Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, José Márcio | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Nathália de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T22:12:08Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T22:12:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-20 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Nathália de Lima. A servitização nas cafeterias independentes do Brasil: a percepção em relação aos serviços dos fornecedores de café. 2020. 74 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39105 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cadeia do mercado de café tem sofrido transformações em função das mudanças do
comportamento do consumidor. Por esse motivo os processos de produção de café
também têm sofrido transformações, visando atender as exigências do consumidor com
objetivo de ofertar um produto de qualidade. Tendo em vista esse fato, verificou-se que
o número de empresas agregando valor através de serviços aos seus negócios vem
aumentando cada vez mais. Na busca pela competitividade, permanência no mercado e a
confiança em seus serviços prestados, elas vêm criando ideias inovadoras de forma
estratégica para alcançar seus objetivos. O processo de agregar valor por meio dos
serviços é denominado de servitização. A literatura referente a essa temática voltada para
a relação fornecedor e consumidor ainda é muito escassa. Desta forma, o objetivo deste
trabalho foi identificar e caracterizar os serviços recebidos pelas cafeterias de cafés
especiais por parte de seus fornecedores de cafés. Para compreender se os fornecedores
estão configurados no campo da servitização, foram selecionadas cafeterias
independentes de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de
Janeiro, São Paulo e Vitória. Por meio de um questionário on-line foram coletadas
informações referentes aos serviços ofertados pelos fornecedores de cafés, serviços que
as cafeterias esperam que sejam ofertados e serviços ofertados classificados segundo o
nível de servitização. Identificou-se que as informações referentes aos cafés não tem
correlação com o nível de servitização, ou seja, ela se enquadra somente como uma
informação e não um serviço prestado. Não existe diferenciação de serviços básicos e
avançados nas ofertas dos serviços do fornecedores de cafés. Foi verificado que a
indústria de cafés especiais estão em transição e que parte dos serviços são ofertados por
fornecedores de cafés e parte dos serviços que se espera não são ofertados. Desta forma
os processos dos fornecedores de cafés ainda estão orientados aos produtos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A servitização nas cafeterias independentes do Brasil : a percepção em relação aos serviços dos fornecedores de café. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cafés especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cafeterias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cadeia de suprimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de serviço | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The coffee market chain has undergone changes due to changes in consumer behavior.
For this reason, coffee production processes have also undergone transformations, aiming
to meet consumer demands in order to offer a quality product. In view of this fact, it was
found that the number of companies adding value through services to their businesses has
been increasing more and more. In the search for competitiveness, permanence in the
market and confidence in their services, they have been strategically creating innovative
ideas to achieve their goals. The process of adding value through services is called
servitization. The literature on this topic focused on the supplier and consumer
relationship is still very scarce. Thus, the objective of this work was to identify and
characterize the services received by specialty coffee cafeterias from their coffee
suppliers. To understand whether suppliers are configured in the field of servitization,
independent coffee shops from Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre,
Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória were selected. Through an online
questionnaire, information was collected regarding services offered by coffee suppliers,
services that coffee shops expect to be offered and services offered classified according
to the level of servitization. It was identified that the information related to coffees has
no correlation with the level of servitization, that is, it fits only as information and not a
service provided. There is no differentiation between basic and advanced services in the
service offerings of coffee suppliers. It was found that the specialty coffee industry is in
transition and that part of the services are offered by coffee suppliers and part of the
expected services are not offered. In this way, the processes of the coffee suppliers are
still product oriented. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|