Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3925
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Elizangelacarrijo.pdf13,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: (A)bordar memórias, tecer histórias : fazeres teatrais em Brasília (1970-1990)
Autor(es): Carrijo, Elizângela
Orientador(es): Magalhães, Nancy Alessio
Assunto: Teatro brasileiro
História cultural
Cultura - Brasília (DF)
Memória de relatos
Narrativas históricas
Data de publicação: 9-Mar-2010
Referência: CARRIJO, Elizângela. (A)bordar memórias, tecer histórias: fazeres teatrais em Brasília (1970-1990). 2006. 497 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: (A)bordar e tecer lembram habilidades manuais e produções que, no final, têm o toque de quem as cria. Aqui, não é diferente, pois, ao tecer histórias ao longo dessas páginas, dei pontos e enlaces por meio de memórias relatadas por Dulcina de Moraes, Geraldo Martuchelli, Hugo Rodas, Humberto Pedrancini, Iara Pietricovsky, Jesus Vivas, João Antônio e José Maria B. de Paiva, construindo assim uma narrativa compartilhada, com nossos toques especiais. Ao estudar história e cultura, fazendo uso da metodologia da história oral, gravei narrativas e estudei-as com outras fontes de imagens (textuais e visuais) encontradas em diferentes acervos e interpretei os fazeres teatrais em Brasília, entre 1970 e 1990. Assim, parte de história de vida desses narradores/as; saberes; criação e transformação de lugares e repertório encenados, lutas diárias, dificuldades, rupturas, continuidades, belezas e legados se desvelaram aos nossos olhos mostrando dimensões desses fazeres cênicos nessa cidade, numa relação passado-presente heterogênea, dinâmica e significativa de ressonâncias nos dias de hoje. Enfim, estamos diante dessas múltiplas experiências, que mostram-se em diálogo, ora em consenso, ora em conflito, como a própria história é também por mim, assim concebida, sempre inacabada e, portanto, aberta a outras interpretações.
Abstract: Embroider and weave remind us of some manual abilities and productions that, when finished, are built among those who created them. Here, it is not different because by weaving stories along these pages, I have stitched and tied memories from Dulcina de Moraes, Geraldo Martuchelli, Hugo Rodas, Humberto Pedrancini, Iara Pietricovsky, Jesus Vivas, João Antônio e José Maria B. de Paiva, developing, by the way, a shared narrative with our special touches. By studying history and culture, using the methodology of oral history researches, I have recorded narratives and studied them connected with other sources of (written and visual) images found in different collections and then, I have interpreted the theater actions in Brasília, between 1970 and 1990. Therefore, some parts of life’s history these narraters, knowledge, places that were created, repertoires putted in action, daily struggles, difficulties, ruptures, continuities, beauties and legatos were revealed upon my eyes showing me some actions played in the city, in a heterogenic, dynamic and significant relationship between past and present echoing in nowadays reality. Finally, we are in front of some multiple experiences registers in which, in so many times, are revealed with dialogs and in so many others are shown by conflicts as it is seen in the proper history. This text is by me understood with the belief that the historical object is always unfinished and, therefore, this work is opened for other suggestions and interpretations.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2006.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.