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dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorSilva, Denise Bianca Maduro-
dc.contributor.authorReis Júnior, Reinaldo de Lima-
dc.date.accessioned2020-11-10T16:11:52Z-
dc.date.available2020-11-10T16:11:52Z-
dc.date.issued2020-01-02-
dc.identifier.citationCastioni, Remi; Silva, Denise Bianca Maduro; Reis Júnior, Reinaldo de Lima. Educação profissional e tecnológica: cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo". Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 50, p. 234-253, 2 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/7438. Acesso em: 10 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39620-
dc.description.abstractEste artigo é o resultado do diálogo entre pesquisas que analisam modelos e estruturas da educação profissional e tecnológica (EPT) na contemporaneidade. Escolhemos no presente artigo as trajetórias de Brasil e Argentina, particularmente, na última década, quando governos retomaram estratégias de desenvolvimento tendo o Estado como ator principal e conectam-se à estratégia da Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL nos anos de 1950/1960, assumindo os desafios da retomada do desenvolvimentismo. A partir das trajetórias históricas das políticas e a análise das instituições de EPT no Brasil e na Argentina, buscam-se perceber os caminhos trilhados e os resultados alcançados afim de se estabelecer possíveis comparações entre a EPT de ambos países nas últimas décadas, guiando-se a partir dos estudos comparados em educação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ,pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"pt_BR
dc.title.alternativeProfessional and technological education : comparisons between brazil and argentina in search of the “new development”pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino técnicopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordEducação comparadapt_BR
dc.rights.license(CC BY-NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/vie w/7438. Acesso em: 10 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253pt_BR
dc.description.abstract1This article is the result of the dialogue between our researches, which analyze models and structures of professional and technological education in contemporary times. In the present article we have chosen the trajectories of Brazil and Argentina, particularly in the last decade, when governments assume development strategies with the State as the main actor, connecting with the Economic Commission for Latin America and the Caribbean – Eclac – strategy in the years 1950/60, facing the challenges of resumption the development. From the historical trajectories and the analysis of the institutions of professional and technological education in Brazil and Argentina, we seek to perceive the ways and results accomplished in order to establish possible comparisons between the professional and technological education of both countries in the last decade, guiding us with the comparative studies in education field.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
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