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2020_ThiagoGonçalvesFerreiradoNascimento.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorNascimento, Thiago Gonçalves Ferreira do-
dc.date.accessioned2020-09-21T18:56:52Z-
dc.date.available2020-09-21T18:56:52Z-
dc.date.issued2020-09-21-
dc.date.submitted2020-06-25-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Thiago Gonçalves Ferreira do. A formação continada na constituição da profissionalidade docente: um olhar sobre os anos finais da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2020. 184 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39455-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, em nível de mestrado, e integra a linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Originou-se do objetivo de analisarmos a relação entre formação continuada e profissionalidade docente na etapa dos anos finais do ensino fundamental e teve como escopo compreender os sentidos atribuídos pelos docentes dos anos finais da rede pública de ensino do Distrito Federal aos processos de formação continuada vivenciados por eles na constituição da sua profissionalidade docente. Nosso intuito não foi analisar nenhum programa, projeto ou política de formação específicos e sim a formação continuada enquanto processo de construção da profissionalidade. Assim, foi considerada a dimensão global da formação, elencando-se desde a participação em coordenações pedagógicas no próprio ambiente de trabalho até formações institucionais, como um doutorado, por exemplo, sem se realizar distinções valorativas entre elas e sem desconsiderar nenhuma ação ou atividade formativa. Para alcançarmos nosso propósito realizamos uma abordagem crítico-dialética, ancorada nos pressupostos do materialismo históricodialético, por reconhecer o homem como ser social, ontocriativo, sujeito da práxis e por entender ser este o referencial que melhor nos faria realizar o movimento do concreto real para o concreto pensado, utilizando, para tanto, as categorias da historicidade, mediação, contradição e totalidade, para assim nos afastarmos da aparência e aproximarmo-nos da essência do fenômeno que investigamos como objeto de estudo. Como procedimentos metodológicos realizamos análise documental das Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 3º Ciclo para as Aprendizagens (2014) e das Diretrizes de Formação Continuada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (2018), na perspectiva de Shiroma, Campos e Garcia (2005) e Evangelista (2012), utilizamos entrevistas semiestruturadas e analisamos os dados coletados à luz dos Núcleos de Significação, conforme apregoado por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Para realizar o debate teórico com nosso objeto de estudo utilizamos, entre outros, os construtos de Cruz (2017) e Roldão (2007, 2010, 2017), sobre a profissionalidade docente; Marin (1995), Garcia (1999), Marcelo (2009) e Santos (2010), acerca da formação continuada; e de Curado Silva (2002, 2008, 2011, 2017, 2019), Saviani (2007, 2009, 2011), Freitas (2016, 2018), Nóvoa (1995, 2001), Freire (1987) e Diniz-Pereira (2010, 2014), no que toca à formação de professores. Podemos afirmar que há uma dialética articulação entre os processos formativos vivenciados ao longo da trajetória profissional e a profissionalidade docente, especialmente com implicações na relação teoria e prática. Essa articulação tanto pode priorizar a prática em detrimento da teoria, como pode inversamente priorizar a teoria em detrimento da prática ou pode levar à compreensão de que ambas são indissociáveis, sendo possível se mudar de concepção por meio de processos formativos. Foi possível se constatar ainda que a relação entre formação continuada e profissionalidade docente compõe-se de elementos objetivos e subjetivos, que é condicionada por determinantes culturais, sociais, políticos e econômicos e que, embora a formação integre uma das objetividades do trabalho docente, sua assimilação sempre se dará numa relação subjetiva ancorada em marcas sociais dos sujeitos, num percurso formativo e num contexto concreto da realidade, ressignificando assim os modos de ser, estar e constituir-se professor.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação continada na constituição da profissionalidade docente : um olhar sobre os anos finais da rede pública de ensino do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordProfissionalidade docentept_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - professores - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation is linked to the Graduate Program in Education at the University of Brasilia, at the master's level, and integrates the line of research Profession Teaching, Curriculum and Evaluation (PDCA). It originated from the objective of analyzing the relationship between continuing education and teaching professionality in the final years of elementary school and its scope was to understand the meanings attributed by teachers in the final years of public school in the Federal District to the continuing education processes experienced by them in the constitution of their teaching professionality. Our aim was not to analyze any specific training program, project or policy, but continuing education as a process of building professionalism. Thus, the global dimension of training was considered, listing from the participation in pedagogical coordinations in the work environment to institutional training, such as a doctorate, for example, without making any valuable distinctions between them and without disregarding any training action or activity. . To achieve our purpose, we carry out a critical-dialectical approach, anchored in the assumptions of historical-dialectical materialism, for recognizing man as a social, ontocratic being, subject of praxis and for understanding that this is the reference that would best make us the real concrete movement for the concrete thought, using, for that, the categories of historicity, mediation, contradiction and totality, in order to move away from appearance and get closer to the essence of the phenomenon that we investigate as an object of study. As methodological procedures, we performed documentary analysis of the Pedagogical Guidelines for School Organization of the 3rd Cycle for Learning (2014) and the Continuing Education Guidelines of the State Department of Education of the Federal District (2018), in the perspective of Shiroma, Campos and Garcia (2005 ) and Evangelista (2012), we used semistructured interviews and analyzed the data collected in the light of the Meaning Centers, as proclaimed by Aguiar and Ozella (2006, 2013). To carry out the theoretical debate with our object of study, we used, among others, the constructs of Cruz (2017) and Roldão (2007, 2010, 2017), on teaching professionalism; Marin (1995), Garcia (1999), Marcelo (2009) and Santos (2010), about continuing education; and Curado Silva (2002, 2008, 2011, 2017, 2019), Saviani (2007, 2009, 2011), Freitas (2016, 2018), Nóvoa (1995, 2001), Freire (1987) and Diniz-Pereira (2010, 2014), regarding teacher training. We can affirm that there is a dialectic articulation between the training processes experienced along the professional trajectory and the teaching professionalism, especially with implications in the relationship between theory and practice. This articulation can either prioritize practice over theory, or it can inversely prioritize theory over practice or it can lead to the understanding that both are inseparable, making it possible to change the concept through formative processes. It was also possible to verify that the relationship between continuing education and teaching professionalism is composed of objective and subjective elements, which is conditioned by cultural, social, political and economic determinants and that, although training is part of one of the objectivities of teaching work, its assimilation will always take place in a subjective relationship anchored in the subjects' social marks, in a formative path and in a concrete context of reality, thus giving new meaning to the ways of being, being and becoming a teacher.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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