Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Silva, Denise Bianca Maduro | - |
dc.contributor.author | Reis Júnior, Reinaldo de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T16:11:52Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T16:11:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-02 | - |
dc.identifier.citation | Castioni, Remi; Silva, Denise Bianca Maduro; Reis Júnior, Reinaldo de Lima. Educação profissional e tecnológica: cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo". Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 50, p. 234-253, 2 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/7438. Acesso em: 10 nov. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39620 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é o resultado do diálogo entre pesquisas que analisam modelos e estruturas da educação profissional e tecnológica (EPT) na contemporaneidade. Escolhemos no presente artigo as trajetórias de Brasil e Argentina, particularmente, na última década, quando governos retomaram estratégias de desenvolvimento tendo o Estado como ator principal e conectam-se à estratégia da Comissão Econômica para a América Latina - CEPAL nos anos de 1950/1960, assumindo os desafios da retomada do desenvolvimentismo. A partir das trajetórias históricas das políticas e a análise das instituições de EPT no Brasil e na Argentina, buscam-se perceber os caminhos trilhados e os resultados alcançados afim de se estabelecer possíveis comparações entre a EPT de ambos países nas últimas décadas, guiando-se a partir dos estudos comparados em educação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação profissional e tecnológica : cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo" | pt_BR |
dc.title.alternative | Professional and technological education : comparisons between brazil and argentina in search of the “new development” | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação comparada | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY-NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/vie w/7438. Acesso em: 10 nov. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is the result of the dialogue between our researches, which analyze models and structures of professional and technological education in contemporary times. In the present article we have chosen the trajectories of Brazil and Argentina,
particularly in the last decade, when governments assume development strategies with the State as the main actor, connecting with the Economic Commission for Latin America and the Caribbean – Eclac – strategy in the years 1950/60, facing the
challenges of resumption the development. From the historical trajectories and the analysis of the institutions of professional
and technological education in Brazil and Argentina, we seek to perceive the ways and results accomplished in order to establish possible comparisons between the professional and technological education of both countries in the last decade, guiding
us with the comparative studies in education field. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|