Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Strieder, Roseline Beatriz | - |
dc.contributor.author | Rosa, Suiane Ewerling da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T13:30:50Z | - |
dc.date.available | 2020-07-09T13:30:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Suiane Ewerling da. Educação CTS: contribuições para a construção de culturas de participação. 2019. 280 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39240 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) almeja processos de democratização das
decisões envolvendo temas sociais de ciência-tecnologia. No entanto, estudos do campo indicam
que há poucos aprofundamentos sobre o que estamos compreendendo com práticas
participativas, como alcançá-las e desenvolvê-las em diferentes contextos, em especial, no
educacional. Diante disso, faz-se necessário identificar/compreender/aprofundar estratégias e
caminhos possíveis para promover mecanismos ampliados de participação. É diante disso que
propomos a presente pesquisa, que objetiva investigar, caracterizar e sistematizar elementos,
estratégias e experiências que contribuam para a construção de uma cultura participativa na
educação CTS. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico,
fundamentada na articulação dos referenciais da educação CTS, do Pensamento Latino-
Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade e de Paulo Freire. No primeiro momento,
buscamos compreender a complexidade dos processos democráticos e de participação no
âmbito social e na esfera científico-tecnológica, problematizando as dimensões histórico-cultural,
social e de mecanismos decisórios, visando contribuir para ações a serem desenvolvidas no
contexto educacional. No segundo momento, aprofundamos estratégias sinalizadoras para o
desenvolvimento de uma cultura de participação, sistematizadas pelos elementos valor,
conhecimento e engajamento social. Já a última etapa do trabalho, consiste em promover
sinalizações à educação CTS que perpassem pela criticidade da busca pela construção da
cultura de participação. Essa etapa, oriundo de um exercício teórico-prático de ações e
experiências educativas CTS, publicadas e analisadas a partir da Análise Textual Discursiva,
possibilitaram caracterizar limitações e potencialidades frente aos elementos e estratégias
identificados e sistematizados, implicando diferentes culturas de participação. Essas culturas
sinalizam desafios para a educação CTS, mas também encaminhamentos para um (re)pensar
de processos democráticos ampliados. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação CTS : contribuições para a construção de culturas de participação | pt_BR |
dc.title.alternative | STS education : contributions to constitution of participation crops | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura participativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação CTS | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Science-Technology-Society (STS) education aims at processes of democratization of
decisions in social themes of science-technology. However, field studies indicate that there is little
insight into what we are understanding with participatory practices, how to achieve and develop
them in different contexts, especially in education. Given this, it is necessary to identify
/understand/deepen strategies and possible ways to promote expanded mechanisms of
participation. Therefore, we propose the present research, which aims to investigate, characterize
and systematize elements, strategies and experiences that contribute to the construction of a
participatory culture in STS education. This is a research of qualitative nature and bibliographical
nature, based on the articulation of the references of education STS, Latin American Thought in
Science-Technology-Society and Paulo Freire. In the first moment, we seek to understand the
complexity of democratic processes and participation in the social and scientific-technological
sphere, problematizing the historical-cultural, social and decision-making dimensions, aiming to
contribute to actions to be developed in the educational context. In the second moment, we
deepen signaling strategies for the development of a culture of participation, systematized by the
elements value, knowledge and social engagement. The last stage of the work, on the other hand,
consists of promoting signs to the STS education that pervade the criticality of the search for the
construction of the culture of participation. This stage, derived from a theoretical-practical exercise
of actions and educational experiences STS, published and analyzed from the Discursive Textual
Analysis, allowed to characterize limitations and potentialities against the elements and strategies
identified and systematized, implying different cultures of participation. These cultures signal
challenges for STS education, but also referrals to a (re)thinking of expanded democratic
processes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|