Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Mendes, Nathália Falcão | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-05T14:30:11Z | - |
dc.date.available | 2020-10-05T14:30:11Z | - |
dc.date.submitted | 2020-06-29 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Nathália Falcão. A formação continuada dos professores da Educação Profissional da rede pública do Distrito Federal: um estudo de caso. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39496 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação, da Universidade de
Brasília, vincula-se à linha de pesquisa Formação Docente, Currículo e Avaliação e integra o
grupo de pesquisa Currículo: concepções teóricas e práticas educativas, coordenado pela
Professora Doutora Lívia Freitas Fonseca Borges, orientadora deste trabalho. Esta pesquisa
teve o objetivo de investigar o processo de formação continuada de docentes da Educação
Profissional da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Dada a natureza da Educação
Profissional, tem-se que parte significativa dos professores dessa modalidade de ensino,
apesar de possuir habilitação para a docência, necessita de ações de formação continuada que
contemplem as especificidades da Educação Profissional. Em linhas gerais, esses docentes
são trabalhadores com diversas formações iniciais – geralmente tecnólogos e bacharéis -
oriundos de diversos setores da economia, que, após um determinado tempo de atuação
profissional não-docente, ingressam na docência por motivações variadas. Nesta pesquisa, a
docência é entendida como uma profissão de alta complexidade, defendendo-se uma robusta
formação inicial e continuada para o seu exercício. A abordagem da pesquisa foi qualitativa,
configurando-se como um estudo de caso, sendo a unidade de análise o processo de formação
continuada para os docentes que atuam em cursos técnicos de nível médio dos Centros de
Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A
pesquisa foi norteada pelos seguintes eixos teóricos inter-relacionados: formação inicial de
professores, formação continuada de professores e docência. A elaboração de dados se deu
por entrevista semiestruturada com três diferentes perfis, sendo seis docentes que atuam em
três Centros de Educação Profissional da SEEDF, dois servidores lotados na Subsecretaria de
Educação Continuada dos Profissionais de Educação (EAPE) e dois servidores lotados na
Diretoria de Educação Profissional (DIEP). Os dados obtidos foram analisados a partir da
Análise Temática, sendo extraídos seis temas: formação continuada como elemento essencial
à docência; formação continuada como necessidade de atualização; formação continuada
como ação desvalorizada ou desconhecida; formação continuada como ascensão na carreira;
formação continuada como implementação de políticas e diretrizes; e formação continuada
como desafio. Entre os achados de pesquisa, tem-se que há a oportunidade de a SEEDF
promover ofertas e ações formativas específicas para os docentes da Educação Profissional
da SEEDF, a partir da estrutura institucional e diretrizes de formação continuada já bem
estabelecidas para o seu corpo docente, de forma geral. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação continuada dos professores da Educação Profissional da rede pública do Distrito Federal : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is linked to the line of research Teacher Training, Curriculum and Evaluation of the
University of Brasília and is part of the research group Curriculum: theoretical concepts and
educational practices, coordinated by Professor Lívia Freitas Fonseca Borges, supervisor of this
work. This master's research in education aimed to investigate the process of continuing
education of teachers of professional education in the Public Schools of the Federal District.
Given the nature of professional education, there is a significant part of the teachers in this
teaching modality, despite having qualification for teaching, they need continuing education
actions that contemplate the specificities of professional education. Generally speaking, these
professors are workers with various initial backgrounds - usually technologists and bachelors -
from different sectors of the economy, who after a certain period of non-teaching professional
experience join the teaching profession for various reasons. In this research, teaching is
understood as a highly complex profession and a strong initial and continued training for its
exercise is advocated. The research approach was qualitative, configuring a case study, with the
unit of analysis being the process of continuing education for teachers who work in technical
courses of medium level at the Professional Education Centers of the State Department of
Education of the Federal District (SEEDF). The elaboration of data took place through a semi-
structured interview with three different profiles, with six professors working in three SEEDF
professional education centers, two servants assigned to the Sub-Secretariat for Continuing
Education of Education Professionals (EAPE) and two servants assigned to the Directorate of
Professional Education (DIEP). The data obtained were analyzed using the Thematic Analysis
(AT), (SOUZA, 2019), from which six themes were extracted: continuing education as an
essential element for teaching; continuing education as a need for updating; continuing education
as a devalued or unknown action; continuing education as career advancement; continuing
education as implementation of policies and guidelines; and continuing education as a challenge.
Among the research findings, there are no specific training offers and actions for SEEDF
professional education teachers, despite the fact that the Secretariat has an institutional structure
and well-established continuing education guidelines for its faculty, in general. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|