Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Túlio Felipe Villafañe | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T14:08:07Z | - |
dc.date.available | 2020-12-03T14:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Rodrigo Matos de. 4 Pétalas: histórias que caem no outono: um estudo etnoficcional sobre a escola pública. 2020. 244 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39694 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho parte de quatro biografias realizadas com dois professores e dois alunos que
frequentaram a mesma escola pública no ano de 2018. A partir das narrativas autobiográficas, o
pesquisador construiu quatro ficções, romances curtos que costuram lembranças, relatos com
situações possíveis. O resultado foi a construção de uma etnoficção de um dia típico na escola
– um cenário imaginário em que as situações relatadas individualmente nas autobiografias jogam
luz sobre o mesmo contexto (a mesma escola). As experiências muitas vezes se entrecruzam
por se referirem aos mesmos personagens (sujeitos) e situações, mas são apresentadas a partir
de óticas particulares. Ao final das quatro etnoficções, as situações são usadas como
motivadores para discussões teóricas e reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. O trabalho
analisa, a partir da experiência narrativa e autobiográfica, o trabalho docente e a vida na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | 4 Pétalas : histórias que caem no outono : um estudo etnoficcional sobre a escola pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnoficção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - alunos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is based on four biographies conducted with two teachers and two students who
attended the same public school in 2018. Based on autobiographical narratives, the researcher
constructed four fictions, short novels that sew memories, tales with possible situations. The result
was the construction of an ethnofiction of a typical day at school - an imaginary scenario in which
the situations individually reported in the autobiographies throw light on the same context (the
same school). The experiences often intersect by referring to the same characters (subjects) and
situations but are presented from particular perspectives. At the end of the four ethnofictions, the
situations are used as motivators for theoretical discussions and critical reflection on school life.
The work analyzes, from the narrative and autobiographical experience, the teaching work, and
life at school. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:tuliovillafane@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|