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Título: Planos, Projetos e Programas de educação profissional : agora é a vez do PRONATEC
Outros títulos: Plans, projects of programs the professional education: now if the time of PRONATEC
Autor(es): Castioni, Remi
Assunto: Ensino profissional
Formação profissional
Trabalho
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
Data de publicação: 2013
Editora: Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Referência: CASTIONI, Remi. Planos, Projetos e Programas de educação profissional: agora é a vez do PRONATEC. Sociais e Humanas, v. 26, n. 1, p. 25-42, jan./abr. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5921. Acesso em: 16 nov. 2020.
Resumo: O objetivo do texto é o de problematizar a proliferação de ações voltadas para a educação profissional e com frágil coordenação no âmbito do governo federal. Apresenta-se um panorama nos últimos 15 anos quando o tema da educação profissional passou a dominar a agenda governamental, particularmente nos Ministérios da Educação e do Trabalho, mas também com participação de outros ministérios como o da Ciência e Tecnologia e da Secretaria Nacional da Juventude. Não menos expressiva também foi a participação das Centrais Sindicais nesse processo e de iniciativas no âmbito do Congresso Nacional. Conclui-se que a proliferação de ações sem uma melhor coordenação tende a gerar cada vez mais iniciativas e não atingir os verdadeiros beneficiários, os trabalhadores brasileiros.
Abstract: The purpose of the text is to discuss the proliferation of actions for the professional education and present fragile coordination education in the context of the federal government. It presents a panorama over the last 15 years when the subject of professional education has come to dominate the government agenda, particularly in the Ministries of Education and Labour, but also with participation of other ministries such as the Science and Technology and the National Secretary of Youth. No less expressive was also the participation of the Central Labor Union in this process and the initiatives within the parliament. It is concluded that the proliferation of actions without a better coordination tends to generate increasingly initiatives and does not reach the real beneficiaries, brazilian workers.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: Revista Sociais e Humanas - (CC BY-NC-SA) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
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