Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Diego Mota | - |
dc.contributor.author | Lemos, Marco Aurélio Cirilo | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T15:40:07Z | - |
dc.date.available | 2020-07-07T15:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-18 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Marco Aurélio Cirilo . Análise das determinantes para as efetividades da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. 2020. 202 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39206 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho analisou como o contexto, o desenho institucional e a dinâmica discursiva da
Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica influenciaram suas efetividades. A
pesquisa consistiu em um estudo de caso instrumental e analisou o conteúdo e o discurso
contidos em documentos e entrevistas em profundidade com representantes da CNAPO. Com
relação aos principais resultados observados, constatou-se que a CNAPO incluía discursos de
antiga associação contra-hegemônica ao agronegócio. Atores profissionais indicados pelo
governo possuíam representatividade, argumentação e liberdade para deliberar. Discursos
legitimadores da qualidade de vida e discursos de fragmentação contra o modelo agronegocial
eram prevalentes. A vertente agroecológica era hegemônica no interior da CNAPO em relação
aos produtores orgânicos. Por não possuir poder decisório e sua manutenção depender do
poder executivo federal, fatores contextuais foram preponderantes nas efetividades analisadas.
No governo Dilma, gozou de suporte estatal que proporcionou relevantes efetividades
Participativa e Deliberativa, Representatividade e de Articulação. Porém seu discurso não
ameaçou a hegemonia do agronegócio no Estado e na esfera pública. A Implementação ficou
prejudicada pela impossibilidade de aprovar o PRONARA. Apesar de manter a liberdade
discursiva dos debates, a mudança institucional no governo Temer afetou a pluralidade de
atores e a inclusão de discursos da esfera pública. No mesmo grau de deterioração, a
efetividade de implementação foi afetada pelo discurso governamental de crise econômica.
Assim como outros espaços de participação, o governo Bolsonaro extinguiu a CNAPO. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise das determinantes para as efetividades da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições participativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institucionalismo discursivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) - desenho institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) - dinâmica discursiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzed how the context, institutional design and discursive dynamics of the
National Commission for Agroecology and Organic Production influenced its effectiveness.
The research consisted of an instrumental case study and analyzed the content and discourse
contained in documents and in-depth interviews with representatives of CNAPO. Regarding
the main results observed, it was found that CNAPO included speeches from a former
counter-hegemonic association with agribusiness. Professional actors appointed by the
government had representation, reasoning and freedom to deliberate. Statements that
legitimize quality of life and speeches of fragmentation against the agribusiness model were
prevalent. The agroecological aspect was hegemonic within CNAPO in relation to organic
producers. As it does not have decision-making power and its maintenance depends on the
federal executive power, contextual factors were preponderant in the analyzed effectiveness.
In Dilma's government it enjoyed state support that provided relevant Participative and
Deliberative, Representativeness and Articulation activities. However, its speech did not
threatenthe hegemony of agribusiness in the State and in the public sphere. Implementation
was hampered by the impossibility of approving PRONARA. Despite maintaining the
discursive freedom of the debates, the institutional change in the Temer government affected
the plurality of actors and the inclusion of speeches in the public sphere. In the same degree of
deterioration, the effectiveness of implementation was affected by the government's economic
crisis discourse. Like other spaces for participation, the Bolsonaro government extinguished
CNAPO. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|