efforts were developed aiming to solve that problem and indicate solutions. Here are
mentioned some of those efforts that also were used in guiding the purposes of this
dissertation. In short, such purposes consist in making evident significant features
related with the curricular grading of Brazilian Accounting Science courses, and in
emitting inferences concerning this issue. Therefore, the bibliographical sequence of
this work consisted in: evidencing the time lag between the Accounting teaching and
professional practicing; identifying pertinent aspects of job market and market
requirements for accountants; delineating the desirable profile for accountants; and
identifying teaching methodologies/practices and adequate curricular structures
(grating) for the graduation of accountants with the profile required by the current
professional environment. Due to the impossibility of focusing such research on
pedagogic projects under the Ministry of Education, it was utilized electronic
resources to collect curricular gratings, which were essentials to accomplish this
work. Starting from those curricular grating, a database was structured and from this,
three compositions were derived to be investigated. With regard to the first
composition, differences and similarities were investigated, by groups of disciplines,
in concern to three different segments (geographical area, location and
administration/purport types) and according three different views (hourly load,
amount and period), relatively to the offered disciplines. With regard to the second
composition ("EMPHASES”), the probable significance (hourly load) granted to
several areas for the accountant graduation was investigated. Finally, based on a
vision of International Federation of Accountants-IFAC, a third composition was
structured, and upon that, it was investigated, at the level of those segments, how the
accountants are being graduated in relation to the indispensable ATTRIBUTES for
their professional qualification. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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