Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Rogério | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Gabriela de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T15:41:45Z | - |
dc.date.available | 2020-07-22T15:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-22 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Gabriela de Andrade. A experiência estética na modernidade líquida: uma abordagem contemporânea da metafísica da Arte. 2019. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39280 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo intenta realizar uma análise da relação entre o público e a Arte
Contemporânea, especificamente sobre a possibilidade de experiência estética na
atualidade. Para melhor delimitar seu problema, o estudo parte do relato de uma
visita ao Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília, no dia quinze de junho
de dois mil e dezessete. O relato da experiência traz algumas cenas marcantes que
representam a relação entre a sociedade, as instituições e os produtores de Arte
Contemporânea na atualidade. Como uma primeira aproximação, analisa-se o relato
da experiência à luz das proposições teóricas de Andrei Tarkovski, Zygmunt
Bauman e Mircea Eliade. Tarkovski discorre sobre a importância do artista não se
afastar da busca pela verdade, universalidade e imortalidade. Bauman analisa as
consequências, para a cultura, de uma modernidade líquida, inundada pela cegueira
moral da sociedade. Eliade, ao investigar a essência do sagrado e do profano,
contribui para compreensão das instituições de Arte Contemporânea. Num segundo
momento, investiga-se o conceito de experiência estética, definição proposta por
John Dewey, em que a Arte é compreendida como a intensificação de experiências
ordinárias. Posteriormente, procura-se realizar a árdua tarefa de demonstrar a
concepção estética platônica, perpassando pelas teorias que criticam a relação do
filósofo com a Arte e as que realizam uma análise contextual do pensamento de
Platão. Ademais, ao final de cada capítulo, realizou-se uma aproximação conceitual
entre três diferentes trabalhos de Giorgio Agamben, perpassando por sua
concepção política de profanação, a metafísica do pensamento como potência e o
conceito de dispositivo. A partir de tais análises, o estudo apresenta diversas
considerações sobre a possibilidade de experiência estética e a atuação de artistas
e instituições de Arte na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A experiência estética na modernidade líquida : uma abordagem contemporânea da metafísica da Arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metafísica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study intends to carry out an analysis of the relation between the public
and the Contemporary Art, specifically on the possibility of esthetic experience in the
present time. In order to better define its problem, the study is based on the report of
a visit to the Honestino Guimarães National Museum in Brasilia, on the fifteenth day
of June in the year two thousand and seventeen. The report of the experience brings
some remarkable scenes that represent the relation between the society, the
institutions and the producers of Contemporary Art in the present time. As a first
approximation, the account of experience is analyzed in the light of the theoretical
propositions of Zygmunt Bauman, Andrei Tarkovski and Mircea Eliade. Tarkovski
discusses the importance of the artist not to move away from the search for truth,
universality and immortality. Bauman analyzes the consequences for culture of a
liquid modernity, flooded by the moral blindness of society. Eliade, in investigating
the essence of the sacred and the profane, contributes to the understanding of the
institutions of Contemporary Art. Second, the concept of aesthetic experience, a
definition proposed by John Dewey, in which Art is understood as the intensification
of ordinary experiences, is investigated. Subsequently, we try to perform the arduous
task of demonstrating the Platonic aesthetic conception, going through the theories
that criticize the relation of the philosopher whith art and those that perform a
contextual analysis of Plato's thought. In addition, at the end of each chapter, a
conceptual approach was carried out between three different works by Giorgio
Agamben, through his political conception of profanation, the metaphysics of thought
as potency and the concept of apparatus. From these analyzes, the study presents
several considerations about the possibility of aesthetic experience and the
performance of the artists and art institutions in contemporary times | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|