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dc.contributor.advisorStrieder, Roseline Beatriz-
dc.contributor.authorRosa, Suiane Ewerling da-
dc.date.accessioned2020-07-09T13:30:50Z-
dc.date.available2020-07-09T13:30:50Z-
dc.date.issued2020-07-09-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.citationROSA, Suiane Ewerling da. Educação CTS: contribuições para a construção de culturas de participação. 2019. 280 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39240-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) almeja processos de democratização das decisões envolvendo temas sociais de ciência-tecnologia. No entanto, estudos do campo indicam que há poucos aprofundamentos sobre o que estamos compreendendo com práticas participativas, como alcançá-las e desenvolvê-las em diferentes contextos, em especial, no educacional. Diante disso, faz-se necessário identificar/compreender/aprofundar estratégias e caminhos possíveis para promover mecanismos ampliados de participação. É diante disso que propomos a presente pesquisa, que objetiva investigar, caracterizar e sistematizar elementos, estratégias e experiências que contribuam para a construção de uma cultura participativa na educação CTS. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, fundamentada na articulação dos referenciais da educação CTS, do Pensamento Latino- Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade e de Paulo Freire. No primeiro momento, buscamos compreender a complexidade dos processos democráticos e de participação no âmbito social e na esfera científico-tecnológica, problematizando as dimensões histórico-cultural, social e de mecanismos decisórios, visando contribuir para ações a serem desenvolvidas no contexto educacional. No segundo momento, aprofundamos estratégias sinalizadoras para o desenvolvimento de uma cultura de participação, sistematizadas pelos elementos valor, conhecimento e engajamento social. Já a última etapa do trabalho, consiste em promover sinalizações à educação CTS que perpassem pela criticidade da busca pela construção da cultura de participação. Essa etapa, oriundo de um exercício teórico-prático de ações e experiências educativas CTS, publicadas e analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, possibilitaram caracterizar limitações e potencialidades frente aos elementos e estratégias identificados e sistematizados, implicando diferentes culturas de participação. Essas culturas sinalizam desafios para a educação CTS, mas também encaminhamentos para um (re)pensar de processos democráticos ampliados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação CTS : contribuições para a construção de culturas de participaçãopt_BR
dc.title.alternativeSTS education : contributions to constitution of participation cropspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCiência, tecnologia e sociedade (CTS)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordCultura participativapt_BR
dc.subject.keywordEducação CTSpt_BR
dc.description.abstract1The Science-Technology-Society (STS) education aims at processes of democratization of decisions in social themes of science-technology. However, field studies indicate that there is little insight into what we are understanding with participatory practices, how to achieve and develop them in different contexts, especially in education. Given this, it is necessary to identify /understand/deepen strategies and possible ways to promote expanded mechanisms of participation. Therefore, we propose the present research, which aims to investigate, characterize and systematize elements, strategies and experiences that contribute to the construction of a participatory culture in STS education. This is a research of qualitative nature and bibliographical nature, based on the articulation of the references of education STS, Latin American Thought in Science-Technology-Society and Paulo Freire. In the first moment, we seek to understand the complexity of democratic processes and participation in the social and scientific-technological sphere, problematizing the historical-cultural, social and decision-making dimensions, aiming to contribute to actions to be developed in the educational context. In the second moment, we deepen signaling strategies for the development of a culture of participation, systematized by the elements value, knowledge and social engagement. The last stage of the work, on the other hand, consists of promoting signs to the STS education that pervade the criticality of the search for the construction of the culture of participation. This stage, derived from a theoretical-practical exercise of actions and educational experiences STS, published and analyzed from the Discursive Textual Analysis, allowed to characterize limitations and potentialities against the elements and strategies identified and systematized, implying different cultures of participation. These cultures signal challenges for STS education, but also referrals to a (re)thinking of expanded democratic processes.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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