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dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorAlmeida, Christiane Miranda Fontes de-
dc.date.accessioned2020-07-07T01:56:13Z-
dc.date.available2020-07-07T01:56:13Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.date.submitted2020-06-02-
dc.identifier.citationALMEIDA, Christiane Miranda Fontes de. Universidade pública e seu entorno: bibliometria, estado das artes e evidências empíricas: lições para a universidade de Brasília no seu relacionamento com sua comunidade .2020. 81 f, il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39117-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAs universidades cumprem o dever social de produção e disseminação do conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Além disso, representam importante fator de desenvolvimento, seja por formar profissionais para o mercado de trabalho, na criação de novas tecnologias ou no enriquecimento cultural. No entanto, entender qual é a influência de uma universidade na dinâmica social da comunidade em que está inserida e avaliar a forma como essa interação ocorre não é uma tarefa simples. Não obstante, é um esforço extremamente relevante no sentido de definir estratégias para avaliação dos aspectos que tornam a interação da universidade com seu meio algo contributivo. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo identificar conceitos e variáveis que devem ser contemplados no entendimento da relação da Universidade de Brasília (UnB) - nosso objeto de estudo - com seu entorno. Os procedimentos utilizados nesta pesquisa baseiam-se no método de revisão sistemática integrador desenvolvido por Mariano e Rocha (2017), denominado Teoria do Enfoque Meta Analítico Consolidado – TEMAC. Os resultados apontaram que a interação entre a universidade e seu meio se orientam por questões econômicas ou de transferência, sociais e culturais. Portanto, na análise deste trabalho, os aspectos identificados, passíveis de análise e avaliação, sob o âmbito econômico são a produtividade acadêmica, as despesas agregadas e a geração de emprego e renda, a inovação, a promoção da formação de spin offs e startups; sob o âmbito social, a definição de políticas institucionais a partir de problemas sociais e redes sociais, os programas de extensão e ainda a avaliação de externalidades positivas e negativas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUniversidade pública e seu entorno : bibliometria, estado das artes e evidências empíricas : lições para a universidade de Brasília no seu relacionamento com sua comunidade.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keyworduniversidadept_BR
dc.subject.keywordentornopt_BR
dc.subject.keywordtransbordamentopt_BR
dc.subject.keyworddesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The universities fulfill the social duty of producing and disseminating knowledge, through teaching, research and extension. In addition, they represent an important development factor, either by training professionals for the job market, in the creation of new technologies or in cultural enrichment. However, understanding the influence of a university on the social dynamics of the community in which it operates and assessing how this interaction occurs is not a simple task. Nevertheless, it is an extremely relevant effort to define strategies for evaluating the aspects that make the university's interaction with its environment somewhat contributory. In this context, this work aims to identify concepts and variables that must be considered in understanding the relationship of the University of Brasília (UnB) - our object of study - with its surroundings. The procedures used in this research are based on the integrative systematic review method developed by Mariano and Rocha (2017), called Consolidated Analytical Meta Approach Theory - TEMAC. The results showed that the interaction between the university and its environment is guided by economic or transfer, social and cultural issues. Therefore, in the analysis of this work, the identified aspects, subject to analysis and evaluation, under the economic scope are academic productivity, aggregate expenses and the generation of jobs and income, innovation, the promotion of the formation of spin offs and startups; under the social sphere, the definition of institutional policies based on social problems and social networks, extension programs and the evaluation of positive and negative externalities.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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