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2003_JamesonReinauxdaCunha.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorCunha, Jameson Reinaux da-
dc.date.accessioned2020-07-07T14:01:32Z-
dc.date.available2020-07-07T14:01:32Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.date.submitted2003-03-
dc.identifier.citationCUNHA, Jameson Reinaux. Problemas na tomada de decisão quando da utilização da margem de contribuição para maximização do valor da empresa. 2003. 155f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Brasília, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39169-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.pt_BR
dc.description.abstractO processo de tomada de decisão nas empresas, geralmente, busca o equilíbrio entre os interesses dos administradores e dos acionistas. Sendo o custo e o valor fortes componentes de decisões estratégicas, fazem-se necessárias sua estruturação, compreensão e análise. A prática inadequada de utilização desses componentes na tomada de decisão constitui entrave ao surgimento de propostas e medidas corretivas que permitam a melhoria da gestão das organizações. Este trabalho investiga fundamentos para reflexão sobre a eficácia da Tomada de Decisão quando da utilização da Margem de Contribuição visando a Maximização do Valor da Empresa. Há vários estudos que demonstram a utilização da Margem de Contribuição como técnica adequada na tomada de decisão. Porém, esses estudos dificilmente avaliam se essa decisão representa acréscimo de valor para a empresa. Uma parte da literatura contábil recomenda a utilização da técnica de Margem de Contribuição para tomada de decisões. Porém, dependendo das circunstâncias do problema, a Margem de Contribuição poderá levar os dirigentes de empresa a uma decisão equivocada. É admissível pensar que as empresas vencedoras serão aquelas que combinarem gerentes competentes com processos de tomada de decisão de visão adequada. A partir da análise do custo marginal, torna-se possível para a empresa tornar ótimo o seu processo decisório, no sentido de atingir de forma mais apropriada o ponto de equilíbrio. A análise da margem de contribuição, no entanto, não apresenta eficácia no processo de tomada de decisão com esse objetivo, em função de fornecer melhor detalhamento do comportamento dos custos em relação às modificações da produção.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProblemas na tomada de decisão quando da utilização da margem de contribuição para maximização do valor da empresapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdministração de empresaspt_BR
dc.subject.keywordTomada de decisãopt_BR
dc.subject.keywordCusto marginalpt_BR
dc.subject.keywordMargem de contribuiçãopt_BR
dc.description.abstract1The corporate decision-making process usually seeks the balance between managers’ and stockholders’ interests. Since cost and value are strong components of strategic decisions, their structuring, comprehension and analysis become necessary. The inadequate utilization of these components in the decision-making process becomes an obstacle to the development of proposals and corrective measures, which allow the improvement of corporate management. This paper investigates fundaments for the reflection on the decision-making effectiveness when using the margin of contribution and its utilization in the maximization of company value. Several studies demonstrate the use of the margin of contribution as an adequate method in the decision-making process. However, these studies hardly evaluate whether this decision represents an increase in the value of the company. The accounting literature recommends the use of the margin of contribution methodology in the decision-making process; nevertheless, depending on the circumstances, the margin of contribution may lead company managers to an incorrect decision. It is possible to think that successful companies will be the ones which combine competent managers and appropriate decision-making processes. From the marginal cost analysis, it is possible for a company to optimize its decision-making process, so as to better reach its equilibrium. The margin of contribution analysis, however, is not efficient in the decision-making process under this perspective, since it provides a better detailing of the behavior of cost in relation to the changes in the production.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
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