Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Lia, Érica Negrini | - |
dc.contributor.author | Moreira, Cláudia Lúcia | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:41:58Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:41:58Z | - |
dc.date.submitted | 2020-04-30 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Cláudia Lúcia. Autopercepção e aprendizagem da disciplina de Farmacologia pelos graduandos em Odontologia da Universidade de Brasília. 2020. 69 f., il. Dissertação (Mestrado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39063 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina de Farmacologia oferece a base do conhecimento para a
compreensão dos princípios da terapia medicamentosa, sendo de extrema
importância para a formação do cirurgião-dentista, uma vez que é prescritor de
medicamentos. Entretanto, múltiplos fatores, como a falta de integração entre as
disciplinas do núcleo básico e aplicado, podem resultar em desmotivação e baixo
rendimento dos alunos. Em função da relevância do tema, o objetivo desse estudo foi
construir, validar e aplicar um questionário direcionado aos alunos de graduação em
Odontologia, que cursaram a disciplina de Farmacologia com a finalidade de avaliar
suas percepções quanto à satisfação e motivação, bem como a aprendizagem.
Métodos: Desenvolveu-se um questionário com 27 questões divididas em três
domínios, satisfação (A), motivação (B) e aprendizado (C), que passou por validação
de conteúdo e de constructo. O questionário foi aplicado aos alunos de Odontologia
da Universidade de Brasília, que cursaram a disciplina de Farmacologia. As questões
dos domínios A e B foram pontuadas de acordo com escala Likert, variando de 1
(menor escore) a 5 (escore máximo). As questões do domínio C receberam 1 ponto
para cada resposta correta e zero ponto para cada resposta errada. Os domínios A,
B e C foram categorizados em 3 níveis (baixo, médio e alto). Cada um dos domínios
categorizados foi comparado segundo as variáveis sexo, forma de ingresso, tipo de
ingresso (cotista), primeira opção de curso de ingresso na instituição de ensino e
semestre em curso atual, por meio do teste qui-quadrado. O teste de Mann-Whitney
foi utilizado para comparação das variáveis com duas categorias e o teste de Kruskal
Wallis, para comparação das variáveis com três ou mais categorias. Resultados:
Cento e sessenta e cinco alunos responderam ao questionário, sendo a maioria
pertencente ao sexo feminino (67,3%), 45,5% ingressaram na instituição por meio do
vestibular tradicional, 63,6% não eram cotistas, 52,1% apontaram que Odontologia
não foi a 1a opção de curso superior. A média do nível de satisfação em relação à
disciplina de Farmacologia foi de 67,6%, e do nível de motivação foi de 75,7%. A nota
média atribuída ao domínio aprendizado foi de 8,3. Cerca de 72,9% dos alunos
apresentaram nível médio de satisfação, 51,2% apresentaram nível médio de
motivação e 75,9% apresentaram nível alto de aprendizado. As variáveis sexo, forma
de ingresso na instituição de ensino superior, o fato de ser cotista, ter escolhido
Odontologia como primeira opção de curso superior e o semestre em curso não foram
associadas aos níveis de satisfação, motivação e aprendizado dos alunos.
Conclusão: Observou-se que os alunos apresentaram um nível satisfatório de
aprendizagem, porém existe um grau de insatisfação e desmotivação, o que leva a
inferir acerca da necessidade de mudanças com a finalidade de atender
necessidades e expectativas dos mesmos em relação à disciplina. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Autopercepção e aprendizagem da disciplina de Farmacologia pelos graduandos em Odontologia da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Farmacologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satisfação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Odontologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Duarte, Djane Braz | - |
dc.description.abstract1 | The Pharmacology course offers the knowledge to understand
the principles of drug therapy, being extremely important for dentists, since they will
prescribe drugs. However, multiple factors, such as the lack of integration between
disciplines at the basic and clinical core, can result in demotivation and low
performance of the students. Depending on the relevance of the theme, the aim of this
study was to build, validate and apply a questionnaire directed to undergraduate
dentistry students, who attended the discipline of Pharmacology to evaluate their
perceptions regarding satisfaction, motivation and learning. Methods: A questionnaire
was developed with 27 questions divided into three domains, satisfaction (A),
motivation (B) and learning (C), which went through content and construct validation.
The questionnaire was applied to Dentistry students at the University of Brasília, who
attended the discipline of Pharmacology. The questions in domains A and B were
scored according to the Likert scale, ranging from 1 (lowest score) to 5 (maximum
score). Domain C questions received 1 point for each correct answer and zero point
for each wrong answer. Domains A, B and C were categorized-= according to a 3-level
scale (low, medium and high). Each of the categorized domains was compared
according to the variables sex, form of admission, type of admission (quota holder),
first option of admission at the University and current semester, using the chi-square
test. The Mann-Whitney test was used to compare variables with two categories and
the Kruskal Wallis test to compare variables with three or more categories. Results:
One hundred and sixty-five students answered the questionnaire, the majority of whom
were female (67.3%), 45% was admitted at the institution through the traditional
entrance exam, 63.3% were not quota holders, 52.1% pointed out that Dentistry was
not the first option of higher education. The average level of satisfaction in relation to
the discipline of Pharmacology was 67.6%, and the level of motivation was 75.7%. The
average score attributed to the learning domain was 8.3. About 72.3% of students had
an average level of satisfaction, 51.2% had an average level of motivation and 75.9%
had a high level of learning. The variables sex, admission form, admission by quota,
dentistry as first option of higher education and current semester were not associated
to the students levels of satisfaction, motivation and learning. Conclusion: It was
observed that the students had a satisfactory level of learning, but there is a degree of
dissatisfaction and lack of motivation, which leads to infer about the need for changes
in order to meet their needs and expectations in relation to the discipline. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Odontologia | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|