Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Melo, Kalinka Ribeiro Aragão de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T17:34:08Z | - |
dc.date.available | 2020-12-03T17:34:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-27 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Kalinka Ribeiro Aragão de. Planejamento coletivo, espaço de formação: limites e possibilidades. 2020. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39702 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou analisar o planejamento coletivo, como espaço
de formação, considerando os limites e as possibilidades para sua efetivação. Para tanto,
nossa análise foi orientada a partir de um aporte teórico sobre planejamento, formação e
planejamento coletivo, nas narrativas de professores, observando a compreensão dos mesmos
sobre planejamento, no contexto escolar e formação, suas impressões sobre os limites e as
possibilidades acerca de sua efetivação. Entendemos que este estudo se faz necessário em
um momento em que os ataques e os boicotes a uma educação libertadora, autônoma estão
legitimados e ganham força em espaços públicos e privados. A importância de analisar as
percepções e as concepções dos professores acerca do planejamento coletivo, como espaço
de formação docente, por meio da experiência de professores, de uma escola da Rede
Municipal de Goiânia, dá-se pelo fato de podermos compreender como os mesmos vão se
apropriando de elementos importantes dessa realidade, ao refletir acerca de sua prática. Para
tanto, problematizar essa realidade nos levou a questionar se o planejamento coletivo é
compreendido pelos professores como espaço de formação docente? Lançamos mão, neste
estudo, de uma pesquisa qualitativa, participante, de caráter exploratório, amparada em uma
abordagem epistemológica crítica. Valendo-nos, ainda, de uma pesquisa bibliográfica,
documental e das narrativas dos professores. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise
de documentos, entrevistas semiestruturadas, por meio de gravação direta, e análise de
conteúdo. Os sujeitos da pesquisa são seis professores, que vivenciaram o processo de
implementação do Ciclo de Formação e Desenvolvimento Humano, na Rede Municipal de
Educação de Goiânia, e assim do planejamento coletivo semanal, no ano de 1998, e que
acompanharam todo processo de reestruturação, até o ano de 2006 e atualmente continuam
trabalhando na escola. Ao analisarmos as percepções dos professores acerca do planejamento
coletivo, concluímos que os mesmos o entendem como um espaço de formação e apontam,
através da experiência da escola pesquisada, a possibilidade de um planejamento coletivo,
dentro do espaço da escola, de natureza formativa, pensado e sistematizado para tal ensejo. A
pesquisa apresenta como produto, o Blog Reflexão, que se destaca como mais um espaço de
referência e comunicação ao professorado, alimentado pelo mesmo, onde serão postados
vídeos, textos, discussões e encontros formativos virtuais. Destacamos, como referência
teórica, os seguintes autores: Arroyo (1999), Gandin (2014), Mundim (2002), Padilha (2006),
Pereira (2006), Saviani (2013), Tardif (2014), Vasconcelos (2002), entre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Planejamento coletivo, espaço de formação : limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rede Municipal de Educação de Goiânia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to analyze the collective planning, as a training space, considering
the limits and the possibilities for its effectiveness. To this end, our analysis was guided by a
theoretical contribution on planning, training and collective planning, in the narratives of
teachers, observing their understanding of planning, in the school and training context, their
impressions about the limits and possibilities about its effectiveness. We understand that this
study is necessary at a time when the attacks and boycotts of a liberating, autonomous
education are legitimate and gaining strength in public and private spaces. The importance of
analyzing the perceptions and conceptions of teachers about collective planning, as a space for
teacher training, through the experience of teachers, of a school in the Municipal Network of
Goiânia, is due to the fact that we can understand how they are going appropriating important
elements of this reality, when reflecting on their practice. To this end, problematizing this reality
led us to question whether collective planning is understood by teachers as a space for teacher
training? In this study, we used a qualitative, participatory, exploratory research, supported by a
critical epistemological approach. Also using a bibliographic, documentary and teachers'
narratives research. The research techniques used were: document analysis, semi-structured
interviews, through direct recording, and content analysis. The research subjects are six
teachers, who experienced the implementation process of the Training and Human
Development Cycle, in the Municipal Education Network of Goiânia, as well as the weekly
collective planning, in the year 1998, and who followed the entire restructuring process, until
2006 and currently continue to work at the school. When analyzing the teachers' perceptions
about collective planning, we concluded that they understand it as a training space and point
out, through the experience of the researched school, the possibility of collective planning,
within the school space, of a formative nature, thought out and systematized for such an
opportunity. The research presents the Reflection Blog as a product, which stands out as
another reference and communication space for teachers, powered by it, where videos, texts,
discussions and virtual training meetings will be posted. We highlight, as a theoretical reference,
the following authors: Arroyo (1999), Gandin (2014), Mundim (2002), Padilha (2006), Pereira
(2006), Saviani (2013), Tardif (2014), Vasconcelos (2002), among others. | pt_BR |
dc.contributor.email | kalinkaaragao@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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