Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39351
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LaylaJorgeTeixeiraCesar.pdf5,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.authorCesar, Layla Jorge Teixeira-
dc.date.accessioned2020-08-05T01:13:28Z-
dc.date.available2020-08-05T01:13:28Z-
dc.date.issued2020-08-04-
dc.date.submitted2020-04-23-
dc.identifier.citationCESAR, Layla Jorge Teixeira. Contribuições ao estudo da diversidade cultural na educação superior. 2020. 58 f. il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39351-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo observar, a partir da experiência do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT) da Universidade de Brasília (UnB), como se desenvolvem as práticas de um programa de educação intercultural de pós-graduação, considerando os limites que o exercício da interculturalidade encontra no conflito com os modelos institucionais dominantes. O MESPT é um programa interétnico e multicultural voltado para o acesso de estudantes indígenas, quilombolas e membros de comunidades tradicionais. O elemento central desta análise é a ideia de raça, criada como instrumento simbólico de legitimação da violência colonizatória e imposta a partir de então como critério básico de classificação da população em todas as sociedades alcançadas pelo capitalismo moderno. A educação intercultural é percebida, sob esta perspectiva, como uma ferramenta de combate ao racismo, em suas manifestações epistêmicas e institucionais. A metodologia de pesquisa adotada foi a análise situacional, compreendendo variados métodos de coleta de dados primários e secundários. Como resultado, a pesquisa aponta que o MESPT experimenta uma série de limites ao seu desenvolvimento, relacionadas aos aspectos institucionais que a universidade impõe, como a própria estrutura física e normativa da instituição, ou as práticas pedagógicas e organizacionais estabelecidas. Há, todavia, uma grande disposição por parte das/os participantes do programa, docentes e discentes, em forçar estes limites institucionais e criar um ambiente propício ao diálogo entre saberes. Sobretudo, há o protagonismo das/os estudantes indígenas, quilombolas e membros de comunidades tradicionais, que direcionam o processo de construção da interculturalidade, apresentando suas demandas e aportando novos conteúdos para a academia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições ao estudo da diversidade cultural na educação superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação interculturalpt_BR
dc.subject.keywordPós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade culturalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoLuciano, Gersem José dos Santos-
dc.description.abstract1This research aims to observe the practical development of a postgraduate intercultural education programme, considering the limits that the institutional structures of the university pose to the exercise of interculturality. The study is based on the experience of the masters programme in Sustainability for Traditional Peoples and Lands (MESPT), at the University of Brasília (UnB). MESPT is an inter-ethnic and multicultural programme directed at students from indigenous, quilombola and other traditional communities. The central element of this analysis is the idea of race as a symbolic instrument created for legitimising the violence of colonisation, and later imposed as the basic criterion for classifying the population in all societies reached by modern capitalism. Intercultural education, in this context, can be seen as a tool to combat racism in its epistemic and institutional manifestations. The methodology adopted was situational analysis, comprising various methods of primary and secondary data collection. As a result, the research points out that MESPT faces a great number of limits to its development, in terms of the institution's physical and normative structure, as well as organizational and pedagogical practices. There is, however, a strong willingness on the part of the programme participants, teachers and students, to push these institutional boundaries and create an enabling environment for dialogue between different knowledge sources. Above all, there is the protagonism of indigenous, quilombolas and members of traditional communities, who direct the process of building interculturality, presenting their demands and bringing new content to academia.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.