Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39308
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfluenciaEducacaoFinanceira.pdf550,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouto, Marília Cerqueira Soares Martins-
dc.contributor.authorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorBotelho, Ducineli Régis-
dc.date.accessioned2020-07-27T16:41:10Z-
dc.date.available2020-07-27T16:41:10Z-
dc.date.issued2020-05-15-
dc.identifier.citationSOUTO, Marília Cerqueira Soares Martins; SILVA, César Augusto Tibúrcio; BOTELHO, Ducineli Régis. Influência da educação financeira no comportamento financeiro: um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Revista de Ciências Contábeis - RCiC, Cuiabá, v. 10, n. 19, p. 18-38, 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rcic/article/view/8932/pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39308-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa é analisar a relação entre o conhecimento e o comportamento financeiro de discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração. Foi aplicado um questionário, adaptado do modelo validado de Flores (2012), contendo 26 questões para uma amostra de 177 discentes e egressos dos cursos de ciências contábeis, economia e administração da Universidade de Brasília. O questionário possui questões que medem o nível de educação financeira, mapeia as variáveis socioeconômicas e demográficas, a posição dos entrevistados em relação ao uso de crédito, seu perfil de gasto, sua tendência ao endividamento e seu comportamento de risco. Os resultados encontrados demonstraram que a educação financeira no comportamento financeiro da amostra é diretamente proporcional. Quem possuía maior conhecimento financeiro apresentou menor tendência a um comportamento de risco e ao endividamento. Por fim, a pesquisa evidenciou a importância da educação financeira para os indivíduos e para a sociedade. Conclui-se que o investimento em educação financeira para a população pode ser uma das possíveis soluções para problemas de endividamento e inadimplência no Brasil.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDepartamento de Ciências Contábeis, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfluência da educação financeira no comportamento financeiro : um estudo com os discentes e egressos dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administraçãopt_BR
dc.title.alternativeInfluence of financial education in financial behavior : a study with students and graduates in Accounting Sciences, Economy and Administrationpt_BR
dc.title.alternativeInfluencia de la educación financiera en el comportamiento financiero : un estudio con estudiantes y graduados de cursos de Contabilidad, Economía y Negociospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordComportamento financeiropt_BR
dc.subject.keywordComportamento de risco (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordDívidaspt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Ducineli Régis Botelho, em 09 de julho de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of the research is to analyze the relationship between the financial knowledge and financial behavior of students and graduates of the areas of Accounting Sciences, Economy and Administration. A questionnaire adapted from the validated Flores’s model (2012) containing 26 questions was applied to a sample of 177 students and graduates from the areas of accounting, economics and administration at the University of Brasília. The questionnaire has questions that measure the level of financial education, verifies the socioeconomic and demographic variables, the position of the interviewees in relation to the use of credit, their spending profile, their tendency towards indebtedness and their risk behavior. The results showed that there is a positive influence of financial education on the financial behavior of the sample. Respondents with more financial knowledge were less prone to present a risky behavior and to indebtedness. The research highlights the importance of financial education for the individuals and for the society. The data presented demonstrates that the investment in financial education for the population may be one of the possible solutions to problems of indebtedness in Brazil.pt_BR
dc.description.abstract2El propósito de la investigación es analizar la relación entre el conocimiento y el comportamiento financiero de estudiantes y egresados de Contabilidad, Economia y Administración. Se aplicó un cuestionario adaptado del modelo validado de Flores (2012) que contenía 26 preguntas a una muestra de 177 estudiantes y graduados de los cursos de contabilidad, economía y administración de la Universidad de Brasilia. El cuestionario tiene preguntas que miden el nivel de educación financiera, mapea las variables socioeconómicas y demográficas, la posición de los encuestados en relación con el uso del crédito, su perfil de gasto, su tendencia al endeudamiento y su comportamiento de riesgo. Los resultados mostraron que la educación financiera en el comportamiento financiero de la muestra es directamente proporcional. Aquellos con más conocimiento financiero eran menos propensos a comportamientos de riesgo y deudas. La investigación destaca la importancia de la educación financiera para los individuos y la sociedad. Los datos presentados demuestran que invertir en educación financiera para la población puede ser una de las posibles soluciones a los problemas de deuda y delincuencia en Brasil.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6130-1590pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-5717-9502pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6205-2071pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.