Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39668
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MoisesFabianoPereiradaSilvaJúnior.pdf4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estratégias computacionais no estudo do caos em sistemas hamiltonianos
Autor(es): Silva Júnior, Moises Fabiano Pereira da
E-mail do autor: moisesfabianojr@gmail.com
Orientador(es): Rocha Filho, Tarcísio Marciano da
Assunto: Expoente de Lyapunov
Interações de longo-alcance
Transição de fase
Data de publicação: 27-Nov-2020
Referência: SILVA JÚNIOR, Moises Fabiano Pereira da. Estratégias computacionais no estudo do caos em sistemas hamiltonianos. 2020. 96 f., il. Tese (Doutorado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No presente trabalho são apresentadas estimativas semi-analíticas e numéricas para o maior expoente de Lyapunov de um sistema de muitas partículas com interações de longo alcance, estendendo resultados anteriores do modelo da Hamiltoniana de campo médio com potencial cosseno. Os resultados evidenciam um expoente crítico associado ao decaimento com lei de potência para o maior expoente de Lyapunov para a transições de fase de segunda ordem, próximo do valor do modelo cosseno da Hamiltoniana de campo médio sugerindo a possível universalidade desse expoente. Também mostra que o expoente crítico para transições de fase de primeira ordem tem um valor diferente de estimativas teóricas e numéricas.
Abstract: In this work are presented semi-analytic and numerical estimates for the largest Lyapunov exponent in a many-particle system with long-range interactions, extending previous results for the Hamiltonian Mean Field model with a cosine potential. The results evidence a critical exponent associated to a power law decay of the largest Lyapunov exponent close to second-order phase transitions, close to the same value as for the cosine Hamiltonian Mean Field model, suggesting the possible universality of this exponent. It also show that the exponent for first-order phase transitions has a different value from both theoretical and numerical estimates
Unidade Acadêmica: Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.