Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbato, Silviane Bonaccorsi | - |
dc.contributor.author | Holanda, Lêda Maria de Carvalho Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T14:14:49Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T14:14:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-19 | - |
dc.identifier.citation | HOLANDA, Lêda Maria de Carvalho Ribeiro. Desenvolvimento da argumentação mediado por recursos transmídia em crianças. 2020. 134 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39032 | - |
dc.description.abstract | A argumentação é atividade discursiva dialógica, que se caracteriza pela defesa e confronto de
pontos de vista. Considerada uma atividade inerentemente epistêmica, é importante para que o
indivíduo seja capaz de tomar decisões racionais, avaliar fenômenos sociais, tornar-se cidadão
consciente e participativo, trabalhar em equipe, em situações de resolução de problemas e
construir seu conhecimento. A argumentação é fundamental na vida das pessoas e a prática
argumentativa poderia ser estimulada como um comportamento cotidiano, necessário e
aprendido desde os primeiros anos de formação. Esse estudo analisou as dinâmicas do processo
de mediação por recursos transmídia no desenvolvimento da argumentação em crianças, entre
6 e 7 anos, alunas do primeiro ano do ensino fundamental. O estudo enfatizou a relação entre
a mediação por recursos transmídia e o processo de desenvolvimento da argumentação em
crianças pequenas, configurando-se assim o fenômeno central da investigação. Sabemos que a
mudança cultural repercute no desenvolvimento da criança, de forma que a introdução desses
recursos provavelmente também configurou uma nova forma de mediação na construção do
conhecimento. A reflexão buscou compreender o processo de desenvolvimento da
argumentação ao se promover a mediação através desses recursos, com foco na criança, que se
constituiu como protagonista no processo de mudança. Realizou-se uma investigação de cunho
qualitativo, sob a perspectiva teórica da psicologia cultural, que compreende a cultura como
parte integrante, como a essência na constituição do indivíduo. Seis crianças, alunas do
primeiro ano do ensino fundamental de uma escola privada da cidade de Teresina/PI,
participaram do estudo. As atividades foram realizadas no decorrer de cinco momentos. Para a
composição das informações utilizamos observação, filme, jogo digital, gravação de vídeo,
tirinhas, fantoche e elaboração de desenhos. Foram criadas estratégias e promovidas condições
de interação entre as crianças, o fantoche, a pesquisadora e as demais ferramentas, para que se
pudesse observar as construções argumentativas produzidas na intersubjetividade. Os dados
observados foram submetidos a uma análise microgenética em quatro níveis, que nos permitiu
identificar a relação entre o desenvolvimento da argumentação em crianças e a mediação por
recursos transmídia, incluindo o modo como se deu esse processo. Esse estudo é uma oportunidade de refletir sobre questões atuais, que fazem parte do nosso cotidiano; bem como
sobre a importância de se promover o desenvolvimento da argumentação em crianças
pequenas, permitindo o desenvolvimento do pensamento reflexivo e consequentemente a
construção do conhecimento. Os resultados indicaram que a argumentação é aprendida na
intersubjetividade, através de negociação dialógica, quando há em jogo forças intersubjetivas
com uso de estratégias, com pedidos de esclarecimento, espelhamento e problematização por
parte do adulto, e de réplica simples e réplica elaborada produzidas pelas crianças. Ao
desenvolver a narrativa transmídia, por meio da gravação de um vídeo, a inserção de obstáculos
promove desenvolvimento, em que a criança parte da experiência concreta e vai para o
exercício simbólico, sai do uso de razões individuais para razões coletivas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento da argumentação mediado por recursos transmídia em crianças | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Argumentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos transmídia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Argumentation is a discursive activity, a dialogical process, which is characterized by defense
and confrontation of points of view. Considered to be an inherently epistemic activity, it is
important for the individual to be capable of making rational decisions, evaluating social
phenomena, becoming a conscious and participatory citizen, working as part of a team, in
problem solving situations and building their knowledge. Argumentation is fundamental in
people’s lives and argumentative practice could be stimulated as commonplace behavior, given
its necessity, and learned since the first years of formation. This study analyzed the dynamics
of the mediation process by transmedia resources in the development of argumentation in first
year elementary students, aged between 6 and 7 years old. The study emphasized the
relationship between mediation by transmedia resources and the process of argumentation
development in young children, thus establishing the central phenomenon of investigation. It
is known that cultural change affects a child’s development, in a way that the introduction of
such resources has also probably established a new form of mediation in the construction of
knowledge. The reflection sought to comprehend the process of argumentation development
by promoting mediation through these resources, focusing on the child, who was made the
protagonist in the process of change. A qualitative investigation was conducted, under the
theoretical perspective of cultural psychology, which comprehends culture as an integrating
part, as the essence of an individual’s constitution. The participants were six children, first year
elementary students from a private school in the city of Teresina – PI. The activities were
carried through over five moments. To compose the information we used observation, film,
digital game, video recording, comic strips, puppet and sketching. Strategies were created and
conditions for interaction among the children, the puppet, the researcher and the various tools
were promoted, so that the argumentative constructions produced in the intersubjectivity could
be observed. The collected data were submitted to a microgenetic analysis at four levels, which
allowed us to infer the relationship between children’s development of argumentation and
mediation by transmedia resources, including the way in which this process took place. This
study is an opportunity to reflect upon current issues, which are part of our daily lives; as well
as upon the importance of promoting argumentation development in young children, allowing
the development of reflective thinking and consequently the construction of knowledge.
Results have indicated that argumentation is learned amid intersubjectivity, through dialogic
negotiation, when there are intersubjective forces at play using strategies, with requests for
clarification, mirroring and problematization by the adult, and simple and elaborate replies
produced by the children. When developing the transmedia narrative, by video recording,
inserting obstacles promotes development, in which the child starts from concrete experience
and goes to symbolic exercise, they leave the use of individual reasoning for collective
reasoning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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