Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ferreira, Anna Charline Dantas | - |
dc.contributor.author | Barros, Jônatas de França | - |
dc.contributor.author | Coquerel, Patrick Ramon Stafin | - |
dc.contributor.author | Morais, Maryana Pryscilla Silva de | - |
dc.contributor.author | Benjamim, Eloyse Emmanuelle Rocha Braz | - |
dc.contributor.author | Andrade, Elmir Henrique Silva | - |
dc.contributor.author | Cabral, Ludmila Lucena Pereira | - |
dc.contributor.author | Silva, André Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T16:24:05Z | - |
dc.date.available | 2020-09-09T16:24:05Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Anna Charline Dantas et al. Efeitos de sessões de psicomotricidade relacional sobre o perfil das habilidades motoras e controle postural em indivíduo com transtorno do espectro autista. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. E-book (70 p.). DOI: 10.22533/at.ed.297190908. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7247-529-7 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39441 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento
e do comportamento que se caracteriza pela dificuldade na interação e comunicação
social com comportamentos repetitivos do indivíduo, podendo estar associado a
outras síndromes com causas múltiplas. Indivíduos com Transtorno do Espectro
Autista possuem padrão de desenvolvimento humano irregular e déficits no
desenvolvimento motor. A Psicomotricidade Relacional é uma prática pedagógica,
dedicada à movimentação corporal espontânea e ao brincar que utiliza o imaginário
e o simbólico, o emocional e o afetivo, dispondo à criança e ao adulto diferentes
objetos nos quais observa-se a interação entre eles. OBJETIVO: Avaliar os efeitos de
sessões de Psicomotricidade Relacional sobre o perfil das habilidades motoras e o
controle postural em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com delineamento de um estudo
de caso avaliativo. Acompanhou-se um indivíduo com 5 anos de idade, diagnosticado
com Transtorno do Espectro Autista. Para coleta de dados pré e pós-testes foram
utilizadas a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e Posturografia em Plataforma
de Força. Foram aplicadas 8 sessões de Psicomotricidade Relacional com crianças
com o Transtorno do Espectro Autista, sendo uma por semana com duração de 60
minutos, registradas por meio de relatório construído pelos professores da sessão.
Em seguida, o indivíduo foi reavaliado. Os resultados foram analisados de forma
descritiva (pré e pós), sendo o da EDM por sua própria escala e a Posturografia pelo
delta percentual de variação (Δ%). RESULTADOS: As sessões de Psicomotricidade
Relacional promoveram ao indivíduo uma vivência corporal que permitiu uma maior
movimentação e interação com os professores, e com as demais crianças na sessão,
modificando o perfil das habilidades motoras e do controle postural, fato que foi
demonstrado através dos resultados positivos da Escala de Desenvolvimento Motor
e na diminuição da oscilação postural. Avanços foram encontrados nos testes da
Escala de Desenvolvimento Motor nas áreas da motricidade fina, motricidade global,
esquema corporal e organização temporal, não apresentando diferença na área do
equilíbrio e apresentando diminuição dos escores na área da organização espacial. O
quociente motor geral (QMG) passou de uma classificação muito inferior (QMG: 61,5)
para normal baixo (QMG: 82,4) modificando a classificação de risco grave para risco
leve no desenvolvimento motor. A Posturografia apontou escores de diminuição nas
oscilações do centro de pressão nas variáveis analisadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A partir de uma abordagem espontânea do brincar, na qual o indivíduo é estimulado
a entrar numa movimentação e vivência corporal, percebeu-se que as sessões de
Psicomotricidade Relacional surtiram efeitos positivos sobre o perfil das habilidades
motoras e controle postural do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista avaliado no presente estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Atena Editora | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeitos de sessões de psicomotricidade relacional sobre o perfil das habilidades motoras e controle postural em indivíduo com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas - capacidade motora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.rights.license | O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.22533/at.ed.297190908 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Autism Spectrum Disorder is a behavior and neurodevelopment disorder which
characterized by trouble in the interaction and social communication, and subject’s
repetitive behaviors, which may be associated with others disorders with multiple
causes. Subjects with Autism Spectrum Disorder have irregular human development
and deficit in motor development. Relational Psychomotricity (RP) is a pedagogical
practice, dedicated to spontaneous body movement and play using the imaginary and
the symbolic, the emotional and the affective, providing to child and adult different
objects in which we can observe the interaction between them. PURPOSE: Evaluate the
effects of Relational Psychomotricity sessions on motor skills profile and postural control
in individuals with Autism Spectrum Disorder. METODOLOGY: This is a descriptive
exploratory research, with design of an evaluative case study. Was accompanied a
5 years individual diagnosed with Autism Spectrum Disorder. To collect pre and posttest
data were used the Motor Development Scale (MDS) and Posturography in force
platform; were applied 8 sessions of Relational Psychomotricity with child with Autism
Spectrum Disorder, with one session per week lasting 60 minutes each session, recorded
through report observed by teachers who worked in the session. Subsequently, the
individual was reassessed. The results were analyzed descriptively (pre and post),
with the MDS by its scale and the Posturography by the percentage change delta
(Δ%). RESULTS: The Relational Psychomotricity sessions gave to the individual a
corporal experience, which allowed a movement and interaction with teachers and with
other children, changing the profile of motor skills and postural control, demonstrated
by the positive results of MDS and decrease in postural sway. Advances were found
in the MDS tests in the areas of fine motor skills, overall motor skills, body image
and temporal organization, with no significant difference in the area of balance and
showing decreased scores in the area of spatial organization. The total motor quotient
(TMQ) was changed from much lower rating (TMQ: 61.5) to low normal (TMQ: 82.4),
modifying the severe risk rating for slight risk in motor development. Posturography
pointed decrease of scores in the oscillations of center of pressure in variables. FINAL
CONSIDERATIONS: From a spontaneous approach to the play, in which the individual
is encouraged to enter into a movement and corporal experience, it was realized that
the RP sessions had positive effects on the profile of motor skills and postural control
of individual with Autism Spectrum Disorder evaluated in this study. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|