Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Frederico Augusto Barbosa da | - |
dc.contributor.author | Hernandes, Leonardo Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T12:54:24Z | - |
dc.date.available | 2020-07-07T12:54:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-05-04 | - |
dc.identifier.citation | HERNANDES, Leonardo Silveira . Como nascem os editais: a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39144 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho analisou as interações entre o campo do teatro com o campo burocrático-jurídico na
formulação dos instrumentos de fomento à cultura realizada pelo Fundo de Apoio à Cultura
(FAC) do Distrito Federal (DF) no período de 2011 a 2018. Partiu-se da compreensão dos
conceitos de fomento e interesse público, além da análise do princípio da subsidiariedade para
estabelecer os tipos de intervenção que o Estado contemporâneo realiza quando cria
mecanismos de apoio à cultura. A partir dessa base conceitual foi feito um levantamento da
estruturação do fomento à arte e das estruturas de fomento do Brasil organizados pela Lei no
8.313/91 conhecida como Lei Rouanet, que estabeleceu o modelo do financiamento direto por
meio de fundo perdido (FNC) e apoio indireto, mediante os incentivos fiscais (mecenato). O
Distrito Federal seguiu esse modelo, assim como o resto do país, porém com a supremacia dos
recursos diretos distribuídos pelo FAC por meio de editais públicos. A partir de 2011, o FAC
passou por uma transformação no desenho organizacional dos editais depois de ter uma
elevação significativa de seus recursos, com a vinculação de 0,3% da Receita Corrente Líquida
(RCL) a sua dotação orçamentária anual, sendo transformado em um dos maiores fundos de
fomento à cultura do Brasil. Esse cenário alterou o interesse pelo FAC pelos artistas e pelo
próprio governo, sendo alvo de disputas em diferentes frentes. Partindo dos conceitos de
capital-habitus-campo de Pierre Bourdieu, buscou-se estabelecer o campo do poder (político-
burocrático-jurídico) e o campo do teatro brasiliense, bem como levantar suas lutas internas. A
análise do percurso dos editais no período pesquisado, tendo como recorte as linhas de
financiamento a novos espetáculos teatrais, permitiu levantar momentos das intervenções e as
interações entre os campos intervenção das regras e na política de fomento. O foco foi descobrir
como essas interações ocorreram, os agenciamentos e as alterações no campo e no habitus dos
atores. De um lado, o campo do poder) que necessita criar discursos de legitimação para
justificar junto ao interesse público os recursos públicos investidos e precisa que os artistas se
submetam a suas regras para validar sua política. Do outro, os artistas que, com dificuldades de
financiamento frente a um mercado reduzido, carecem dos recursos públicos gerando uma
dependência e, ao mesmo tempo, reivindicam reconhecimento. O resultado é uma
interdependência que irá flutuar a depender das capacidades de agenciamento e de capital de
cada campo e subcampo. O modelo burocrático, fundado em um normativo positivado e de
elevada desconfiança é gerador de custos elevados, para ambos os campos, onde os conteúdos
artísticos em última análise ficam em segundo plano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Como nascem os editais : a interação dos campos do poder e do teatro na formulação dos instrumentos de fomento do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal no período de 2011 a 2018 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fomento à cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Apoio à Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The work analyzed the interactions between the theater field with the bureaucratic legal field
and applications of the instruments for fostering culture fulfilled by the Fund for the Support of
Culture (FAC) of the Federal District (DF) in the period from 2011 to 2018. It started
understanding the concepts of development and public interest, in addition to the analysis of
the principle of subsidiarity to define the types of intervention that the contemporary State
performs when creating mechanisms to support culture. Based on this conceptual basis, a
review was made of the structuring of the fostering of art and of the fostering structures in
Brazil organized by Law No. 8,313 / 91 known as the Rouanet Law, which established the
model of direct financing through the lost funds (FNC) and indirect support, through tax
incentives (patronage). The Federal District followed this model, as well as the rest of the
country, but with the supremacy of direct resources distributed by the FAC through public
notices. As of 2011, the FAC underwent a transformation in its organizational design of the
public notices after having significantly increased in its resources, with 0.3% of the Current Net
Revenue (RCL) linked to its annual budget allocation, being transformed into one of the largest
funds to promote culture in Brazil. This scenario changed the interest in FAC for artists and the
government itself, being the subject of disputes on different fronts. Starting from Pierre
Bourdieu's concepts of capital-habitus-field, it was sought to establish the field of power
(political-bureaucratic-legal) and the field of Brasília's theater, as well as to raise its internal
struggles. The analysis of the course of the public notices in the researched period, having as
outline the financing lines for new theatrical shows, allowed to raise moments of the
interventions and the interactions between the intervention fields of the rules and in the
promotion policy. The focus was to find out how these interactions occurred, the assemblages
and the changes in the field and the habitus of the actors. On the one hand, the field of power
that needs to create speeches of legitimation to justify to the public interest the public resources
invested and requires artists to submit to their rules to validate their policy. On the other hand,
artists who, with financing difficulties in the face of a reduced market, the lack of public
resources, generate dependency and, at the same time, claim recognition. The result is an
interdependence that will fluctuate and depend on the diligence and the capital of each field and
subfield. The bureaucratic model, based on a positive and high-level disconnect is the generator
of high costs, for both fields, where the artistic contents are ultimately in the background. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|