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Título: Elaboração de um manual de experimentos de bioquímica para professores do ensino médio
Autor(es): Almeida, Aline Gisele Costa
E-mail do autor: alinebio2007@yahoo.com.br
Orientador(es): Lima, Consuelo Medeiros Rodrigues de
Assunto: Atividades experimentais
Bioquímica
Ensino Médio
Fotossíntese
Fermentação
Enzimas
Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 7-Jul-2020
Referência: ALMEIDA, Aline Gisele Costa. Elaboração de um manual de experimentos de bioquímica para professores do ensino médio. 2020. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A metodologia tradicional de ensino, em que o professor expõe o tema e o aluno é um mero ouvinte, tem sido questionada quanto a conduzir a uma aprendizagem efetiva. Nesse contexto, os resultados apresentados na literatura apontam a abordagem prática dos conteúdos integrada à teoria como uma estratégia que contribui para tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais eficazes. Muitas são as barreiras que inviabilizam a inserção de atividades experimentais na rotina pedagógica; em particular, a indisponibilidade de tempo para o professor para buscar informações e planejar aulas experimentais. Com base nessas ponderações, elaboramos um manual de experimentos de Bioquímica para dar subsídios a professores do Ensino Médio da Rede Pública no planejamento, organização e execução de experimentos de Bioquímica. O “Currículo em Movimento da Educação Básica do DF – Ensino Médio” da Secretaria de Estado de Educação do DF foi utilizado como referência para buscar o conteúdo de Bioquímica a ser abordado no Manual. Os critérios para seleção dos experimentos foram: contemplar os conteúdos de Fotossíntese, Fermentação e Enzimas estudados no Ensino Médio, ser possível de executar em 1 hora/aula ou poder ser realizado em etapas passíveis de interrupção (permitindo a retomada em outras aulas) e utilizar materiais disponíveis na escola ou de fácil aquisição e de baixo custo. O Manual, “batizado” com o nome “Com as Mãos na Massa”, foi organizado em três capítulos: No capítulo 1 são apresentadas regras gerais de segurança no “Espaço Laboratório”. O capítulo 2 apresenta uma breve introdução sobre aulas práticas e o ensino de Biologia/Bioquímica e a abordagem experimental, considerando características do ensino investigativo e a base teórica referente aos temas dos experimentos apresentados no manual: fotossíntese, fermentação e enzimas. O capítulo 3 apresenta orientações para a realização de atividades experimentais, o fluxograma de organização dos experimentos e os experimentos, sendo 6 de fotossíntese, 5 de fermentação e 4 de enzimas. O Manual foi avaliado por 22 professores de Biologia do Ensino Médio que lecionam em escolas públicas do DF, sendo que desses 18 são (ou foram) discentes do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da UnB. Esses professores receberam, em formato digital, o manual e o questionário on-line contendo 11 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva (opcional), cujo propósito maior foi avaliar o potencial do manual para constituir apoio didático para o ensino de Bioquímica no Ensino Médio, mas também saber se o acesso ao manual seria um fator motivador para incluir atividades experimentais na prática pedagógica desses professores. A análise dos dados do questionário foi feita utilizando a ferramenta Google Forms. De forma geral, a maioria dos avaliadores (> 90%) considerou o manual excelente ou muito bom em relação à clareza, objetividade, organização e conteúdo. Com relação à motivação, 68,2% responderam que o acesso ao manual os motivaria a inserir atividade experimental de Bioquímica em sua prática pedagógica e 27,3% responderam que muito provavelmente também seriam motivados. Os resultados sugerem que o manual está adequado para a finalidade proposta. O manual será disponibilizado impresso e também on-line, por meio de um site, que viabilizará a integração entre professores de Biologia e também a troca de ideias.
Abstract: The traditional teaching methodology, in which the teacher exposes the subject and the student is a mere listener, has been questioned as to leading to effective learning. In this context, the results presented in the literature point to the practical approach of content integrated to the theory as a strategy that contributes to make the teaching and learning processes more effective. There are many barriers that prevent the insertion of experimental activities in the pedagogical routine; in particular, the unavailability of time for the teacher to seek information and to plan experimental classes. Based on these considerations, we elaborated a manual of biochemistry experiments to give subsidies to public high school teachers in the planning, organization and execution of biochemistry experiments. The “Moving Curriculum of Basic Education of the DF - High School” of the DF State Department of Education was used as a reference to search the biochemistry content to be addressed in the Manual. The criteria for the selection of the experiments were: to contemplate the contents of Photosynthesis, Fermentation and Enzymes studied in High School, to be able to perform in 1 hour / class or to be performed in interruptible stages (allowing the resumption in other classes) and use materials available at school or easily available and inexpensive. The Handbook, baptized under the name “Hands-On”, was organized into three chapters: Chapter 1 presents general safety rules in the “Laboratory Space”. Chapter 2 presents a brief introduction about practical classes and the teaching of Biology / Biochemistry and the experimental approach, considering characteristics of investigative teaching and the theoretical basis regarding the themes of the experiments presented in the manual: photosynthesis, fermentation and enzymes. Chapter 3 presents guidelines for carrying out experimental activities, the flowchart of the organization of the experiments and the experiments, being 6 photosynthesis, 5 fermentation and 4 enzymes. The Manual was evaluated by 22 high school biology teachers who teach in public schools in the Federal District, and of these 18 are (or were) students of the Professional Master's Degree in Biological Education in National Network (PROFBIO) of UnB. These teachers received, in digital format, the manual and the online questionnaire containing 11 multiple choice questions and 1 discursive question (optional), whose main purpose was to evaluate the potential of the manual to constitute didactic support for the teaching of Biochemistry in Teaching. Medium, but also whether access to the manual would be a motivating factor to include experimental activities in the pedagogical practice of these teachers. The analysis of the questionnaire data was done using the Google Forms tool. Overall, most reviewers (> 90%) found the manual excellent or very good with regard to clarity, objectivity, organization and content. Regarding motivation, 68.2% answered that access to the manual would motivate them to insert experimental biochemistry activity in their pedagogical practice and 27.3% answered that they would most likely also be motivated. The results suggest that the manual is suitable for the proposed purpose. The manual will be available in print and also online, through a website, which will enable the integration between biology teachers and also the exchange of ideas.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: CAPES
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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