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Título: Proposta de ensino de genética a partir da demanda dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Outros títulos: Genetics teaching proposal based on the demand of students of Youth and Adult Education (EJA)
Autor(es): Barbosa, Raphael Urias.
Orientador(es): Oliveira, Silviene Fabiana de
Assunto: Genética - estudo e ensino
Ensino de Biologia
Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: BARBOSA, Raphael Urias. Proposta de ensino de genética a partir da demanda dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2020. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A biologia é citada pelos alunos do ensino médio como uma das disciplinas menos motivadoras, em especial a área da genética. Um dos motivos dessa percepção é o alto grau de abstração e pouca contextualização dessa área. O trabalho contextualizado em sala de aula está descrito como fundamental na otimização da apreensão dos conteúdos e conceitos. Nesse sentido, propostas de inclusão de metodologias motivacionais e ativas podem contribuir para melhorar essa relação aluno- disciplina. Porém, motivar os alunos e contextualizar os conteúdos é um grande desafio, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste trabalho foi propor metodologias ativas que visem à contextualização dos conteúdos relacionados à Genética na EJA com base no interesse expresso pelo aluno. Para tanto, avaliou-se o perfil dos alunos da EJA (idade, sexo, expectativas e interesses na área de genética), a partir de dados obtidos com aplicação de questionários. Simultaneamente, buscou-se conhecer as curiosidades dos alunos quanto à Genética e, assim, permitir a seleção das abordagens mais significativas e contextualizadas, buscando suprir as expectativas dos alunos e construir sequências didáticas (SDs). Na construção das SDs, optou-se por utilizar metodologias ativas que contribuíssem com a contextualização. Por fim, avaliou-se a eficácia das sequências didáticas aplicadas e sua contribuição para a motivação e aprendizagem dos alunos com base em observações do professor e questionário de avaliação de práticas, respondidas pelos participantes. Este estudo verificou que a faixa etária de jovens é maior entre os concluintes da EJA e que muitos pretendem ingressar em uma universidade. Notou-se um interesse maior aos assuntos relacionados à genética humana, como características físicas e doenças genéticas. Durante a execução das SDs, observou-se grande interação dos participantes e efetiva contribuição para a aprendizagem dos mesmos, sendo que as metodologias aplicadas foram aprovadas pelos participantes. Concluindo, portanto, que as metodologias ativas e a contextualização são importantes para a aprendizagem, principalmente para o público da EJA.
Abstract: Biology is one of the high school subjects that students describe as one of the least motivational, especially in the field of genetics. Reasons for this perception are the high degree of abstraction and little contextualization. The contextualized learning is described as extremely important to optimize the understanding of the contents and concepts. Therefore, proposals to include motivational and active methodologies can contribute to improving this student-subject relationship. Motivate students and contextualize subjects is a major challenge. Considering the Brazilian Youth and Adult Education (EJA), this challenge is even more complicated. The objective of this project was to propose active methodologies based on the student interest in order to contextualize the contents related to Genetics in EJA. For this, the EJA’s students’ profile was evaluated (age, sex, expectations and interests in the genetics area) using questionnaires data. Besides this, students’ curiosities regarding Genetics were accessed, which allowed the selection of the most significant themes to the construction of the didactic sequences. In the construction of the didactic sequences, we opted to use active methodologies that would contribute to the contextualization. Finally, the effectiveness of the applied didactic sequences and their contribution to the motivation and learning were evaluated using observation and questionnaires. According to data, the majority of EJA students are young and plan to go to college. There was a greater interest in themes related to human genetics, such as physical characteristics and genetic diseases. During the execution of the didactic sequences, there was a great interaction of the participants and an effective contribution to their learning. The participants also approved the methodologies. Concluding, the active methodologies and contextualization employed here motivated the students.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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