Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Murta, Sheila Giardini | - |
dc.contributor.author | Luz, José Marcelo Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T19:08:29Z | - |
dc.date.available | 2020-09-24T19:08:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-07 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, José Marcelo Oliveira da. Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção para promoção do perdão. 2020. 193 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39465 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de experiências ofensivas, as pessoas magoadas podem vivenciar variadas
emoções negativas e responder incialmente às ofensas com outras formas de comportamento
negativo que, embora possam ser consideradas normais, podem ter consequências negativas
para si, para as suas relações e mesmo para a sociedade como um todo. O perdão é uma
resposta possível a essa situação, ao atuar diretamente no processo de regulação das
emoções, com redução ou eliminação de emoções negativas e desejo de retaliação A literatura
especializada na área indica, no cenário nacional, uma escassez de intervenções para
promoção de perdão em contextos de promoção da saúde, sistematicamente desenvolvidas.
Assim, a presente tese teve como objetivo preencher essa lacuna ao propor o desenvolvimento
e avaliação de uma intervenção para promoção do perdão no contexto de promoção da saúde
e prevenção, orientada por uma avaliação de necessidades prévia. No manuscrito 1 é
apresentada uma revisão de escopo (scoping review) sobre os achados de revisões
sistemáticas e metanálises no que se refere à eficácia deste tipo de intervenção. Os resultados
dos estudos lançam luz sobre os preditores de eficácia de intervenções para promoção do
perdão, sugerindo que os melhores resultados estão associados a intervenções que tiveram
como base os modelos teóricos de Enright e REACH, àquelas dirigidas coma ofensas mais
severas e específicas, entregues individualmente ou em grupos homogêneos e em ao menos
6 encontros. O manuscrito 2 aborda estudos de avaliação de necessidades, realizado por meio
de entrevistas com profissionais de saúde e especialistas da área, cujos resultados sugerem
que intervenções dessa natureza são vistas como socialmente válidas e que podem ser
consideradas viáveis, efetivas e sustentáveis se apresentarem caraterísticas como: (a) equipe
de facilitadores capacitada, (b) planejamento feito em equipe multidisciplinar, (c) objetivos
alinhados aos valores da organização, (d) procedimentos teoricamente embasados e (e)
mecanismos múltiplos de avaliação. O manuscrito 3 descreve o processo de desenvolvimento
de uma intervenção para promoção do perdão, orientado por avaliação de necessidades que
abrangeu quatro estudos exploratórios e qualitativos. Os objetivos dos estudos de avaliação de
necessidades foram: (1) sumarizar os preditores de eficácia de intervenções para promoção do
perdão, a partir de um mapeamento das revisões sistemáticas de literatura sobre intervenções
dessa natureza; (2) averiguar a percepção de relevância social desse tipo de intervenção,
baseados em entrevistas com profissionais inseridos em serviços de atenção à saúde mental;
(3) investigar potenciais facilitadores e barreiras para o alcance, eficácia/efetividade, adoção,
implementação e manutenção desse tipo de intervenções, na visão de especialistas da área e
(4) descrever os elementos que facilitaram ou dificultaram a vivência de experiências bem-
sucedidas ou malsucedidas de perdão, por potenciais usuários. Com base nos resultados da
avaliação de necessidades foi desenvolvido uma proposta de intervenção, desenhada para uma
população adulta que tenha vivenciado ao menos uma situação de ofensa de natureza e grau
de severidade diversos. O manuscrito 4 teve como objetivo avaliar a aceitabilidade de uma
intervenção para promoção do perdão e os efeitos a ela associados, em metas de curto prazo.
Participaram do estudo 10 indivíduos, distribuídos em dois grupos, que receberam a intervenção
em sete encontros, com duração de 120 minutos cada, com periodicidade semanal. Os
resultados mostraram a ocorrência de mudanças positivas e negativas entre o pré e o pós-teste,
apresentam evidencias de aceitabilidade das metas, procedimentos e efeitos da intervenção.
Sugere-se novos estudos descritivos que abordem os mecanismos de mudança implicados no
processo de perdão. De forma complementar, podem ser conduzidos estudos com
delineamento experimental, para avaliar as evidências de eficácia da intervenção, de maneira
mais robusta. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação de uma intervenção para promoção do perdão | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perdão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intervenção psicológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rique Neto, Julio | - |
dc.description.abstract1 | Faced with offensive experiences, hurt people can experience various negative emotions and
respond initially to transgressions with other forms of negative behavior that, although they
may be considered normal, can have negative consequences for themselves, their relationships
and even society as a whole. whole. Forgiveness is a possible response to this situation, by
acting directly in the process of regulating emotions, reducing or eliminating negative
emotions and the desire for retaliation The specialized literature in the area indicates, in the
national scenario, a lack of interventions to promote forgiveness in health promotion contexts,
systematically developed. Thus, the present thesis aimed to fill this gap by proposing the
development and evaluation of an intervention to promote forgiveness in the context of health
promotion and prevention, guided by a prior needs assessment. In manuscript 1, a scoping
review is presented on the findings of systematic reviews and meta-analyzes regarding the
effectiveness of this type of intervention. The results of the studies shed light on the predictors
of the effectiveness of interventions to promote forgiveness, suggesting that the best results
are associated with interventions that were based on the theoretical models of Enright and
REACH, to those addressed with more severe and specific offenses, delivered individually or
in homogeneous groups and in at least 6 meetings. Manuscript 2 addresses a needs assessment
studies, conducted through interviews with health professionals and specialists in the area,
whose results suggest that interventions of this nature are seen as socially valid and that they
can be considered viable, effective and sustainable if they present characteristics such as : (a)
trained facilitators team, (b) multidisciplinary team planning, (c) objectives aligned with the
organization's values, (d) theoretically based procedures and (e) multiple assessment
mechanisms. Manuscript 3 describes the process of developing an intervention to promote
forgiveness, guided by a needs assessment that covered four exploratory and qualitative
studies. The objectives of the needs assessment studies were: (1) to summarize the predictors
of the effectiveness of interventions to promote forgiveness, based on a mapping of
systematic literature reviews on interventions of this nature; (2) to investigate the perception
of social relevance of this type of intervention, based on interviews with professionals
working in mental health care services; (3) to investigate potential facilitators and barriers to
reach, efficacy / effectiveness, adoption, implementation and maintenance of this type of
interventions, in the view of specialists in the area and (4) describe the elements that
facilitated or hindered the experience of successful experiences or unsuccessful forgiveness
by potential users. Based on the results of the needs assessment, an intervention proposal was
developed, designed for an adult population that has experienced at least one offense of
different nature and severity. Manuscript 4 aimed to assess the acceptability of an intervention
to promote forgiveness and the effects associated with it, in short-term goals. Ten individuals
participated in the study, distributed in two groups, who received the intervention in seven
meetings, lasting 120 minutes each, weekly. The results show the occurrence of positive and
negative changes between the pre and the post-test, showing evidence of acceptability of the
goals, procedures and effects of the intervention. New descriptive studies are suggested that
address the mechanisms of change involved in the process of forgiveness. In a complementary
way, studies with experimental design can be conducted, to evaluate the evidence of the
intervention's effectiveness, in a more robust way. | pt_BR |
dc.contributor.email | daluz@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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