Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha | - |
dc.contributor.author | Aquilino, Simone Martins | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T14:29:13Z | - |
dc.date.available | 2020-07-07T14:29:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-29 | - |
dc.identifier.citation | AQUILINO, Simone Martins. Entre jovens invisíveis e corpos silenciados: manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39181 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa apresenta como objeto de estudo o trato das sexualidades nas aulas de Educação Física.
Entendemos que discutir na escola essa temática é muito importante, pois já faz parte do dia a dia
dos/as estudantes e está presente também na escola. Temos como objetivo geral conhecer,
problematizar e compreender como se dá a homofobia nas aulas de educação física do ensino
fundamental, bem como apontar formas de intervenção pedagógica no combate a essa opressão. Para
isso pontuamos os seguintes objetivos específicos: a) analisar as concepções dos/as alunos/as
relacionadas às questões de gêneros e sexualidades; b) identificar e descrever como ocorre a
homofobia nas aulas de Educação Física; c) desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica
para discutir as questões de gêneros, as sexualidades e a homofobia nas aulas de Educação Física. A
pesquisa é exploratória, com uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Foi realizada numa
Escola Estadual do município de Extremoz/RN, tendo como participantes da pesquisa alunos/as de
uma turma do 9o ano matutino (32 alunos/as) e outra do 9o ano vespertino (28 alunos/as), do ensino
fundamental. Os instrumentos para o levantamento dos dados da pesquisa foram o questionário
diagnóstico e as oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que 72,7% dos/as estudantes já
presenciaram cenas de homofobia, que ocorrem principalmente através das ofensas e “brincadeiras”
nas aulas de Educação Física. As concepções da maioria dos/as estudantes relacionada aos gêneros
são que os/as alunos/as não devem ser separados por gênero e nem ter conteúdos diferentes. Em
relação à sexualidade, aferimos que a figura masculina ainda está muito ligada, na percepção deles/as,
à força e à virilidade, enquanto a mulher está associada à sutileza e à delicadeza. Concluímos que, no
decorrer da pesquisa, a maioria dos/as alunos/as se expressou contra a homofobia e apontou
alternativas para minimizá-la nas aulas de Educação Física. Através das oficinas pedagógicas
proporcionamos aos/às estudantes vários momentos que consideramos enriquecedor para os/as
alunos/as, a pesquisadora e a Educação Física Escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homofobia - escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research presents the object of study, the treatment of sexualities in Physical Education classes.
We understand that discussing at school is very important, as it is already part of everyday life and is
also present at school. We have as general objective, to know, problematize and understand how
homophobia happen in physical education classes of elementary school, as well as to point out ways of
pedagogical intervention in the fight against this oppression. For this, we point out the following specific
objectives: a) to analyze the students' conceptions related to gender and sexuality; b) identify and
describe how homophobia happen in Physical Education classes; c) develop a proposal for pedagogical
intervention to discuss gender, sexualities and homophobia in Physical Education classes. The research
is exploratory, with a qualitative approach, of an action research type. It was held at the School in
Extremoz/RN, with students from a 9th grade morning group (32 students) and another from the 9th
grade afternoon group (28 students), as elementary students. The instruments for collecting survey data
were diagnostic questionnaires and pedagogical workshops. The results showed that 72.7% of the
students already witnessed scenes of homophobia and that it occurs mainly through offenses and
“games” in Physical Education classes. The conceptions of most students related to genders, are that
students should not be separated by gender or have different content. About sexuality, we found that
the male figure is still very much linked, in their perception, to strength, virility while the woman is
associated with subtlety, delicacy. We concluded that the most of the students expressed themselves
against homophobia and pointed out alternatives to minimize it in Physical Education classes. Through
the pedagogical workshops we provide students with a lot of moments that we consider importants for
students, the researcher and Physical Education in Schools. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|