Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ferreira, Cleison Leite | - |
dc.contributor.author | Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T19:59:15Z | - |
dc.date.available | 2020-08-05T19:59:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-28 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Cleison Leite; ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. O território dos maracatus-nação de Pernambuco: interpretação preliminar. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território, Brasília, v.3, n.1, p. 49-85, 2012. DOI: https://doi.org/10.26512/ciga.v3i1.22233. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ciga/article/view/22233. Acesso em: 05 ago. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39360 | - |
dc.description.abstract | Maracatu-Nação é uma importante manifestação cultural pernambucana presente em
Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu. Foi criado pela população de matriz africana a
partir das eleições e coroações de Reis e Rainhas escolhidos em irmandades leigas que
congregavam uma grande diversidade étnica entre os séculos XVI e XIX. Apesar das perseguições
que as práticas ligadas aos africanos sofreram, o Maracatu-Nação cresceu em quantidade de adeptos
e de grupos e é considerado ícone de identidade pernambucana. Se hoje é aceito e representa o
sentimento de “pernambucanidade” foi graças às lutas e às estratégias da população de origem
africana que teve que negociar seu espaço na cidade que se configura conflituosa, excludente e
racista, apesar de ser maioria. Entendemos que o território é a dimensão espacial que mais
possibilita entender as dinâmicas sociais no espaço, principalmente quando se trata de uma
população historicamente excluída, mas altamente participante do contexto urbano. Suas práticas
sociais definem territorialidades que repercutem tanto nas periferias como na área central da Região
Metropolitana do Recife, tendo suas sedes como as principais referências territoriais, pois estão
inseridas em comunidades e bairros criando vínculos sociais, sentimento de pertencimento e
reafirmando as suas heranças africanas. Além de estarem atualmente vinculados ao Xangô, à
Jurema e à Umbanda, religiões afro-brasileiras, definindo territorialidades religiosas desde o
cotidiano até os dias de carnaval, principalmente no ritual Noite dos Tambores Silenciosos que
acontece em homenagem aos ancestrais, denominados Eguns. Foram utilizados como forma de
representação espacial e visual dos Maracatus-Nação recursos cartográficos e fotográficos que
permitem compreender a sua historicidade e a dinâmica atual, além de serem instrumentos eficazes
de leitura e interpretação do território. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica - Departamento de Geografia - Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O território dos maracatus-nação de Pernambuco : interpretação | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maracatu | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultos afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Territorialidade humana | pt_BR |
dc.rights.license | Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/ciga.v3i1.22233 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The “Maracatu-Nação” is an important cultural expression found in Pernambuco,
Brazil, in the cities of Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes and Igarassu. It was creatade by
people of African origin from the elections and coronations of Kings and Queens chosen from lay
brotherhoods that brought together a wide ethnic diversity between the sixteenth and nineteenth
centuries. Despite the persecutions that the practices related to Africans suffered the MaracatuNação grew in number of adherents and groups and is considered icon identity of Pernambuco. If today it is accepted and represents the feeling of “being pernambucano” it was thanks to the
struggles and strategies of the population of African origin who had to negotiate their space in the
city that sets confrontational, exclusionary and racist, despite being the majority. We understand
that the territory is the spatial dimension allows more understanding social dynamics in space,
especially when it comes to a population historically excluded, but highly participant in the urban
context. Their social practices that reflect both define territoriality in the suburbs as in central area
of the Metropolitan Region of Recife, with its headquarters as the main territorial references,
because they are embedded in communities and neighborhoods by creating social ties, sense of
belonging and reaffirming their African heritage. In addition to being currently linked to AfricanBrazilian religions – Xango (Candomble), Umbanda e Jurema, defining religious territoriality from
the everyday life to the days of Carnival, especially in the ritual “Silent Drums Night” what happens
in honor of the ancestors or the “Eguns”. Cartographic and photographic resources were used as
forms of spatial and visual representations of Maracatu-Nação, allowing us to understand its
historical and current dynamics in addition being effective tools for reading and interpretation of the
territory. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El “Maracatu-Nação” es una importante manifestación cultural de Pernambuco,
Brasil, en Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes y Igarassu. Fue creado por personas de origen
africano a partir de las elecciones y coronaciones de Reyes e Reinas elegidos en hermandades laicas
que reunió a una gran diversidad étnica entre los siglos XVI e XIX. A pesar de la persecución que
las práticas relacionadas con los africanos sufrieron el “Maracatu-Nação” crecido en número de
adherentes y de los grupos y es considerado icono de la identidade de Pernambuco. Si hoy se acepta
y se representa el sentimiento de “pernambucanidade” gracias a las luchas y estrategias de la
población de origen africano que tuvo que negociar su espacio en la ciudad que es conflictiva,
excluyente y racista, a pesar de ser la mayoría. Entendemos que el territorio es la dimensión
espacial que nos permite entender mejor la dinámica social en el espacio, sobre todo cuando se trata
de una población históricamente excluida, pero muy participante en el contexto urbano. Sus práticas
sociales que reflejan tanto definir la territorialidad en el suburbios como en la zona central de la
Región Metropolitana de Recife, que tengan su sede las referencias territoriales principales, debido
a que están incrustados en las comunidades y barrios mediante la creación de lazos sociales, sentido
de pertenencia, y reafirmando su herancia africana. Además de estar actualmente vinculado a la
Shangó (Candomblé), Jurema y Umbanda (religiones afro-brasileñas), el hecho de que define desde
territorialidad religiosa cotidiana hasta el día de carnaval, especialmente en el ritual de “La Noche
de los Tambores Silenciosos”, lo que sucede em homenaje a los antepasados, llamados Eguns.
Recursos cartográficos y fotográficos fueron utilizados como una forma de representación visual y
espacial, que nos permite comprender la dinámica histórica y actual de los “Maracatus-Nação”, y
son herramientas eficaces para la lectura e interpretación del territorio. | pt_BR |
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