Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39741
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RicardoCésarGomesdaSilva.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Processo colaborativo em diálogo com o Teatro Político e suas estéticas na construção do espetáculo “Alvo”
Autor(es): Silva, Ricardo César Gomes da
Orientador(es): Villas Bôas, Rafael Litvin
Assunto: Criação artística
Teatro político
Teatro colaborativo
Espetáculo - arte
Ditadura militar - Brasil
Data de publicação: 17-Dez-2020
Referência: SILVA, Ricardo César Gomes da. Processo Colaborativo em diálogo com o Teatro Político e suas Estéticas na construção do espetáculo “Alvo”. 2020. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho investiga o processo de criação colaborativa posto em prática pela Cia Semente e as estéticas do Teatro Político no processo de montagem do espetáculo “Alvo”. Para tanto adotou-se a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa. Como célula motivacional foram levantadas as seguintes questões: o que pode ser traçado de paralelo entre o período da ditadura militar e o golpe de 2016? Existem relações de causalidade entre a ditadura iniciada nos anos 1960 e a guinada autoritária que estamos vivendo agora? Será que alguma coisa mudou? A construção do espetáculo “Alvo” permitiu explorar estas questões, não fornecendo respostas exatamente, mas inaugurando um campo de reflexão dentro do Espaço Semente, localizado na periferia urbana do Distrito Federal. Para isso, recorremos às tradições do teatro político como: agitprop, teatro épico e Teatro do Oprimido, dialogando principalmente com obras de Anatol Rosenfeld, Iná Camargo e Santiago Garcia. Conclui-se que o processo colaborativo apresenta desafios de diversas naturezas (interpessoal, profissional, diferenças de experiência, etc.) e, no âmbito deste trabalho, o entendimento da hierarquia estabelecida dentro deste processo de criação e suas implicações por parte dos intérpretes representou o maior obstáculo.
Abstract: The present work investigates the collaborative creation process put into practice by Cia Semente and the aesthetics of Teatro Político in the process of assembling the “Alvo” show. To that end, action research was adopted as a research methodology. As a motivational cell, the following questions were raised: what can be drawn between the military dictatorship and the 2016 coup? Are there causal relations between the dictatorship that started in the 1960s and the authoritarian turn that we are experiencing now? Has anything changed? The construction of the “Target” show allowed us to explore these questions, not exactly providing answers, but opening a field of reflection within Espaço Semente, located in the urban periphery of the Federal District. For this, we resort to political theater traditions such as: agitprop, epic theater and Teatro do Oprimido, dialoguing mainly with works by Anatol Rosenfeld, Iná Camargo and Santiago Garcia. It is concluded that the collaborative process presents challenges of different natures (interpersonal, professional, differences of experience, etc.) and, within the scope of this work, the understanding of the hierarchy established within this creation process and its implications by the interpreters represented the biggest obstacle.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.