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Título: Estudo das características físicas e hidráulicas de concretos permeáveis com RCD
Outros títulos: Study of the physical and hydraulic characteristics of permeable concrete with RCD
Estudio de las características físicas e hidráulicas del hormigón permeable con RCD
Autor(es): Fernandes, Guilherme de Sousa
Melo, Carlos Eduardo Luna de
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5655-2814
https://orcid.org/0000-0003-2160-6776
Assunto: Concreto poroso
Concreto permeável
Resíduos - construção civil
Resíduo de construção e demolição (RCD)
Data de publicação: 28-Mai-2020
Editora: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Referência: FERNANDES, Guilherme de Sousa; MELO, Carlos Eduardo Luna de. Estudo das características físicas e hidráulicas de concretos permeáveis com RCD. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 26, p. 205-218, 28 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.14. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29576. Acesso em: 27 jul. 2020.
Resumo: A indústria da construção civil é importante para o crescimento econômico e social do país. Entretanto, o impacto ambiental causado é grande, tanto pelo consumo de recursos naturais como pela geração de resíduos. Com o crescente aumento das cidades está cada vez mais difícil ter um espaço para a correta destinação desses resíduos. Buscando uma maneira de mitigar tanto o problema da deposição dos resíduos como das inundações, esse trabalho propõe um concreto permeável produzido com resíduos da construção e demolição. Foram produzidos concretos porosos variando os teores de argamassa em 35% e 40% e os teores de substituição de agregados por RCD em 15% e 30%. Foram feitos ensaios de resistência à compressão, índice de vazios, absorção, massa específica e permeabilidade. Os resultados dos ensaios mostraram que a redução da resistência pode ser de 23% quando da substituição de 15% do agregado natural por agregado reciclado, mas mesmo com essa redução é possível atingir as resistências ficaram maiores que 20 MPa. A substituição dos agregados resultou em ganhos de mais de 78% na permeabilidade.
Abstract: The construction industry is important for the country's economic and social growth. However, the environmental impact caused is huge, because of the consumption of natural resources and the generation of waste. With cities growing more and more, it is increasingly difficult to have a space for the correct destination of this waste. Looking for a way to mitigate the problem of waste and flooding, this work proposes a pervious concrete with construction and demolition waste. Pervious concretes were produced varying the mortar contents by 35% and 40% and the substitution of aggregates for CDW by 15% and 30%. Compressive strength, voids index, absorption, density and permeability tests were performed. The results of the tests showed that the resistance reduction can be 23% when replacing 15% of the natural aggregate with recycled aggregate, but even with this reduction it is possible to reach the resistances greater than 20 MPa. The replacement of the aggregates resulted in gains of 78% in permeability.
Resumen: La industria de la construcción es importante para el crecimiento económico y social del país. Sin embargo, el impacto ambiental causado es grande, tanto por el consumo de recursos naturales como por la generación de residuos. Con el crecimiento de las ciudades, es cada vez más difícil tener un espacio para el destino correcto de estos residuos. En busca de una forma de mitigar tanto el problema de la deposición de residuos como las inundaciones, este trabajo propone un concreto permeable producido con residuos de construcción y demolición. Se produjeron hormigones porosos variando los contenidos de mortero en un 35% y 40% y los contenidos de sustitución de agregados por RCD en un 15% y 30%. Se realizaron pruebas de resistencia a la compresión, índice de vacíos, absorción, densidad y permeabilidad. Los resultados de las pruebas mostraron que la reducción de la resistencia puede ser del 23% cuando se reemplaza el 15% del agregado natural con agregado reciclado, pero incluso con esta reducción es posible alcanzar resistencias superiores a 20 MPa. El reemplazo de agregados resultó en ganancias de más del 78% en permeabilidad.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: (CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License.
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.14
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