Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hoffmann, Valmir Emil | - |
dc.contributor.author | Farias, Rafael Araújo Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T22:59:35Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T22:59:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Rafael Araújo Sousa. Diga-me como és que eu te digo qual o teu resultado: um estudo sobre instituições, serviços de suporte, relacionamentos e desempenho em destinos turísticos. 2020. 476 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39107 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As instituições de suporte são organizações consideradas importante por modelos que
avaliam o desempenho de destinos turísticos. Apesar dessa importância, as evidências
científicas na literatura são escassas, de modo que poucos trabalhos buscaram demonstrar
a relação entre as instituições e o desempenho dos destinos. Esses poucos trabalhos não
demonstram essa relação numa perspectiva ampla – considerando todas as instituições de
diferentes destinos – e aprofundada – considerando a presença, atuação, os serviços e a
estrutura de relacionamentos existentes em diferentes destinos. Diante dessa lacuna, o
objetivo geral desta pesquisa é verificar a relação entre a presença, a atuação, os serviços
fornecidos e a estrutura de relacionamentos das instituições de suporte versus o
desempenho dos destinos turísticos. Determinou-se seis objetivos específicos: (i)
identificar as instituições de suporte envolvidas na atividade turística em destinos
turísticos; (ii) identificar os serviços prestados pelas instituições de suporte envolvidas na
atividade turística em destinos turísticos; (iii) verificar a relação entre a existência das
instituições de suporte e o desempenho de destinos turísticos; (iv) verificar a relação entre
os serviços prestados pelas instituições de suporte e o desempenho de destinos turísticos;
(v) identificar a estrutura dos relacionamentos entre as instituições locais; e (vi) verificar
a relação entre os relacionamentos e o desempenho de destinos turísticos. A tese foi
conduzida mediante a realização de três estudos diferentes, mas relacionados. O Estudo
1 é um ensaio teórico, representa o marco teórico da tese e contempla a elaboração de seis
proposições: (i) P1 - a diferença entre o tipo de instituições de suporte nos destinos não é
significativa; (ii) P2 - a diferença entre o tipo de serviços prestados pelas instituições de
suporte é significativa; (iii) P3 - há relação entre o número de instituições de suporte e o
desempenho do destino; (iv) P4 - há relação entre a quantidade de serviços prestados pelas
instituições de suporte e o desempenho do destino; (v) P5 - há relação entre a estrutura
dos relacionamentos e o desempenho do destino; e (vi) P6 - há relação entre a atuação
das instituições de suporte e o desempenho do destino. O Estudo 2 é, para a tese, um
estudo-piloto. Chama-se de estudo-piloto pois é conduzido para detectar pontos fracos no
projeto, ajuda a familiarizar o pesquisador com o tema analisado, além de ser útil para
testar o instrumento de coleta de dados e verificar a adequação do tipo de amostragem
escolhido. Nesse estudo analisou-se a destinação turística de Pirenópolis-GO. Ele é
qualitativo e empírico, no qual conduziu-se entrevistas com representantes de 20
instituições de suporte. Posteriormente, conduziu-se o Estudo 3, no qual analisou-se seis
destinos indutores brasileiros que apresentam diferentes desempenhos: Bento Gonçalves-
RS, Paranaguá-PR, Caldas Novas-GO, São Joaquim-SC, São Raimundo Nonato-PI e
Mateiros-TO. Identificou-se as instituições de suporte em cada um dos destinos e
conduziu-se entrevistas com seus representantes com auxílio de roteiro de entrevista
semiestruturado. Ao todo, identificou-se 179 instituições, das quais 108 foram
entrevistadas. Os dados foram analisados de diferentes maneiras: i) Análise de Redes
Sociais; ii) Análise de Correlações; iii) Análise de Clusters; iv) Estatística descritiva com
técnicas de representação gráfica dos resultados; v) Análise de dados qualitativos; e vi)
Qualitative Comparative Analysis (QCA). Após a realização dos três estudos foi possível
analisá-los conjuntamente, testar as seis proposições de pesquisa e, então, cumprir o
objetivo geral da tese. Conclui-se que: i) a P1 é falsa, logo, a diferença entre o tipo de
instituições de suporte nos destinos é significativa; ii) a P2 é falsa, logo, a diferença entre
o tipo de serviços prestados pelas instituições de suporte não é significativa; iii) a P3 é
verdadeira, logo, há relação entre o número de instituições de suporte e o desempenho do
destino; iv) a P4 é verdadeira, logo, há relação entre a quantidade de serviços prestados
pelas instituições de suporte e o desempenho do destino; v) a P5 é verdadeira, logo, há
relação entre a estrutura dos relacionamentos e o desempenho do destino; e vi) a P6 é
verdadeira, logo, há relação entre a atuação das instituições de suporte e o desempenho
do destino. Na sequência, apresenta-se as contribuições teóricas, empíricas, gerenciais e
metodológicas, as limitações e, ainda, as sugestões para futuras pesquisas. Por fim,
apresenta-se os elementos pós-textuais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Diga-me como és que eu te digo qual o teu resultado : um estudo sobre instituições, serviços de suporte, relacionamentos e desempenho em destinos turísticos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relacionamentos interorganizacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pirenópolis (GO) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Tourism support institutions are organizations that are considered to be important for
models that evaluate tourist destination performance. Despite their importance, scientific
evidence in the literature is scarce; few studies have attempted to address the relationship
between such institutions and destination performance. Those studies have not discussed
this relationship in a broad perspective, i.e., considering all institutions in different
destinations, or in depth, i.e., considering the presence, performance, services and
structure of existing relationships in different destinations. Because of this gap, the
general objective of this research is to check how presence, performance, services
provided, and relationship structure of support institutions affect tourist destination
performance. Six specific objectives were determined: (i) to identify support institutions
involved in tourist activity in tourist destinations; (ii) to identify the services provided by
support institutions involved in tourist activity in tourist destinations; (iii) to describe the
relationship between the existence of support institutions and tourist destination
performance; (iv) to describe the relationship between the services provided by support
institutions and tourist destination performance; (v) to identify the structure of
relationships among local institutions; and (vi) to describe how such relationships and
tourist destination performance are related. The development of this dissertation was
based on three different, but related, studies. Study 1 is a theoretical essay which
represents the theoretical framework of the dissertation and includes the formulation of
six propositions: (i) P1 - there is no significant difference between types of support
institutions in the destinations; (ii) P2 - there is a significant difference between types of
services provided by the support institutions; (iii) P3 - there is a relationship between
number of support institutions and destination performance; (iv) P4 - there is a
relationship between amount of services provided by the support institutions and
destination performance; (v) P5 - there is a relationship between relationship structure
and destination performance; and (vi) P6 - there is a relationship between performance of
support institutions and destination performance. Study 2 is a pilot study for the
dissertation. It is called a pilot study because it was conducted to detect weaknesses in the
project, and help the researcher to familiarize with the topic of analysis. It was useful for
testing the data collection instrument and checking the suitability of the type of sampling
in use. In this study, the object of analysis was the tourist destination of Pirenópolis, state
of Goiás (GO), Brazil. This study is qualitative and empirical; interviews were conducted
with representatives of 20 support institutions. Subsequently, Study 3 was conducted. An
analysis was made of six Brazilian tourism-inducing destinations that present different
levels of performance: Bento Gonçalves-RS, Paranaguá-PR, Caldas Novas-GO, São
Joaquim-SC, São Raimundo Nonato-PI and Mateiros-TO. Support institutions were
identified in each destination, and interviews were conducted with their representatives
with the aid of a semi-structured interview script. A total of 179 institutions were
identified, and the representatives of 108 of them were interviewed. Different types of
analysis were used for that data: i) Social Network Analysis; ii) Correlation Analysis; iii)
Cluster Analysis; iv) Descriptive Statistics and Graphical Displays; v) Analysis of
qualitative data; and vi) Qualitative Comparative Analysis (QCA). After the three studies
were conducted, they were analyzed together. The six research proposals were tested, and
the general objective of the dissertation was achieved. It was concluded that: i) P1 is false;
therefore, there is a significant difference for type of support institutions in the
destinations; ii) P2 is false, hence there is no significant difference between type of
services provided by the support institutions; iii) P3 is true, hence there is a relationship
between number of support institutions and destination performance; iv) P4 is true, so
there is a relationship between amount of services provided by the support institutions
and destination performance; v) P5 is true, hence there is a relationship between
relationship structure and destination performance; and vi) P6 is true, so there is a
relationship between performance of the support institutions and destination performance.
The paper also reports the theoretical, empirical, managerial and methodological
contributions, explains the limitations of the study, and makes suggestions for further
research. Finally, it presents the post-textual elements. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Las instituciones de soporte son organizaciones consideradas importantes por modelos que evalúan el
desempeño de destinos turísticos. Pese a esa importancia, las evidencias científicas en la literatura son
escasas, pues pocos trabajos buscaron demostrar la relación entre las instituciones y el desempeño de los
destinos. Esos pocos trabajos no demuestran dicha relación desde una perspectiva amplia –
considerando todas las instituciones de diferentes destinos – y profunda – considerando la presencia, la
actuación, los servicios y la estructura de relaciones existentes en diferentes destinos. Ante ese hueco, el
objetivo general de esta investigación es comprobar la relación entre la presencia, la actuación, los
servicios ofrecidos y la estructura de relaciones de las instituciones de soporte versus el desempeño de
los destinos turísticos. Para eso, se determinó seis objetivos específicos: (i) identificar las instituciones
de soporte involucradas en la actividad turística en destinos turísticos; (ii) identificar los servicios
ofrecidos por las instituciones de soporte involucradas en la actividad turística en destinos turísticos;
(iii) verificar la relación entre la existencia de las instituciones de soporte y el desempeño de destinos
turísticos; (iv) verificar la relación entre los servicios ofrecidos por las instituciones de soporte y el
desempeño de destinos turísticos; (v) identificar la estructura de las relaciones entre las instituciones
locales; y (vi) verificar la conexión entre las relaciones y el desempeño de destinos turísticos. La tesis se
desarrolló con base en la realización de tres estudios diferentes, pero relacionados. El Estudio 1 es un
ensayo teórico, representa el marco teórico de la tesis y contempla la elaboración de seis proposiciones:
(i) P1 - la diferencia entre el tipo de instituciones de soporte en los destinos no es significativa; (ii) P2 -
la diferencia entre el tipo de servicios ofrecidos por las instituciones de soporte es significativa; (iii) P3 -
hay una relación entre el número de instituciones de soporte y el desempeño del destino; (iv) P4 - hay
una relación entre la cantidad de servicios ofrecidos por las instituciones de soporte y el desempeño del
destino; (v) P5 - hay una conexión entre la estructura de las relaciones y el desempeño del destino; y (vi)
P6 - hay una relación entre la actuación de las instituciones de soporte y el desempeño del destino. El
Estudio 2 es, para la tesis, un estudio piloto. Se le llama estudio piloto por ser conducido para detectar
los puntos débiles en el proyecto, ayudar al investigador a familiarizarse con el tema analizado, además
de ser útil para probar el instrumento de recolección de datos y verificar la adecuación del tipo de
muestreo elegido. En ese estudio se analizó el destino turístico de Pirenópolis-GO. Él es cualitativo y
empírico y, en él, se realizaron entrevistas con representantes de 20 instituciones de soporte.
Posteriormente, se realizó el Estudio 3, en lo cual se analizaron seis destinos inductores brasileños que
presentan diferentes desempeños: Bento Gonçalves-RS, Paranaguá-PR, Caldas Novas-GO, São
Joaquim-SC, São Raimundo Nonato-PI y Mateiros-TO. Se identificaron las instituciones de soporte en
cada uno de los destinos y se realizó entrevistas con sus representantes con el auxilio de un guion de
entrevista semiestructurado. En el total, se identificaron 179 instituciones, de las cuales se entrevistaron
108. Los datos obtenidos fueron analizados de diferentes maneras: i) Análisis de Redes Sociales; ii)
Análisis de Correlaciones; iii) Análisis de Clusters; iv) Estadística descriptiva con técnicas de
representación gráfica de los resultados; v) Análisis de datos cualitativos; y vi) Qualitative Comparative
Analysis (QCA). Después de la realización de los tres estudios, se pudo analizarlos de forma conjunta,
probar las seis proposiciones de la investigación y cumplir el objetivo general de la tesis. Así se
concluyó que: i) la P1 es falsa, entonces, la diferencia entre el tipo de instituciones de soporte en los
destinos es significativa; ii) la P2 es falsa, entonces, la diferencia entre el tipo de servicios ofrecidos por
las instituciones de soporte no es significativa; iii) la P3 es verdadera, entonces, hay una relación entre el
número de instituciones de soporte y el desempeño del destino; iv) la P4 es verdadera, entonces, hay una
relación entre la cantidad de servicios ofrecidos por las instituciones de soporte y el desempeño del
destino; v) la P5 es verdadera, entonces, hay una conexión entre la estructura de las relaciones y el
desempeño del destino; y vi) la P6 es verdadera, entonces, hay una relación entre la actuación de las
instituciones de soporte y el desempeño del destino. A continuación, se presentan las contribuciones
teóricas, empíricas, administrativas y metodológicas, las limitaciones y, también, las sugerencias para
futuras investigaciones. Por fin, se presentan los elementos postextuales. | pt_BR |
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