Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bessa, Luiz Fernando Macedo | - |
dc.contributor.author | Cáceres Fuentes, Katherine Alejandra | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-28T16:00:55Z | - |
dc.date.available | 2020-08-28T16:00:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-02 | - |
dc.identifier.citation | CÁCERES FUENTES, Katherine Alejandra. Controle social: estudo de caso sobre o Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal. 2020. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39421 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os conselhos participativos no Brasil têm se expandido a partir do processo de
redemocratização no país, como instrumento de política, sendo institucionalizados na
administração pública e conhecidos em nível mundial como exemplos de inclusão da
cidadania e controle social nas decisões e ações do poder público. Duas formas diferentes
de ver a participação social confluem em dois projetos políticos distintos no país, ambos
pretendendo uma presença ativa da sociedade. Por um lado, um projeto político liberal
que busca um Estado
mínimo e transfere responsabilidades para a sociedade civil e, por outro, um projeto
democratizante que propõe participação da sociedade na tomada de decisões públicas.
Neste contexto se insere o Conselho de Transparência e Controle Social do DF. Um
conselho que nasce de uma demanda da sociedade civil como paritário e vive uma
transformação de modelo com representantes exclusivamente da sociedade civil. O
propósito desta pesquisa é compreender a trajetória do Conselho de Transparência e
Controle Social do Distrito Federal no exercício do controle social e transparência da
gestão pública no período 2013-2019. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório,
segue uma metodologia de estudo de caso e análise descritiva. Para a coleta de dados,
foram utilizadas a análise documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e a
observação participante. Para o tratamento dos dados, foi empregada a análise de
conteúdo. Foram estudadas as memorias e requerimentos das reuniões do CTCS entre
abril/2013 e maio/2019, compreendendo cinco mandatos. Para complementar as
informações, foram realizadas três entrevistas com ex membros do CTCS, além de
observação em reuniões do conselho, tanto presencial quanto virtualmente. Para conhecer
a trajetória do CTCS, foram elaboradas 4 categorias de análise que permitiram ver as
principais mudanças e caraterísticas do CTCS. Estas são referentes ao instrumento legal,
representações, decisões e interlocução com outras organizações. Viu-se que o modelo
paritário não teve tempo suficiente para amadurecer e suas debilidades correspondem
tanto ao curto tempo de funcionamento quanto ao desenho do instrumento legal que
ocasiona incertezas no operar e não permite vincular as demandas às decisões públicas.
A transformação para um modelo com participação exclusiva da sociedade civil, embora
permita uma maior diversidade da representação da sociedade civil, mantém as
debilidades do instrumento e seus efeitos e um distanciamento com a autoridade. Embora
exista pouca ingerência do Estado no CTCS, o governo mantém a autoridade de indicar
as organizações representantes. Viu-se quase nula a rotatividade de organizações
participantes e baixo compromisso do governo na nomeação de novas organizações,
ocasionando debilidades na representação. Apesar das fraquezas do sistema e escassos recursos para operar, é possível observar ganhos do CTCS que podem mostrar o conselho
como um instrumento de responsabilização por um lado e como um espaço integrador e
democrático com matizes de democracia participativa por outro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Controle social : estudo de caso sobre o Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselho de Transparência e Controle Social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Controle social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação social - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since Brazil’s return to democracy, participatory councils have become more common as
an instrument of politics. They have become institutionalized in public administration and
have gained fame worldwide as examples of inclusion and the society’s control in the
government’s decisions and actions. Two different ways of conceiving social
participation converge in two distinct political projects, both of which seek an active
presence from society. On one hand, there’s a liberal political project that seeks a minimal
state and transfers responsibilities to civil society. On the other hand, there’s a
democratizing project that calls for society’s participation in public decisions. In this
context, the Council for Transparency and Societal Control of the Federal District was
born out of a demand from civil society for an organization including both their
participation and that of the government. It is now going through a transformation to an
organization that’s made up exclusively of members from civil society. The purpose of
this research is to understand the history of the CTCS in its role related to society’s control
and also transparency in public administration in the period 2013-2019. To reach those
objectives, this study takes on a qualitative and exploratory nature that follows case study
methodology and descriptive analysis. In the process of data collection, documentary and
bibliographical analyses were used, as were semi-structured interviews and observation.
Content analyses were used in the treatment of the data. Records of CTCS meetings
between April, 2013 and May 2019 were studied. To complement this information, three
interviews were carried out with people who participated in CTCS, and several council
meetings were attended either virtually or in person. As a way to understand the CTCS
history, four categories of analysis were elaborated to visualize the main changes in the
characteristics of the council; they refer to legal instruments, representation, decisions
and negotiations with other organizations. The joint model bringing together civil society
and the government did not have enough time to mature, and its weaknesses are due to
both the short period of existence and also the design of the legal instrument that brings
uncertainties and doesn’t allow demands to be linked to public decisions. The
transformation to a model with exclusive participation from civil society allows for
greater diversity in representation but maintains the same weaknesses, thus causing
greater distance with the governing authority. There is little turnover in the participating
organizations and little commitment from the government to nominate new organizations,
thus causing a drain in representation. Despite the weaknesses of the system and limited
resources to operate, it’s still possible to see advances made through the CTCS that show
its ability to bring greater responsibility, as well as to integrate and democratize. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:katherinecaceresf@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|