Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Rodrigo Rezende | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Rodrigo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:11:39Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:11:39Z | - |
dc.date.submitted | 2020-03-19 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Rodrigo de Souza. Estilos de liderança e motivação humana no serviço público: diagnóstico e política organizacional na Polícia Federal brasileira. 2020. 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39051 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral da presente dissertação é, com base em um diagnóstico prévio, propor uma
minuta de Política Organizacional de Liderança e Motivação Humana no Trabalho (PPLMT)
para a Polícia Federal Brasileira. Considerando que a Polícia Federal é uma instituição
pública que necessita implementar estratégias de gestão de pessoas que ultrapassem o
paradigma burocrático, adotando práticas gerenciais e de boa governança, tem-se que é
essencial aprimorar as políticas de gestão de pessoas no órgão nas áreas de interesse. Propôs-
se a realização de uma pesquisa empírica, transversal, descritiva e qualitativa/quantitativa na
Polícia Federal Brasileira, dividida em dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivo
descrever a percepção da amostra de interesse sobre sua motivação no setor público e seu
perfil de liderança. Foram aplicados os questionários estruturados de percepção de estilo de
liderança Multifactor Leadership Questionnaire - MLQ e o questionário de motivação no
serviço público, por meio de survey enviado pela internet. A população de interesse nesse
estudo foi composta por todos os servidores da organização (policiais e administrativos,
totalizando 13.410 indivíduos), que realizaram auto avaliação, sendo que a amostra
considerada válida para fins de análise foi 576 (4,3% de retorno). Os dados quantitativos
foram tratados com auxílio do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences), por
meio de estatísticas descritivas e inferenciais não paramétricas. Os dados qualitativos foram
tratados com auxílio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses
Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). O segundo estudo, objetivou, com base
nos resultados do Estudo 1, a construção da minuta de política de gestão de pessoas voltada
para o estabelecimento de diretrizes relativas ao desenvolvimento da liderança e da motivação
no serviço público na Polícia Federal Brasileira. Foram entrevistados dez gestores do órgão,
de várias áreas de atuação, para aprofundamento de questões de interesse. Os resultados do
Estudo 1 demonstram que o perfil de liderança mais presente na amostra é o transformacional,
embora tenha sido delineada uma presença significativa da liderança transacional. Ao mesmo
tempo, o perfil de motivação é condizente com a motivação no serviço público, notadamente
sua dimensão de comprometimento com o interesse público. Restou demonstrada relação
positiva e moderada entre liderança transformacional, liderança transacional e motivação no
serviço público. No Estudo 2, foi possível propor uma política organizacional articulando
aspectos importantes de liderança e motivação na PF, como a proposição de programa de
treinamento e desenvolvimento de líderes voltados para a concretização da visão estratégica
da instituição, com a articulação da missão, dos valores, princípios e diretrizes dentro de um
modelo de orientação para resultados, pautada pelo exemplo, a criação de um ambiente
seguro, comunicação assertiva e clara, assim como o desenvolvimento do potencial de todos
servidores da instituição, dentro de um programa de elaboração de trilhas funcionais,
competências gerenciais, valorização do servidor e qualidade de vida no trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Polícia Federal | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estilos de liderança e motivação humana no serviço público : diagnóstico e política organizacional na Polícia Federal brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polícia federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competência gerencial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this dissertation is, based on a previous diagnosis, to propose a draft
of Organizational Policy for Leadership and Human Motivation at Work (OPLHM) for the
Brazilian Federal Police. That the Federal Police is a public institution that implements people
management strategies that go beyond the bureaucratic paradigm, adopting managerial
practices and good governance, if it is essential as people management policies in the body in
the areas of interest. It was proposed to carry out an empirical, transversal, descriptive and
qualitative / quantitative research in the Brazilian Federal Police, divided into two studies.
The first study aimed to describe the sample's perception of interest about their motivation in
the public sector and their leadership profile. The structured questionnaires on perception of
leadership style Multifactor Leadership Questionnaire - MLQ and the questionnaire on
motivation in the public service were applied through a survey sent over the internet. The
population of interest in this study was composed of all the organization's employees (police
and administrative, totaling 13,410 individuals), who performed a self-assessment, and the
sample considered valid for analysis purposes was 576 (4.3% return). Quantitative data were
treated with the aid of the SPSS (Statistical Package for Social Sciences) software, using non-
parametric descriptive and inferential statistics. The qualitative data were treated with the aid
of the software IRAMUTEQ (Interface of R pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes
et de Questionnaires). The second study, based on the results of Study 1, aimed at building a
draft people management policy aimed at establishing guidelines for the development of
leadership and motivation in the public service in the Brazilian Federal Police. Ten managers
of the agency, from various areas of activity, were interviewed to deepen issues of interest.
The results of Study 1 demonstrate that the leadership profile most present in the sample is
transformational, although a significant presence of transactional leadership has been
outlined. At the same time, the motivation profile is consistent with motivation in the public
service, notably its dimension of commitment to the public interest. It was demonstrated a
positive and moderate relationship between transformational leadership, transactional
leadership and motivation in the public service. In Study 2, it was possible to propose an
organizational policy articulating important aspects of leadership and motivation in the federal
police, such as the proposition of a training and development program for leaders aimed at
achieving the institution's strategic vision, with the articulation of the mission, values,
principles and guidelines within a results-oriented model, guided by example, the creation of a
safe environment, assertive and clear communication, as well as the development of the
potential of all employees of the institution, within a program for developing functional trails,
managerial skills, valuing the server and quality of life at work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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