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2005_João Ricardo Terdulino de Brito.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAraújo, Aneide Oliveira-
dc.contributor.authorBrito, João Ricardo Terdulino de-
dc.date.accessioned2020-07-07T18:52:10Z-
dc.date.available2020-07-07T18:52:10Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.date.submitted2005-
dc.identifier.citationBRITO, João Ricardo Terdulino de. Um estudo sobre custos de elaboração de material didático e tutoria em EaD online em uma instituição de ensino superior no Brasil. 2005. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)— Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Pessoa, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39214-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2005.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal verificar a representatividade dos custos com elaboração de material didático e custos com tutoria e instrução incorridos em uma instituição de ensino superior, localizada em território nacional, e que oferece um curso de graduação na área de educação na modalidade de EaD online. O propósito da medição desta representatividade dos custos foi de responder se estes são, entre outros, os custos relevantes incorridos pela instituição objeto de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório cujo procedimento metodológico adotado para o seu desenvolvimento, no que se refere a coleta, análise dos dados e os meios de investigação, é o estudo de caso, bem como a pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados encontrados indicam que os custos com elaboração de material didático e os custos com tutoria e instrução são relevantes, entretanto não são os únicos considerados como tal. Os custos envolvidos com aquisição e operação de softwares específicos constituem também um custo relevante. A estrutura dos custos pode ser alterada de acordo com o período analisado e de acordo com as características de sincronismo do curso oferecido. Verificou-se também que a tecnologia utilizada nesta modalidade de educação acaba gerando custos adicionais incorridos com profissionais de conhecimento específico em tecnologia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm estudo sobre custos de elaboração de material didático e tutoria em EaD online em uma instituição de ensino superior no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordCustospt_BR
dc.subject.keywordTutoriapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.description.abstract1This study has as main objective to verify the proportionality of the costs with elaboration of didactic material and costs with tutelage and instruction incurred in a higher education institution, located in national territory, and that offers a degree course in the education area in the modality of EaD online. The purpose of the measurement of this proportionality of the costs was of answering these they are, among other, the relevant costs incurred by the institution research object. This is a research of exploratory stamp whose methodological procedure adopted for your development, in what it refers the collection, analysis of the data and the investigation means, it is the case study, as well as the documental and bibliographical research. The found results indicate that the costs with elaboration of didactic material and the costs with tutelage and instruction are relevant, however they are not the only ones considered as such. The costs involved with acquisition and operation of specific softwares they also constitute an relevant costs. The structure of the costs can be altered in agreement with the analyzed period and in agreement with the characteristics of synchronism of the offered course. It was also verified that the technology used in this education modality it ends up generating additional costs incurred with professionals of specific knowledge in technology.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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