Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes Júnior, Newton Narciso | - |
dc.contributor.author | Cabral, Márcia Cristina de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-21T12:55:49Z | - |
dc.date.available | 2020-12-21T12:55:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-21 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Márcia Cristina de Souza. Educação e trabalho: reflexões sobre permanência e gênero na Educação de Jovens e Adultos no Câmpus de Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás. 2020. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39760 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação buscou por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo
qualiquantitativa, identificar e analisar como as categorias trabalho e gênero
influenciam na permanência e êxito das estudantes do Curso Técnico Integrado em
Enfermagem na modalidade Educação de Jovens de Adultos (EJA) do Câmpus
Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). Foi realizada uma abordagem
histórica da EJA, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e das suas
respectivas legislações, a fim de compreender a evolução desta modalidade de
ensino ao longo do tempo. O estudo demonstra como a categoria trabalho é utilizada
com elemento fundante na alienação humana por meio das suas diversas formas.
Aborda como a divisão sexual do trabalho inferioriza as mulheres. E como o
processo de precarização estrutural de trabalho explora a classe trabalhadora. No
âmbito das relações de gênero, analisou-se os padrões histórico-culturais oriundas
da sociedade patriarcal e suas interferências nas funções sociais impostas às
mulheres. E, por fim, como todos esses fatores influenciam na descontinuidade
acadêmica das estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação e trabalho : reflexões sobre permanência e gênero na Educação de Jovens e Adultos no Câmpus de Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation sought, by means of bibliographic review and qualitative quantitative
field research, to identify and analyze how the categories work and gender influence
the permanence and success of the students of the Integrated Technical Course in
Nursing in the Youth Adult Education (EJA) modality of the Águas Lindas Campus of
the Federal Institute of Goias (IFG). A historical approach to EJA, Professional and
Technological Education (EFA) and their respective legislation was carried out in
order to understand the evolution of this teaching modality over time. The study
demonstrates how the category of work is used as a fundamental element in human
alienation through its various forms. It addresses how the sexual division of labor
makes women inferior. And how the process of structural precarious work exploits
the working class. In the context of gender relations, the historical-cultural patterns
arising from patriarchal society and their interference in the social functions imposed
on women were analyzed. And, finally, how all these factors influence students'
academic discontinuity. | pt_BR |
dc.contributor.email | cscmarcia@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|