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dc.contributor.authorKunz, Sidelmar Alves da Silva-
dc.contributor.authorTatagiba, Alessandro Borges-
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.date.accessioned2020-12-02T12:24:41Z-
dc.date.available2020-12-02T12:24:41Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationKUNZ, Sidelmar Alves da Silva; TATAGIBA, Alessandro Borges; CASTIONI, Remi. Afinal, como definir a qualidade na educação?. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n. 1, p. 179-201, jan/jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/0000-0002-0793-1946. Acesso em: 02 dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39689-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é o de identificar possíveis conceitos nos debates relacionados à qualidade educacional. No contexto atual, qualquer proposta de conceito sobre o tema qualidade educacional traduzirá um determinado conjunto de disputas ideológicas e de poder na nossa sociedade brasileira. Cientes dessa complexidade, trazemos esse tema à tona sob a ótica do direito à educação. Como procedimentos metodológicos, ancoramos as análises na pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados sugerem que, apesar da multiplicidade de possíveis conceitos sobre qualidade educacional, a sociedade brasileira pode e deve entendê-lo como um conceito sob o domínio dos direitos fundamentais, sobretudo como garantia de defesa de projetos de sociedade mais inclusiva e equitativa para mitigação das discrepâncias verificadas socioespacialmente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUFPEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAfinal, como definir a qualidade na educação?pt_BR
dc.title.alternativeAfter all, how to define quality in education?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordQualidade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.rights.licenseRevista Tópicos Educacionais - (CC BY NC SA) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/0000-0002-0793-1946. Acesso em: 02 dez. 2020.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this paper is to present the conception of educational quality understood as a concept in dispute in Brazilian society, from the viewpoint of the trajectory of the right to education and its relation to the conflicts on the bulge of the different political projects of society. It is an anchored search on bibliographical and documentary analysis. The study shows that the content assigned to the quality idea is the result of socio-spatial relations marked by the defenses of projects of society that see education as a strategy for the articulation of their actions. In addition, it signals the importance of forging quality indicators of education which will help to increase citizen participation and consequently assign greater quality policy for Brazilian democracy.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
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