Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dal Rosso, Sadi | - |
dc.contributor.author | Lima, Fernanda Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-28T13:47:43Z | - |
dc.date.available | 2020-09-28T13:47:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-07 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Fernanda Santos. Entre sentidos e experiências: um estudo sobre trabalho docente e suas perspectivas na Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39466 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho constitui elemento fundante e estruturante da vida coletiva na medida em que as
sociedades se constituem e se organizam por meio dele. O trabalho docente se expressa
pela mediação para a formação dos alunos nas esferas cotidiana e não cotidiana da vida
social e está impregnado pelo objeto humano, uma vez que é permeado por interações entre
indivíduos.
O direito a educação é tido como conquista no mundo ocidental no século XVIII, a partir da
constituição de um Estado de Direito com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Nessa perspectiva, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é definida como modalidade de
ensino da educação básica, destinada ao atendimento de indivíduos que não tiveram
oportunidade de acesso e/ou permanência no ambiente escolar e, portanto, não puderam
concluir os estudos na idade regular e se constitui em importante instrumento de inserção
das camadas populacionais historicamente excluídas.
O objetivo desta pesquisa consiste em compreender as condições de trabalho às quais os
docentes encontram-se inseridos e analisar os sentidos do trabalho docente na Educação de
Jovens e Adultos do Distrito Federal. Buscamos nesse sentido identificar o modo como estes
profissionais percebem o tempo de trabalho e não trabalho na medida em que explicitamos
as dificuldades percebidas para o desempenho da profissão em Educação de Jovens e
Adultos, bem como examinar as representações que os professores têm de si enquanto
profissionais da educação, especificamente nessa modalidade de ensino.
Dentre os resultados, verificamos que os professores se encontram inseridos em uma
conjuntura de precarização do trabalho, mediante jornadas de trabalho elevadas – restandolhes pouco tempo para descanso e lazer – , carência nos percursos formativos, ausência de
materiais didáticos – que traduzem um cenário precário para realização das práticas
educativas –, e sensação de insegurança, que não se restringe ao ambiente escolar.
Verificamos com base nos relatos dos professores, a concepção de EJA enquanto espaço de
acolhimento e troca, na medida em que o objetivo traduzido e concebido é o de criar
condições para que os estudantes desenvolvam competências para lidar com situações
cotidianas de maneira autônoma. Nesse sentido, a ideia de emancipação da educação é
constantemente associada ao ideal de profissionalização, que demonstra em alguma medida
um afastamento da concepção freireana de educação e aproximação da concepção
bourdieusiana, que parte da ideia de educação para reprodução.
Dentre os sentidos da docência em EJA, os ideais de voluntariado e vocação atravessam os
discursos dos professores, na medida em que se enfatiza as ideias de doação de tempo e
conhecimento para melhorar a realidade dos indivíduos e o caráter da profissão docente
enquanto sacerdócio, onde se privilegia o gosto pela docência. Verificamos ainda a dúplice
questão do reconhecimento: se por um lado há ausência de reconhecimento social da
profissão vinculada a desvalorização da profissão e invisibilidade da modalidade, por outro,
há uma dimensão do reconhecimento associada a afetividade, que parte dos alunos em
relação ao trabalho desenvolvido, sendo este um dos principais motivos afirmados que os
motivam a permanecer lecionando na modalidade. Por fim, dentre os fatores
desestimuladores apresentados pelos professores estão o acúmulo de jornada de trabalho,
baixos salários e as baixas expectativas em relação a perspectivas de melhorias no cenário
educacional, sobretudo no que se refere a Educação de Jovens e Adultos, diante do
aprofundamento do estado de crise na esfera educacional que parece se agravar na atual
conjuntura brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre sentidos e experiências : um estudo sobre trabalho docente e suas perspectivas na Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - aspectos sociológicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Work is a founding and structuring element of collective life as societies are constituted and
organized through it. The teaching work is expressed by the mediation for the formation of
students in the daily and non-everyday spheres of social life and is permeated by the human
object, since it is permeated by interactions between individuals.
The right to education is seen as a conquest in the western world in the eighteenth century,
from the constitution of a rule of law with the Universal Declaration of Human Rights. From
this perspective, Youth and Adult Education (EJA) is defined as a modality of teaching of
basic education, aimed at the care of individuals who had no opportunity to access and / or
stay in the school environment and, therefore, could not complete the studies in regular age
and constitutes an important instrument for the insertion of historically excluded
The aim of this research is to understand the working conditions to which teachers are
inserted and to analyze the meanings of teaching work in the Youth and Adults Education
of the Federal District. In this sense, we seek to identify how these professionals perceive
working and non-working time as we explain the perceived difficulties for the performance
of the profession in Youth and Adult Education, as well as examine the representations
teachers have of themselves as professionals. education, specifically in this type of
education.
Among the results, we find that teachers are inserted in a precarious work environment,
through long working hours - leaving them little time for rest and leisure - lack of training
courses, absence of didactic materials - that translate a scenario precarious for carrying out
educational practices - and a feeling of insecurity, which is not restricted to the school
environment.
Based on the teacher’s reports, we verified the concept of EJA as a space of reception and
exchange, as the translated and conceived objective is to create conditions for students to
develop competences to deal with everyday situations autonomously. In this sense, the idea
of emancipation of education is constantly associated with the ideal of professionalization,
which demonstrates to some extent a departure from the Freirean conception of education
and approximation of the bourdieusian conception, which starts from the idea of education
for reproduction.
Among the senses of teaching in EJA, the ideals of volunteering and vocation cross the
discourses of teachers, as it emphasizes the ideas of giving time and knowledge to improve
the reality of individuals and the character of the teaching profession as a priesthood, where
the preference for teaching is privileged.
We also verify the double issue of recognition: if on the one hand there is absence of social
recognition of the profession linked to the devaluation of the profession and invisibility of
the modality, on the other, there is a dimension of recognition associated with affection,
which part of the students in relation to the work developed This is one of the main reasons
stated that motivate them to continue teaching in the sport.
Finally, among the discouraging factors presented by teachers are the accumulation of
working hours, low salaries and low expectations regarding the prospects of improvement
in the educational scenario, especially regarding Youth and Adult Education, given the
deepening of the state of crisis in the educational sphere that seems to worsen in the current
Brazilian conjuncture. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|