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Título: Uma estratégia para a OBMEP : o impacto das demonstrações sob a perspectiva da aprendizagem significativa
Autor(es): Silva, Paulo Cesar Bernardo
Orientador(es): Ruviaro, Ricardo
Assunto: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Demonstrações matemáticas
Matemática - estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Educação básica
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: SILVA, Paulo Cesar Bernardo. Uma estratégia para a OBMEP: o impacto das demonstrações sob a perspectiva da aprendizagem significativa. 2020. 188 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho busca resgatar as demonstrações matemáticas que, muitas vezes, são esquecidas pelas escolas e aliá-las às novas tecnologias e às novas práticas de ensino. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi apresentar as demonstrações matemáticas como uma estratégia para obter resultados satisfatórios na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e contribuir para a melhoria do ensino da Matemática de qualidade, tendo como foco a Educação Básica. Com base nas experiências vivenciadas pelo acadêmico, partiuse de um estudo detalhado acerca dos assuntos mais cobrados nas provas da OBMEP de 2005 até 2019. Por meio de uma pesquisa voltada para os professores, investigaram-se as metodologias aplicadas nas escolas e, a partir desses dados, procedeu-se à escolha da turma em que o estudo foi realizado. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um trabalho com as demonstrações matemáticas em uma Escola do Distrito Federal (DF), numa turma de 30 alunos do Ensino Médio, com pouca participação nas olimpíadas, tendo como foco a OBMEP por ter um papel fundamental na Educação, na motivação e descoberta de novos talentos. Foram realizados três encontros baseados na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O primeiro deles consistiu na aplicação de uma Avaliação Diagnóstica a fim de traçar um perfil da turma; conhecidas as dificuldades, no segundo encontro, trabalhou-se uma aula com demonstrações de Sequências e Progressão Aritmética e, no terceiro encontro, aplicou-se uma Avaliação Formativa para verificar o aprendizado do aluno, seguida de um questionário para mensurar o grau de motivação em relação à OBMEP. Os resultados apontam que o crescimento quantitativo do desempenho dos alunos foi notável quando se comparou a média geral da Avaliação Formativa com a da Avaliação Diagnóstica.
Abstract: This work is trying to get back to the mathematical demonstrations which are often overlooked by schools, and to ally them with the new technologies and to new teaching practices. In this way, the aim of this study was to present the mathematical demonstrations as a means to achieve good results in the Olympics, the Brazilian Math for Public Schools (OBMEP), and to contribute to the improvement of the Mathematics teaching quality, with a focus on primary and secondary Education. Based on the experience acquired by an academic, it was an in-depth study on the issues collected in proofs of the OBMEP from 2005 to 2019. By means of a survey directed to teachers, to investigate the methodologies used in the schools, and, based on these data, we proceeded to the choice of the class in which the study was carried out. To achieve the proposed objective, the company has made a desktop with all the mathematical demonstrations in a School in the Federal District (DF), a group of 30 high School students with little or no participation in the olympic games, with a focus on the OBMEP to have a key role in the areas of education, motivation, and the development of new talent. They were carried out three times based on the Meaningful Learning theory of David Ausubel. The first of these was the application of a Diagnostic Assessment in order to draw a profile of the group; to know the difficulties, and at the second meeting, we worked on a lesson with examples of a time series, and the Arithmetic Progression, and, in the third meeting, it was a Formative Assessment to check student's learning, followed by a questionnaire survey in order to assess the level of motivation in relation to the OBMEP. The results show that the quantitative growth of the students ' performance was outstanding when compared to the average of the on-going Assessment in the Assessment of the Diagnosis.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
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