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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorMoraes, Gustavo Henrique-
dc.contributor.authorPassades, Denise Bianca Maduro Silva-
dc.date.accessioned2020-11-10T14:10:39Z-
dc.date.available2020-11-10T14:10:39Z-
dc.date.issued2019-10-07-
dc.identifier.citationCASTIONI, Remi; MORAES, Gustavo Henrique; PASSADES, Denise Bianca Maduro Silva. A educação profissional na agenda do Lulismo: visibilidade e limitações de interesses corporativos. Temáticas, Campinas, SP, v. 27, n. 53, p. 105-138, fev./jun. 2019. DOI: 10.20396/tematicas.v27i53.11604. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11604. Acesso em: 10 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39619-
dc.description.abstractA educação profissional nos governos petistas assumiu importância singular, apresentada pelo presidente Lula a partir da sua própria experiência, uma vez que o único título que possuía na época era o de torneiro mecânico do SENAI. A expansão e interiorização da educação profissional, a partir do MEC, atravessou os 13 anos de governos petistas nos governos Lula e Dilma tendo sido, inclusive, objeto de debate nacional durante a campanha presidencial com o Pronatec. A ênfase na educação profissional fez com que, em menos de 10 anos, os governos petistas construíssem mais escolas federais de educação profissional do que em 120 anos de República. É uma coincidência histórica que o próprio criador das primeiras escolas federais em 1909, Nilo Peçanha, também foi um presidente com características próximas às origens de Lula. Neste texto, explicita-se a marca desenvolvimentista que traz em seu bojo a aposta na educação profissional, através da análise no âmbito do governo federal das disputas políticas e da definição e implementação de programas para a área, com especial atenção para os Institutos Federais, suas virtudes e vicissitudes.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação profissional na agenda do Lulismo : visibilidade e limitações de interesses corporativospt_BR
dc.title.alternativeProfessional education on the Lulism agenda : visibility and limitations of corporate interestspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)pt_BR
dc.subject.keywordNovo desenvolvimentismopt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educação (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2019 Remi Castioni, Gustavo Henrique Moraes, Denise Bianca Maduro Silva Passades - (CC BY-NC-SA) - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11604. Acesso em: 10 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/tematicas.v27i53.11604pt_BR
dc.description.abstract1Vocational education in the PT governments has taken on singular importance, presented by President Lula from his own experience, since the only title he had at the time was that of SENAI’s mechanical turner. The expansion and internalization of vocational education, starting with the MEC, went through 13 years of PT governments in the Lula and Dilma governments and was even the subject of national debate during the presidential campaign with Pronatec. The emphasis on professional education has meant that in less than 10 years the PT governments have built more federal vocational schools than in 120 years of the Republic. It is a historical coincidence that the very creator of the first federal schools, at 1909, was also a president, Nilo Peçanha, with characteristics close to the origins of Lula. This text makes explicit the developmentalism mark that brings in its focus the professional education, through the analysis within the federal government of the political disputes and the definition and implementation of programs for the area, with special attention to the Federal Institutes, their virtues and vicissitudes.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
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