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dc.contributor.advisorSouza, Matheus Bernardini de-
dc.contributor.authorOliveira, Rodrigo Alves de-
dc.date.accessioned2020-07-30T23:24:18Z-
dc.date.available2020-07-30T23:24:18Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.date.submitted2020-03-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rodrigo Alves de. Provas bijetivas em partições: uma proposta de abordagem no ensino básico. 2020. 50 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39336-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é usar a revisão bibliográfica sobre a Teoria das Partições para construir roteiros de atividades que, com o auxílio de materiais concretos manipuláveis, possam ser utilizados por professores dos ensinos fundamental II e médio. Esses roteiros foram construídos seguindo a cronologia do texto, que começa pela definição de partição, que é a forma de escrever um número inteiro positivo n usando adições com soma igual a n, na qual a ordem das parcelas não é relevante. O texto segue por algumas identidades em partições que têm em comum o fato de suas demonstrações serem feitas por provas bijetivas e termina em representações matriciais, que é uma forma de representar uma partição irrestrita como uma matriz de duas linhas. Para facilitar o uso das atividades pelos professores será construída uma tabela antes das atividades, na qual serão listados o público-alvo, os roteiros, os objetos de conhecimentos e as habilidades por eles abordados, utilizando como referência a Base Nacional Comum Curricular de 2017. Alguns dos objetos de conhecimentos abordados nas atividades são: contagem, representação binária, potenciação, função e matrizes. Esses objetos de conhecimento serão trabalhados nos roteiros de forma construtiva por meio de materiais concretos manipuláveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProvas bijetivas em partições : uma proposta de abordagem no ensino básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria das Partiçõespt_BR
dc.subject.keywordProvas bijetivaspt_BR
dc.subject.keywordGráfico de Ferrerspt_BR
dc.subject.keywordMatrizes (Matemática)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main goal of this work is to use bibliographic review on the Theory of Partitions to build guides of activities that, with the help of concrete manipulable materials, can be used by teachers of elementary school and high school. These guides were constructed following the chronology of the text, which starts with the definition of integer partition, which is the way of writing a positive integer n using additions and such that the sum is equal to n, the order of the parcels does not matter. It goes through some identities in partitions that have in common the fact that their demonstrations are made by bijective proof and ends in matrix representations, which is a way of representing an unrestricted partition as a two-line matrix. In order to make the activities more clear for teachers, a table is built with the target audience, the activities, the guides and objects of knowledge and skills they cover, using the Common National Curriculum Base of 2017 as reference. Some of the objects of knowledge covered in the activities are: counting, binary representation, potentiation, function and matrices. These objects of knowledge will be worked on in the guides in a constructive way by using manipulable concrete materials.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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