Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Mary Sande | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T13:40:23Z | - |
dc.date.available | 2020-12-03T13:40:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-20 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Mary Sande. Politica de formação continuada dos técnico-administrativos: proposição de um sistema de monitoramento a partir dos Mestrados Profissionais da Universidade de Brasília. 2020. [109] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39692 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho resultou do interesse da pesquisadora em investigar a política de formação continuada
de servidores técnico-administrativos (TAEs) da Universidade de Brasília, através do Programa de
Pós Graduação em Educação – Modalidade Profissional, na área de pesquisa Desenvolvimento
Profissional e Educação nos campos de pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades. Neste
estudo objetivou-se identificar como é realizado o monitoramento da formação continuada dos
Técnico-Administrativos que cursaram mestrado profissional ofertado. O problema que norteou toda a
investigação foi: Como é realizado o monitoramento dos servidores que concluíram Mestrados
Profissionais ofertados pela UnB? Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, exploratória com
enfoque na abordagem qualitativa, por meio de levantamento de dados, realizada através de um
estudo de caso. O lócus de investigação foi a Universidade de Brasília, através da Diretoria de
Gestão de Pessoas - DGP e da Secretaria de Assuntos Acadêmicos - SAA. Para o levantamento dos
dados, utilizamos documentos internos e externos e elaboradas questões que foram respondidas
pelos atores escolhidos como fontes de informações. Estes documentos permitiram uma análise
qualitativa dos dados em que utilizou a técnica de análise de conteúdo organizada a partir das
seguintes categorias: quantitativos de ingressantes/matriculados nos programas de pós-graduação
stricto sensu; formação continuada de servidores TAE’s e monitoramento de capacitação. Está
pesquisa tem como fundamentação teórica os estudos de Friedmann (1946), Naville (1950), Souza,
C. L E. (2002), Marcelino (2004) e Ferrarezi (2006), Griboski (2014), Shapiro (2002), Bunivich (1999),
entre outros autores. Dentre os achados evidencia-se que nos programas que são ofertados o
Mestrado Profissional na Universidade de Brasília, os servidores Técnicos-Administrativos – TAE’s,
não são monitorados pelos setores responsáveis de Gestão de Pessoas ou mesmo acompanhados
durante ou depois de realizado curso strictu sensu. De acordo com relato da própria Diretoria de
Gestão de Pessoas da UnB, não existe nenhum tipo de monitoramento ou sistema de controle de
dados dos servidores capacitados. Sendo um mestrado profissional e realizado em um contexto
laboral, e ainda considerando o resultado dessa pesquisa, apresentar-se ao final deste estudo, uma
proposta de criação de um sistema de monitoramento para o pessoal Técnico-Administrativo
qualificado, através dos programas de mestrado e doutorado e como essa formação stricto sensu
reverbera no exercício de suas funções na UnB. A proposição do Sistema de Monitoramento sobre a
Capacitação ofertada aos Servidores da UnB - SiMOCS tem a intenção de torná-lo um sistema de
Gestão e não apenas de registro; viabilizando incrementar a comunicação e usabilidade entre os
sistemas SEI e SiMOCS. Para além da proposição do sistema “propõe-se” também, a criação de uma
comissão de monitoramento de desempenho e resultados dentro da Diretoria de Gestão de Pessoas
da UnB, para acompanhamento dos TAE’s durante o processo de capacitação e desenvolvimento
intelectual desses servidores | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Politica de formação continuada dos técnico-administrativos : proposição de um sistema de monitoramento a partir dos Mestrados Profissionais da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores técnico-administrativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mestrado profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work resulted from the researcher's interest in investigating the policy of continuing training for
technical-administrative servants (TAEs) at the University of Brasília, through the Postgraduate
Program in Education - Professional Modality, in the area of Professional Development and Education
in the fields of research: Training Processes and Professionals. This study aimed to identify how the
monitoring of the continuing education of the Technical-Administrative staff who attended the
professional master's degree is offered. The problem that guided the whole investigation was: How is
the monitoring of servers that have completed Professional Master's degrees offered by UnB carried
out? This is a descriptive, documentary, exploratory research focusing on the qualitative approach,
through data collection, carried out through a case study. The locus of investigation was the University
of Brasília, through the People Management Directorate - DGP and the Academic Affairs Secretariat - SAA. For data collection, we used internal and external documents and elaborated questions that
were answered by the chosen actors as sources of information. These documents allowed a
qualitative analysis of the data using the technique of content analysis organized from the following
categories: number of new students / enrolled in the stricto sensu graduate programs; continued
training of TAE’s servers and training monitoring. This research has as theoretical foundation the
studies of Friedmann (1946), Naville (1950), Souza, C. E. (2002), Marcelino (2004) and Ferrarezi
(2006), Griboski (2014), Shapiro (2002), Bunivich (1999), among other authors. Among the findings, it
is evident that in the programs offered by the Professional Master at the University of Brasilia, the
Technical-Administrative servers - TAE’s, are not monitored by the sectors responsible for People
Management or even monitored during or after a strictu sensu course. According to the report of the
People Management Board of UnB, there is no monitoring or data control system for trained servers.
Being a professional master's degree and carried out in a work context, and still considering the result
of this research, to present at the end of this study, a proposal to create a monitoring system for
qualified Technical-Administrative personnel, through the master's programs and doctorate and how
this stricto sensu training reverberates in the exercise of his functions at UnB. The proposition of the
Training Monitoring System offered to UnB - SiMOCS Servers is intended to make it a Management
system and not just a registration system; making it possible to increase communication and usability
between SEI and SiMOCS systems. In addition to the proposition of the system “proposes itself”, the
creation of a performance and results monitoring commission within the People Management Board of
UnB, to monitor the TAE’s during the training and intellectual development process of these
employees | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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