Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Tavares, Sandra Ferreira | - |
dc.contributor.author | Barros, Jônatas de França | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Mônica Giordana Franceli Blau | - |
dc.contributor.author | Silva, André Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T16:28:48Z | - |
dc.date.available | 2020-09-09T16:28:48Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Sandra Ferreira et al. O corpo e as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de escolares: entrelinhas com a psicomotricidade. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. E-book (111 p.). DOI: 10.22533/at.ed.562200608 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5706-256-2 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39442 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Diversos fatores foram delineados como causadores das Dificuldades de
Aprendizagem de leitura e escrita (DA), entre esses, os Transtornos Corporais nos mais
diversos aspectos e níveis, ou seja, alguns fatores psicomotores encontram-se desviantes
ou não possui seu amadurecimento a contento com sua idade cronológica. Neste entremeio,
a Psicomotricidade tem papel fundamental, trabalhando tanto na prevenção quanto na
intervenção com alunos que tenha Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita
contribuindo para que os mesmos entrevejam um desenvolvimento infantil sadio e livre
de transtornos nos fatores psicomotores em analogia ao corpo. Nessa perspectiva, esta
abordagem justifica-se por sua relevância, tanto para áreas afins como em geral as quais
necessitem de embasamento e sugestões para lidar com as situações postas no cotidiano.
Objetivo Geral: Quais contribuições a psicomotricidade, por intermédio de intervenções
psicomotoras, pode proporcionar aos alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura
e escrita e sua influência para melhor organização e maturação dos fatores psicomotores?
Metodologia: Foi utilizada uma Pesquisa Ação de natureza básica, de cunho descritiva e
exploratória com abordagem qualitativa, com uma amostra não-probabilística. Instrumentos
de coleta: Utilizou-se anamnese, com os pais, para conhecer um pouco da história dos
alunos; questionários semiestruturados aplicados a professores da escola pública para
colher informações do discente sobre suas dificuldades de aprendizagens; a aplicação
da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca pré e pós intervenções psicomotoras para
avaliar os fatores psicomotores e se houve amadurecimento dos mesmos; Escala de
Desenvolvimento Escolar de Rosa Neto, para aferir o nível de leitura e escrita dos discentes
com Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita, relatório espontâneo com reflexões
sobre a intervenção de psicomotricidade concretizada e foram feitas fotos e vídeos durante as
sessões de psicomotricidade. Realizou-se sessões de psicomotricidade que consistem como
intervenções e práticas pedagógicas com 8 crianças, do 4º ano B, do Ensino Fundamental
I, sendo2 (duas) do sexo feminino e 6 (seis) do sexo masculino que possuíam Dificuldades
de Aprendizagem de leitura e escrita. As sessões de psicomotricidade foram realizadas duas
vezes por semana, totalizando 7 (sete) sessões, durante 2 (dois) meses; registrando tudo para
análise através de fotos e filmagens. Resultados: Observou-se por meio da anamnese que
a escolaridade dos pais é baixa, a maioria das mães trabalham como domésticas, cozinheira,
assistente de serviços gerais, diarista e 2 (duas) mãe não trabalham, enquanto os pais
trabalham de auxiliar de produção, locutor, vendedor, segurança e zelador, o que comprova
uma renda familiar baixa. Na gestação 2 (duas) mães tiveram uma gravidez tranquila e
saudável, enquanto as outras 6 (seis) tiveram uma gravidez conturbada devido a doenças e ou agressões durante a gestação. Todas as crianças apresentaram comprometimento
no seu desenvolvimento motor, no que se refere a firmar a cabeça, sentar-se sem apoio,
rolar, engatinhar, andar, falar, ou fizeram tardiamente ou pularam a etapa. Na primeira
Bateria Psicomotora, 6 (seis) alunos exibiram Perfil Psicomotor Dispráxico, com ligeiras e
específicas Dificuldades de Aprendizagem, somente 2 (dois) discentes demonstraram Perfil
Psicomotor Normal. No Manual de Desenvolvimento Escolar, para averiguar as Dificuldades
de Aprendizagem de Leitura e Escrita, constatou-se o seguinte, somente 1 (um) aluno
consegui finalizar quase todos os níveis do teste, menos a escrita espontânea; os outros
7 (sete) ficaram aquém para sua idade cronológica. A professora, segundo questionário
respondido, expõe que todos os alunos estão no nível silábico e são totalmente dependentes
para resolver atividades. Após as sessões de psicomotricidade realizou-se uma nova Bateria
Psicomotora, através da qual manifestou-se um crescimento por parte dos discentes nos
seus fatores psicomotores, passaram do Perfil Psicomotor Dispráxico, para o Perfil Normal
e quando ressaltados os fatores psicomotores separadamente observa-se que houve um
crescimento em alguns desses fatores. Conclusão: Conclui-se que houve um crescimento
devido o amadurecimento dos fatores psicomotores dos discentes pós intervenções
psicomotoras, pois os alunos tiveram uma mudança de perfil psicomotor. Desse modo
percebe-se a contribuição da psicomotricidade como recurso pedagógico, através do brincar
e do jogo simbólico proporcionando uma aprendizagem através do movimento e envolvendo
as relações entre corpo e os fatores psicomotores ocorrendo uma maturação nos mesmos,
sendo perceptível nos alunos uma mudança de postura em relação ao objeto, ao espaço, ao
outro e ao seu corpo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Atena Editora | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O corpo e as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de escolares : entrelinhas com a psicomotricidade | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacidade motora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.rights.license | Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores, inclusive não representam necessariamente a posição oficial da Atena Editora. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.22533/at.ed.562200608 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: Several factors have been delineated as causes of Reading and Writing
Learning Disabilities (AD), including Body Disorders in various aspects and levels, ie, some
psychomotor factors are deviant or do not have their maturity to their age. chronological In
this intertwining, Psychomotricity plays a fundamental role, working both in prevention and
intervention with students who have Reading and Writing Learning Disabilities, helping them
to develop a healthy and free development of psychomotor factors in analogy to the body.
From this perspective, this approach is justified by its relevance, both for related areas and
in general which need background and suggestions to deal with the situations put into daily
life. Objective: What contributions to psychomotor skills, through psychomotor interventions,
can provide students with reading and writing learning disabilities, and its influence for better
organization and maturation of psychomotor factors? Methodology: An Action Research of a
basic nature was used, descriptive and exploratory in nature, with a qualitative approach, with
a non-probabilistic sample. Collection instruments: Anamnesis was used with the parents
to learn a little about the students’ history; semi-structured questionnaires applied to public
school teachers to gather student information about their learning difficulties; the application
of the Vitor da Fonseca Psychomotor Battery pre and post psychomotor interventions to
evaluate the psychomotor factors and if they had matured; Rosa Neto’s School Development
Scale, to measure the reading and writing level of students with Reading and Writing Learning
Disabilities, spontaneous report with reflections on the intervention of psychomotricity
implemented and photos and videos were taken during psychomotor sessions. Psychomotor
sessions consisted of interventions and pedagogical practices with 8 children, 4th grade B,
Elementary School I, 2 (two) females and 6 (six) males who had Reading Learning Disabilities
and writing. Psychomotricity sessions were held twice a week, totaling 7 sessions, during 2
(two) months; recording everything for analysis through photos and footage. Results: It was
observed through the anamnesis that the parents’ education is low, most of the mothers work
as maids, cook, general service assistant, day laborer and 2 (two) mothers do not work,
while parents work as production assistant, announcer , salesman, security and caretaker,
which proves a low household income. At pregnancy 2 (two) mothers had a quiet and healthy
pregnancy, while the other 6 (six) had a troubled pregnancy due to illness and / or aggression
during pregnancy. All the children presented impairment in their motor development, as
regards to firm the head, to sit without support, to roll, to crawl, to walk, to talk, or they
did late or skipped the stage. In the first Psychomotor Battery, 6 (six) students exhibited
Dyspractic Psychomotor Profile, with slight and specific Learning Disabilities, only 2 (two)
students demonstrated Normal Psychomotor Profile. In the School Development Manual, to ascertain the Learning and Reading Difficulties, the following was found: only 1 (one) student
was able to finish almost all levels of the test, except spontaneous writing; the other 7 (seven)
fell short for their chronological age. The teacher according to the questionnaire answered,
exposes that all students are at the syllabic level and are totally dependent to solve activities.
After the psychomotor sessions, a new Psychomotor Battery was performed, through which
the students showed a growth in their psychomotor factors, they moved from the Dyspraxic
Psychomotor Profile to the Normal Profile and when the psychomotor factors were highlighted
separately. that there was a growth in some of these factors. Conclusion: It was concluded
that there was a growth due to the maturation of the psychomotor factors of the students after
psychomotor interventions, because the students had a psychomotor profile change. Thus,
we can see the contribution of psychomotricity as a pedagogical resource, through play and
symbolic play providing a learning through movement and involving the relationships between
body and psychomotor factors occurring in them, being noticeable in students a change of
posture in relation to the object, space, the other and his body. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
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