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Título: A internet aliada à Educação : o uso de recursos digitais como ferramentas didáticas para a complementação da aprendizagem de Matemática
Autor(es): Souza, Adilson Roberto de
Orientador(es): Seimetz, Rui
Assunto: Recursos didáticos digitais
Ensino a distância
Complementação da aprendizagem
Material didático
Matemática - estudo e ensino
Data de publicação: 28-Set-2020
Referência: SOUZA, Adilson Roberto de. A internet aliada à Educação: o uso de recursos digitais como ferramentas didáticas para a complementação da aprendizagem de Matemática. 2020. xiii, 65 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Apesar de esforços, como a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Plano Nacional de Educação (PNE) que estipularam metas de melhoria da qualidade educacional no Brasil, verificou-se nas avaliações do Programme for International Student Assessment (Pisa) 2018 que os estudantes brasileiros obtiveram resultados inferiores a media de países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Neste trabalho são apontados algumas características próprias da educação no Brasil, problemas que amenizados trariam a melhoria da educação na área de matemática e ferramentas que ajudariam a qualidade da educação básica avançar. Propomos a utilização de recursos didáticos digitais por meio da internet para que o estudante do ensino fundamental possa repor horas-aulas perdidas ou rever conteúdos e fazer exercícios de fixação para a edificação de memória de longo prazo e construção de pré-requisitos. Para Estudo de Caso, alguns recursos didáticos digitais foram apresentados aos estudantes do 6 o ano do ensino fundamental produzindo efeitos positivos.
Abstract: Despite efforts, such as the creation of the Basic Education Development Index (Ideb) and the National Education Plan (PNE), which set goals for improving educational quality in Brazil, it was verified in the evaluations of the Programme for International Student Assessment (Pisa) ) 2018 that Brazilian students achieved results below the average of member countries of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). In this work, some specific characteristics of education in Brazil are pointed out, problems that softened would drive to education improvement in the area of mathematics and tools that would help the quality of basic education advance. We propose the use of digital didactic resources through the internet so that the elementary school student can replace lost class hours or review content and do exercises for fixing long-term memory and building prerequisites. For Case Study, some digital didactic resources were presented to students of the 6o year of elementary school, producing positive effects.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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